General SEO

Links Internos para SEO: Guia Prático

Chris Haines
Chris é um diretor sénior de SEO com 10 anos de experiência na área, no mundo das agências. Quando ele não está envolvido com SEO, Chris gosta de experimentar e brincar com sintetizadores antigos, passear na praia e tomar um bom chá.
Os links inter­nos para SEO são para os back­links o que Robin é para o Bat­man — eles são cru­ci­ais para o suces­so de uma estraté­gia de SEO, porém recebem pouco ou nen­hum crédito.

Neste guia, expli­carei o que são links inter­nos, como con­fig­u­rar uma estru­tu­ra de links inter­nos e como os usar estrate­gi­ca­mente em SEO.

Links inter­nos são hiper­links. Eles lev­am os vis­i­tantes de uma pági­na para out­ra den­tro do seu web­site. Seu prin­ci­pal obje­ti­vo é aju­dar os vis­i­tantes a nave­g­arem facil­mente em seu site, mas tam­bém podem aju­dar a impul­sion­ar seus resul­ta­dos de SEO.

Esta é uma visão sim­pli­fi­ca­da da aparên­cia de um link interno:

Illustration showing how internal linking works

E esta é a aparên­cia de um link inter­no rep­re­sen­ta­do através de códi­go HTML:

<a href="https://example.com/">Internal Linking</a>

Os links inter­nos têm um propósi­to práti­co de levar os vis­i­tantes do seu site de A a B, mas têm um papel impor­tante na sua estraté­gia de links internos.

Quan­do ques­tion­a­do em um vídeo da série “Google SEO office-hours” se os links inter­nos ain­da eram impor­tantes para o SEO, John Mueller disse:

Sim, com certeza… Links inter­nos são extrema­mente críti­cos para SEO. É uma das coisas mais impor­tantes que você pode faz­er em um web­site para ori­en­tar o Google e os vis­i­tantes para as pági­nas que você con­sid­era cru­ci­ais… O que você acha impor­tante depende total­mente de você.

John Mueller
John Mueller, Senior Search Ana­lyst Google

Por­tan­to, se os links inter­nos forem usa­dos estrate­gi­ca­mente para efeitos de SEO, eles podem aju­dar a aumen­tar o desem­pen­ho das pági­nas para as quais você está vinculando.

Os links inter­nos fazem isso dire­cio­nan­do o fluxo do PageR­ank em seu site. Emb­o­ra a bar­ra de fer­ra­men­tas do PageR­ank ten­ha desa­pare­ci­do em 2016, o PageR­ank ain­da é um “sinal” que o Google usa.

Dica

Você pode usar a clas­si­fi­cação de um URL como uma métri­ca sub­sti­tu­ta, pois ela tem muito em comum com o Google PageRank.

Example of UR Rating, via Ahrefs' Site Explorer

De um modo ger­al, quan­to mais links inter­nos uma pági­na tiv­er, maior será o seu PageR­ank. No entan­to, nem tudo se tra­ta de quan­ti­dade – a qual­i­dade do link tam­bém desem­pen­ha um papel vital no processo.

Além de trans­mi­tir autori­dade, os links inter­nos per­mitem que os vis­i­tantes vão dire­tos para o con­teú­do que você dese­ja mostrar, per­mitin­do a você con­tro­lar a exper­iên­cia do usuário de for­ma detalhada.

Por exem­p­lo, se você gere uma loja de e‑commerce, pode cri­ar um link para seus pro­du­tos mais ven­di­dos ou sazon­ais dire­ta­mente a par­tir de sua pági­na ini­cial. Isso é útil para todos os vis­i­tantes que dese­jam ir dire­tos aos pro­du­tos e com­prá-los. Isso cria uma boa exper­iên­cia para usuário, que é pro­por­ciona­da por uma forte estru­tu­ra de links internos.

Você deve olhar para isso de uma for­ma estratég­i­ca e pen­sar no que é mais impor­tante para você e pode destacar esse fator através de seus links internos.

