Neste guia, explicarei o que são links internos, como configurar uma estrutura de links internos e como os usar estrategicamente em SEO.
Links internos são hiperlinks. Eles levam os visitantes de uma página para outra dentro do seu website. Seu principal objetivo é ajudar os visitantes a navegarem facilmente em seu site, mas também podem ajudar a impulsionar seus resultados de SEO.
Esta é uma visão simplificada da aparência de um link interno:
E esta é a aparência de um link interno representado através de código HTML:
<a href="https://example.com/">Internal Linking</a>
Os links internos têm um propósito prático de levar os visitantes do seu site de A a B, mas têm um papel importante na sua estratégia de links internos.
Quando questionado em um vídeo da série “Google SEO office-hours” se os links internos ainda eram importantes para o SEO, John Mueller disse:
Sim, com certeza… Links internos são extremamente críticos para SEO. É uma das coisas mais importantes que você pode fazer em um website para orientar o Google e os visitantes para as páginas que você considera cruciais… O que você acha importante depende totalmente de você.
Portanto, se os links internos forem usados estrategicamente para efeitos de SEO, eles podem ajudar a aumentar o desempenho das páginas para as quais você está vinculando.
Os links internos fazem isso direcionando o fluxo do PageRank em seu site. Embora a barra de ferramentas do PageRank tenha desaparecido em 2016, o PageRank ainda é um “sinal” que o Google usa.
Você pode usar a classificação de um URL como uma métrica substituta, pois ela tem muito em comum com o Google PageRank.
De um modo geral, quanto mais links internos uma página tiver, maior será o seu PageRank. No entanto, nem tudo se trata de quantidade – a qualidade do link também desempenha um papel vital no processo.
Além de transmitir autoridade, os links internos permitem que os visitantes vão diretos para o conteúdo que você deseja mostrar, permitindo a você controlar a experiência do usuário de forma detalhada.
Por exemplo, se você gere uma loja de e‑commerce, pode criar um link para seus produtos mais vendidos ou sazonais diretamente a partir de sua página inicial. Isso é útil para todos os visitantes que desejam ir diretos aos produtos e comprá-los. Isso cria uma boa experiência para usuário, que é proporcionada por uma forte estrutura de links internos.
Você deve olhar para isso de uma forma estratégica e pensar no que é mais importante para você e pode destacar esse fator através de seus links internos.
O Google e outros mecanismos de pesquisa também usam links internos como sinalização para ajudar a descobrir novas páginas em seu site.
Por exemplo, digamos que você publica uma nova página da web e se esquece de criar um link para ela em outro lugar do seu site. Supondo que a página não esteja no mapa XML do site e não tenha backlinks, o Google achará essa página difícil de descobrir.
Aqui está o que o Google tem a dizer sobre isso:
Algumas páginas são conhecidas porque o Google já as rastreou antes. Outras páginas são descobertas quando o Google segue um link de uma página conhecida para uma nova página.
Links internos também podem fornecer contexto para mecanismos de pesquisa como o Google. Eles fazem isso por meio de texto âncora.
Em outras palavras, se você tem uma página falando sobre vestidos vermelhos e vários links internos apontando para essa página usando tipos de textos âncora descritivos como “vestidos”, “vestidos vermelhos” e “vestidos maxi vermelhos”, isso ajuda o Google a entender o contexto de a página que está vinculada.
Aqui estão os principais tipos de links que você verá na web.
Links de navegação
A maioria dos visitantes se orienta usando a navegação do site. Estes são alguns dos links internos mais importantes do seu website.
Aqui fica como eles se parecem no website da Ahrefs.
Links contextuais
Links contextuais aparecem no corpo principal do conteúdo de uma página da web. Eles normalmente são usados para expandir ideias, referir-se a recursos, definir termos ou direcionar os leitores para outro conteúdo que também seja relevante.
Aqui está um exemplo de um link contextual que direciona o leitor para nossa ferramenta de pesquisa de palavras-chave:
Links de localização atual
Links internos também podem ser usados para indicar relacionamentos entre páginas. Um dos melhores exemplos disso são esses links, pois mostrar a localização atual (isto é, onde o usuário se encontra de momento na página) permite que eles rastreiem sua jornada de volta à página inicial.
Eles normalmente são colocados no topo de páginas internas, como páginas de produtos ou artigos de blog.