John Mueller
John Mueller, Senior Search Ana­lyst Google

O Google e out­ros mecan­is­mos de pesquisa tam­bém usam links inter­nos como sinal­iza­ção para aju­dar a desco­brir novas pági­nas em seu site.

Por exem­p­lo, dig­amos que você pub­li­ca uma nova pági­na da web e se esquece de cri­ar um link para ela em out­ro lugar do seu site. Supon­do que a pági­na não este­ja no mapa XML do site e não ten­ha back­links, o Google achará essa pági­na difí­cil de descobrir.

Aqui está o que o Google tem a diz­er sobre isso:

Algu­mas pági­nas são con­heci­das porque o Google já as ras­tre­ou antes. Out­ras pági­nas são descober­tas quan­do o Google segue um link de uma pági­na con­heci­da para uma nova página.

Links inter­nos tam­bém podem fornecer con­tex­to para mecan­is­mos de pesquisa como o Google. Eles fazem isso por meio de tex­to ânco­ra.

John Mueller says anchor text gives additional context

Em out­ras palavras, se você tem uma pági­na falan­do sobre vesti­dos ver­mel­hos e vários links inter­nos apon­tan­do para essa pági­na usan­do tipos de tex­tos ânco­ra des­critivos como “vesti­dos”, “vesti­dos ver­mel­hos” e “vesti­dos maxi ver­mel­hos”, isso aju­da o Google a enten­der o con­tex­to de a pági­na que está vinculada.

Aqui estão os prin­ci­pais tipos de links que você verá na web.

Links de navegação

A maio­r­ia dos vis­i­tantes se ori­en­ta usan­do a nave­g­ação do site. Estes são alguns dos links inter­nos mais impor­tantes do seu website.

Aqui fica como eles se pare­cem no web­site da Ahrefs.

Navigation menu on ahrefs.com

Links contextuais

Links con­tex­tu­ais apare­cem no cor­po prin­ci­pal do con­teú­do de uma pági­na da web. Eles nor­mal­mente são usa­dos para expandir ideias, referir-se a recur­sos, definir ter­mos ou dire­cionar os leitores para out­ro con­teú­do que tam­bém seja relevante.

Aqui está um exem­p­lo de um link con­tex­tu­al que dire­ciona o leitor para nos­sa fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave:

Contextual link example on Ahrefs' blog

Links de localização atual

Links inter­nos tam­bém podem ser usa­dos para indicar rela­ciona­men­tos entre pági­nas. Um dos mel­hores exem­p­los dis­so são ess­es links, pois mostrar a local­iza­ção atu­al (isto é, onde o usuário se encon­tra de momen­to na pági­na) per­mite que eles ras­treiem sua jor­na­da de vol­ta à pági­na inicial.

Breadcrumbs example

Eles nor­mal­mente são colo­ca­dos no topo de pági­nas inter­nas, como pági­nas de pro­du­tos ou arti­gos de blog.

O Google tam­bém indi­cou que os tra­ta como “links nor­mais” (isto é, como parte do cál­cu­lo do PageRank).

Links de rodapé

Eles apare­cem na parte infe­ri­or de uma pági­na. Aqui está um exem­p­lo de links de rodapé pre­sentes no blog do Ahrefs.

Os links de rodapé nor­mal­mente incluem links para sua pági­na de con­ta­to, políti­ca de pri­vaci­dade e out­ras pági­nas impor­tantes do seu website.

Footer links on Ahrefs' blog

Emb­o­ra os links de rodapé sejam úteis para obter detal­h­es adi­cionais, eles não são o prin­ci­pal méto­do de nave­g­ação na maio­r­ia dos sites.

Con­fig­u­rar uma estru­tu­ra sól­i­da de links inter­nos aju­da seu web­site a subir na clas­si­fi­cação nos resul­ta­dos de pesquisa, dire­cio­nan­do a autori­dade para os lugares cer­tos do seu con­teú­do chave.