O Google também indicou que os trata como “links normais” (isto é, como parte do cálculo do PageRank).
Links de rodapé
Eles aparecem na parte inferior de uma página. Aqui está um exemplo de links de rodapé presentes no blog do Ahrefs.
Os links de rodapé normalmente incluem links para sua página de contato, política de privacidade e outras páginas importantes do seu website.
Embora os links de rodapé sejam úteis para obter detalhes adicionais, eles não são o principal método de navegação na maioria dos sites.
Configurar uma estrutura sólida de links internos ajuda seu website a subir na classificação nos resultados de pesquisa, direcionando a autoridade para os lugares certos do seu conteúdo chave.
Abaixo, veja como fazer isso.
1. Planeje sua estrutura de links internos
Se você está criando um novo website ou até mesmo reestruturando um antigo, o primeiro passo é planejar sua estrutura de links internos.
A estrutura piramidal é uma das estruturas mais populares no que diz respeito a links internos, pois cria naturalmente uma estrutura de links internos de cima para baixo.
Aqui está um exemplo de sua aparência. As setas mostram os links internos indo de uma página para outra.
Criar uma estrutura básica de links internos é o primeiro passo para ter uma estratégia bem-sucedida. Essa abordagem também foi recomendada por John Mueller:
Uma abordagem descendente ou estrutura piramidal nos ajuda muito mais a entender o contexto de páginas individuais que estejam em seu website.
Além dessa abordagem de links, você também pode adicionar trilhas de localização atual para facilitar a navegação em seu website.
Esses links, tal como acima, permitem que os usuários entendam onde estão no site e rastreiem sua jornada de volta à página inicial.
2. Link para páginas internas de seu interesse
Depois de planejar os fundamentos de sua estrutura de links internos, é hora de começar a vincular as páginas internas do seu site que você deseja destacar.
Para empresas de e‑commerce, pode significar seus principais produtos ou serviços. Para publicações, pode ser o conteúdo mais importante sobre um determinado tópico.
No Ahrefs, geralmente criamos links internos para nossas ferramentas de SEO presentes em nossas páginas principais (e com conteúdo chave).
Aqui está um exemplo disso na página inicial do Ahrefs, mostrando que nossas principais ferramentas de SEO estão claramente vinculadas ao bom uso de links internos.
Essa abordagem ajuda a orientar os visitantes para algumas das partes mais importantes da arquitetura do website.
Você pode criar links para o que quiser, contudo é melhor criar para as coisas que mais lhe interessam em seu site.
3. Link para conteúdo relevante
Links internos para conteúdo contextual e relevante em seu site ajudam a fornecer informações adicionais aos leitores sobre o tópico que você está escrevendo nesse momento.
Por exemplo, ao escrever sobre “SEO”, o leitor pode encontrar alguns jargões técnicos que talvez não entenda; ainda assim, o link interno ajuda ele a obter algum contexto.
Aqui está um exemplo rápido:
Essa abordagem permite ao leitor clicar no link para saber mais sobre o assunto.
Em nosso blog, também criamos links para conteúdo relevante através de uma caixa de “Leituras Adicionais” semelhante a esta:
Este é outro método que você pode usar para ajudar a direcionar os leitores para conteúdo relevante.
Outra consideração com links internos é o contexto que você dá ao link. Gael Breton acredita que:
No conteúdo, desde que contextualmente faça sentido criar um link para outra página do seu site, você deve fazê-lo sempre que possível.
Aqui está um exemplo de como isso pode ser em um site de e‑commerce.
Além de ser contextualmente relevante, vale a pena considerar o quão poderosas são as páginas das quais você está vinculando.
Digamos que você acabou de escrever uma nova postagem e deseja adicionar alguns links internos “de qualidade”. Qual é a melhor maneira de fazer isso?
Veja como abordei isso gratuitamente usando as Ferramentas para webmasters do Ahrefs:
- Vá para a ferramenta Site Audit mais recente e clique em Explorador de Página
- Insira sua palavra-chave na barra de pesquisa (por exemplo, “publicidade online”)
- Altere o filtro para Texto da página (a página deve ser atualizada assim que você clicar nela)
Neste exemplo, existem 21 resultados. Você pode então classificar as páginas por tráfego orgânico. Isso permite que você veja primeiro as páginas com mais tráfego – provavelmente páginas poderosas.