Abaixo, veja como faz­er isso.

1. Planeje sua estrutura de links internos

Se você está crian­do um novo web­site ou até mes­mo reestru­tu­ran­do um anti­go, o primeiro pas­so é plane­jar sua estru­tu­ra de links internos.

A estru­tu­ra pirami­dal é uma das estru­turas mais pop­u­lares no que diz respeito a links inter­nos, pois cria nat­u­ral­mente uma estru­tu­ra de links inter­nos de cima para baixo.

Aqui está um exem­p­lo de sua aparên­cia. As setas mostram os links inter­nos indo de uma pági­na para outra.

Flowchart showing how a pyramid structure creates a logical site hierarchy

Cri­ar uma estru­tu­ra bási­ca de links inter­nos é o primeiro pas­so para ter uma estraté­gia bem-suce­di­da. Essa abor­dagem tam­bém foi recomen­da­da por John Mueller:

Uma abor­dagem descen­dente ou estru­tu­ra pirami­dal nos aju­da muito mais a enten­der o con­tex­to de pági­nas indi­vid­u­ais que este­jam em seu website.

John Mueller
John Mueller, Senior Search Ana­lyst Google

Além dessa abor­dagem de links, você tam­bém pode adi­cionar tril­has de local­iza­ção atu­al para facil­i­tar a nave­g­ação em seu website.

Breadcrumbs example

Ess­es links, tal como aci­ma, per­mitem que os usuários enten­dam onde estão no site e ras­treiem sua jor­na­da de vol­ta à pági­na inicial.

2. Link para páginas internas de seu interesse

Depois de plane­jar os fun­da­men­tos de sua estru­tu­ra de links inter­nos, é hora de começar a vin­cu­lar as pági­nas inter­nas do seu site que você dese­ja destacar.

Para empre­sas de e‑commerce, pode sig­nificar seus prin­ci­pais pro­du­tos ou serviços. Para pub­li­cações, pode ser o con­teú­do mais impor­tante sobre um deter­mi­na­do tópico.

No Ahrefs, geral­mente cri­amos links inter­nos para nos­sas fer­ra­men­tas de SEO pre­sentes em nos­sas pági­nas prin­ci­pais (e com con­teú­do chave).

Aqui está um exem­p­lo dis­so na pági­na ini­cial do Ahrefs, mostran­do que nos­sas prin­ci­pais fer­ra­men­tas de SEO estão clara­mente vin­cu­ladas ao bom uso de links internos.

Example of linking to SEO tools, via ahrefs.com

Essa abor­dagem aju­da a ori­en­tar os vis­i­tantes para algu­mas das partes mais impor­tantes da arquite­tu­ra do website.

Você pode cri­ar links para o que quis­er, con­tu­do é mel­hor cri­ar para as coisas que mais lhe inter­es­sam em seu site.

3. Link para conteúdo relevante

Links inter­nos para con­teú­do con­tex­tu­al e rel­e­vante em seu site aju­dam a fornecer infor­mações adi­cionais aos leitores sobre o tópi­co que você está escreven­do nesse momento.

Por exem­p­lo, ao escr­ev­er sobre “SEO”, o leitor pode encon­trar alguns jargões téc­ni­cos que talvez não enten­da; ain­da assim, o link inter­no aju­da ele a obter algum contexto.

Aqui está um exem­p­lo rápido:

Internal link to relevant content, via Ahrefs Blog

Essa abor­dagem per­mite ao leitor clicar no link para saber mais sobre o assunto.

Em nos­so blog, tam­bém cri­amos links para con­teú­do rel­e­vante através de uma caixa de “Leituras Adi­cionais” semel­hante a esta:

"Further Reading" box, via Ahrefs Blog

Este é out­ro méto­do que você pode usar para aju­dar a dire­cionar os leitores para con­teú­do relevante. 

Out­ra con­sid­er­ação com links inter­nos é o con­tex­to que você dá ao link. Gael Bre­ton acred­i­ta que:

No con­teú­do, des­de que con­tex­tual­mente faça sen­ti­do cri­ar um link para out­ra pági­na do seu site, você deve fazê-lo sem­pre que possível.

Gael Breton
Gael Bre­ton, Co-Founder Author­i­ty Hacker

Aqui está um exem­p­lo de como isso pode ser em um site de e‑commerce.

Flowchart on internally linking between relevant pages in different sections of a site

Além de ser con­tex­tual­mente rel­e­vante, vale a pena con­sid­er­ar o quão poderosas são as pági­nas das quais você está vinculando.

Dig­amos que você acabou de escr­ev­er uma nova postagem e dese­ja adi­cionar alguns links inter­nos “de qual­i­dade”. Qual é a mel­hor maneira de faz­er isso?

Veja como abor­dei isso gra­tuita­mente usan­do as Fer­ra­men­tas para web­mas­ters do Ahrefs:

  • Vá para a fer­ra­men­ta Site Audit mais recente e clique em Explo­rador de Página
  • Insira sua palavra-chave na bar­ra de pesquisa (por exem­p­lo, “pub­li­ci­dade online”)
  • Altere o fil­tro para Tex­to da pági­na (a pági­na deve ser atu­al­iza­da assim que você clicar nela)

Neste exem­p­lo, exis­tem 21 resul­ta­dos. Você pode então clas­si­ficar as pági­nas por tráfego orgâni­co. Isso per­mite que você veja primeiro as pági­nas com mais tráfego – provavel­mente pági­nas poderosas.

Results ordered by organic traffic, via Ahrefs' Site Audit

Depois de obter essa lista, é ape­nas uma questão de tra­bal­há-la e adi­cionar links inter­nos para sua nova pági­na a essas pági­nas poderosas.

Para ficar por cima de sua mes­tria em SEO, você pre­cisa de audi­tar seus links inter­nos periodicamente.

Terá de ver­i­ficar man­ual­mente seus links inter­nos, um por um. Isso con­some tem­po e, para web­sites maiores, é quase impossível.

A mel­hor solução é usar uma fer­ra­men­ta como Site Audit, que per­mite agen­dar os ras­trea­men­tos do seu site diari­a­mente, sem­anal­mente ou mensalmente.

Com esta fer­ra­men­ta, você pode:

  • Cor­ri­ja links inter­nos que­bra­dos para pági­nas 4XX.
  • Iden­ti­fique opor­tu­nidades para cri­ar novos links internos.
  • Cor­ri­ja “pági­nas órfãs”.

Vamos dar uma olha­da em como faz­er essas coisas.

1. Corrija links internos quebrados para recuperar sua autoridade

Depois de exe­cu­tar um ras­trea­men­to do Site Audit, vá para o relatório de pági­nas inter­nas e clique em “Prob­le­mas”.

4XX issues in Internal pages report, via Ahrefs' Site Audit

No exem­p­lo aci­ma, podemos ver que de fac­to exis­tem alguns prob­le­mas. Vamos clicar na “pági­na 4XX” para exam­i­nar um prob­le­ma em maior detalhe…

404 page example, via Ahrefs' Site Audit

Podemos ver que esse prob­le­ma foi cau­sa­do por um arti­go do blog que remove­mos, mas que ain­da con­tém 37 links inter­nos apon­tan­do para ela.

Se a pági­na foi removi­da per­ma­nen­te­mente, você pre­cisa remover os links inter­nos que apon­tam para esta pági­na do tipo 404.

Dica

Se a pági­na 404 tiv­er links exter­nos impor­tantes apon­tan­do para ela, você pode con­sid­er­ar o redi­re­ciona­men­to 301 da pági­na. Para ver­i­ficar isso, você pode usar o relatório de Back­links que­bra­dos do Site Explor­er do Ahrefs.

Se inserir­mos o URL exa­to e depois entrar­mos em relatório de back­links que­bra­dos, podemos ver que esta pági­na tem alguns links exter­nos apon­tan­do para ela.