Depois de obter essa lista, é apenas uma questão de trabalhá-la e adicionar links internos para sua nova página a essas páginas poderosas.
Para ficar por cima de sua mestria em SEO, você precisa de auditar seus links internos periodicamente.
Terá de verificar manualmente seus links internos, um por um. Isso consome tempo e, para websites maiores, é quase impossível.
A melhor solução é usar uma ferramenta como Site Audit, que permite agendar os rastreamentos do seu site diariamente, semanalmente ou mensalmente.
Com esta ferramenta, você pode:
- Corrija links internos quebrados para páginas 4XX.
- Identifique oportunidades para criar novos links internos.
- Corrija “páginas órfãs”.
Vamos dar uma olhada em como fazer essas coisas.
1. Corrija links internos quebrados para recuperar sua autoridade
Depois de executar um rastreamento do Site Audit, vá para o relatório de páginas internas e clique em “Problemas”.
No exemplo acima, podemos ver que de facto existem alguns problemas. Vamos clicar na “página 4XX” para examinar um problema em maior detalhe…
Podemos ver que esse problema foi causado por um artigo do blog que removemos, mas que ainda contém 37 links internos apontando para ela.
Se a página foi removida permanentemente, você precisa remover os links internos que apontam para esta página do tipo 404.
Se a página 404 tiver links externos importantes apontando para ela, você pode considerar o redirecionamento 301 da página. Para verificar isso, você pode usar o relatório de Backlinks quebrados do Site Explorer do Ahrefs.
Se inserirmos o URL exato e depois entrarmos em relatório de backlinks quebrados, podemos ver que esta página tem alguns links externos apontando para ela.
Como resultado dessa verificação, podemos considerar o redirecionamento 301 desta página para uma equivalente que está “próxima” de si.
2. Corrija páginas órfãs
Páginas órfãs são páginas sem links internos.
Se você tiver páginas importantes em seu site classificadas como páginas órfãs no relatório do Site Audit, você terá um problema.
A boa notícia é que isso pode ser resolvido simplesmente adicionando um novo link interno à(s) página(s) órfã(s) em questão.
Depois de executar sua auditoria, você pode ver se possui alguma página órfã:
- Clicando no relatório Links.
- Em seguida, selecione a guia “Problemas”.
Site Audit > Links > Issues tab > Orphan page (has no incoming internal links)
No exemplo abaixo, podemos ver que este website tem uma página órfã.
Nenhuma página importante deve ficar órfã por dois motivos essenciais:
- O Google não será capaz de encontrá-los (a menos que você submeta o mapa do site por meio do Google Search Console ou se eles tiverem backlinks de páginas rastreadas em outros sites).
- Nenhum PageRank será transferido por meio de links internos – pois não há nenhum, na verdade.
Dê uma olhada na lista e certifique-se de que nenhuma página importante apareça aqui.
Se você tiver muitas páginas presentes em seu site, tente classificar a lista por tráfego orgânico, de maior para menor.
Páginas órfãs que ainda recebem tráfego orgânico provavelmente receberiam ainda mais tráfego se tivessem links internos.
3. Identifique oportunidades para criar novos links internos
Encontrar novas oportunidades de links internos também é outro processo demorado se for feito manualmente, porém você pode identificá-las em massa usando o Site Audit.
Para fazer isso, clique no relatório de oportunidades de link internos no Site Audit.
Você verá várias sugestões sobre como melhorar seus links internos usando novos links.
A melhor parte deste relatório, na minha opinião, é que ele sugere exatamente onde colocar o link interno.
No exemplo acima, o Site Audit está sugerindo nesta passagem de texto que devemos adicionar um link para nossa página por via da navegação facetada.
Assim, eu aconselho você revisar as recomendações e adicionar links para as páginas mais importantes que você deseja destacar.
Considerações finais
A vinculação interna não é tecnicamente difícil, mas isso exige tempo e paciência para executar seu plano. Além disso, fazer alterações em seu website pode causar mais problemas; problemas esses que, se não forem diagnosticados, podem afetar o desempenho do seu website em mecanismos de busca, tal como o Google.
Na minha opinião, a única maneira sustentável de acompanhar e rastrear seus links internos é usando uma ferramenta como o Site Audit do Ahrefs.
Tem perguntas por fazer? Fale comigo no Twitter.