Broken backlinks report, via Ahrefs' Site Explorer

Como resul­ta­do dessa ver­i­fi­cação, podemos con­sid­er­ar o redi­re­ciona­men­to 301 des­ta pági­na para uma equiv­a­lente que está “próx­i­ma” de si.

2. Corrija páginas órfãs 

Pági­nas órfãs são pági­nas sem links internos.

Se você tiv­er pági­nas impor­tantes em seu site clas­si­fi­cadas como pági­nas órfãs no relatório do Site Audit, você terá um problema.

A boa notí­cia é que isso pode ser resolvi­do sim­ples­mente adi­cio­nan­do um novo link inter­no à(s) página(s) órfã(s) em questão.

Depois de exe­cu­tar sua audi­to­ria, você pode ver se pos­sui algu­ma pági­na órfã:

  • Cli­can­do no relatório Links.
  • Em segui­da, sele­cione a guia “Prob­le­mas”.

Site Audit > Links > Issues tab > Orphan page (has no incoming internal links)

No exem­p­lo abaixo, podemos ver que este web­site tem uma pági­na órfã.

Locating orphan pages that have no incoming internal links, via Ahrefs' Site Audit

Nen­hu­ma pági­na impor­tante deve ficar órfã por dois motivos essenciais:

  1. O Google não será capaz de encon­trá-los (a menos que você sub­meta o mapa do site por meio do Google Search Con­sole ou se eles tiverem back­links de pági­nas ras­treadas em out­ros sites).
  2. Nen­hum PageR­ank será trans­feri­do por meio de links inter­nos – pois não há nen­hum, na verdade.

Dê uma olha­da na lista e cer­ti­fique-se de que nen­hu­ma pági­na impor­tante apareça aqui.

Se você tiv­er muitas pági­nas pre­sentes em seu site, tente clas­si­ficar a lista por tráfego orgâni­co, de maior para menor.

Pági­nas órfãs que ain­da recebem tráfego orgâni­co provavel­mente rece­be­ri­am ain­da mais tráfego se tivessem links internos.

3. Identifique oportunidades para criar novos links internos

Encon­trar novas opor­tu­nidades de links inter­nos tam­bém é out­ro proces­so demor­a­do se for feito man­ual­mente, porém você pode iden­ti­ficá-las em mas­sa usan­do o Site Audit.

Para faz­er isso, clique no relatório de opor­tu­nidades de link inter­nos no Site Audit. 

Internal link opportunities, via Ahrefs' Site Audit

Você verá várias sug­estões sobre como mel­ho­rar seus links inter­nos usan­do novos links.

A mel­hor parte deste relatório, na min­ha opinião, é que ele sug­ere exata­mente onde colo­car o link interno.

Ahrefs' Site Audit showing where to add internal link

No exem­p­lo aci­ma, o Site Audit está sug­erindo nes­ta pas­sagem de tex­to que deve­mos adi­cionar um link para nos­sa pági­na por via da nave­g­ação fac­eta­da.

Assim, eu acon­sel­ho você revis­ar as recomen­dações e adi­cionar links para as pági­nas mais impor­tantes que você dese­ja destacar.

Considerações finais

A vin­cu­lação inter­na não é tec­ni­ca­mente difí­cil, mas isso exige tem­po e paciên­cia para exe­cu­tar seu plano. Além dis­so, faz­er alter­ações em seu web­site pode causar mais prob­le­mas; prob­le­mas ess­es que, se não forem diag­nos­ti­ca­dos, podem afe­tar o desem­pen­ho do seu web­site em mecan­is­mos de bus­ca, tal como o Google.

Na min­ha opinião, a úni­ca maneira sus­ten­táv­el de acom­pan­har e ras­trear seus links inter­nos é usan­do uma fer­ra­men­ta como o Site Audit do Ahrefs.

Tem per­gun­tas por faz­er? Fale comi­go no Twit­ter.