Como utilizar e reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Como utilizar e reduzir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

Avatar
Especialista de marketing e escritor de conteúdo na Ahrefs. Viciado em SEO, aviação, fragrâncias, sushi e comida mexicana.
    O Cus­to de Aquisição de Clientes (CAC) é o val­or médio que é gas­to para adquirir um úni­co cliente.

    Cal­cu­la o CAC dividin­do as despe­sas de aquisição de clientes pelo número de clientes adquiri­dos. Por­tan­to, se obteve dez novos clientes com gas­tos de 1 000 dólares com mar­ket­ing e ven­das num deter­mi­na­do perío­do, a fór­mu­la seria: CAC = 1000/10 = 100 dólares.

    É uma métri­ca de mar­ket­ing impor­tante, espe­cial­mente útil quan­do a rela­ciona com o val­or da vida útil do cliente (tam­bém con­heci­do como LTV ou CLV; cus­tomer life­time val­ue, em inglês). Mas, como acon­tece com a maio­r­ia das coisas em anális­es de dados, exis­tem algu­mas armadil­has das quais deve estar ciente.

    Neste arti­go, irá aprender:

    O CAC é uma métri­ca de média. Não toma em con­sid­er­ação a diver­si­dade de val­ores dos seus seg­men­tos de clientes. É impor­tante ter isso em mente porque deve estar dis­pos­to a gas­tar mais para adquirir os clientes mais valiosos.

    Dito isso, há duas maneiras de usar o cus­to de aquisição de clientes de for­ma adequada.

    1. Utilize o CAC relacionando‑o com o LTV

    O CAC é um exce­lente indi­cador de desem­pen­ho de mar­ket­ing quan­do medi­do em con­jun­to com o LTV. Isto porque o LTV é out­ra “métri­ca mon­etária” média.

    O con­sen­so da indús­tria sobre uma pro­porção ide­al de LTV: CAC para negó­cios SaaS estará entre 3:1 e 4:1. Por­tan­to, se o seu LTV é de 350 dólares e o seu CAC é de 100 dólares, está bem a meio destas proporções.

    Mas, como os mod­e­los de negó­cios são difer­entes, deve ten­tar cal­cu­lar os números por si para ver como os seus out­ros cus­tos e mar­gens de negó­cios se encaix­am nes­ta pro­porção. O inter­va­lo de 3:1 a 4:1 parece bas­tante arbi­trário, pois não encon­trei nen­hum dado ou estu­do de caso para comprová-lo.

    Por­tan­to, para ilus­trar como os cus­tos dos negó­cios podem afe­tar as coisas, criei alguns cenários hipotéticos:

    NOTA
    *Out­ros cus­tos men­sais incluem despe­sas com­er­ci­ais fixas além do CAC, como a equipa e as infraestru­turas. Ao incluí-los, pode obter o LTV líqui­do e o pon­to de inter­rupção em meses quan­do cobre o CAC e começa a ter lucro. 

    Jul­gan­do ape­nas pelos números, todos estes mod­e­los de negó­cios pare­cem faz­er sen­ti­do, mes­mo que os índices LTV:CAC fiquem fora do bench­mark 3:1 a 4:1 para dois deles. No entan­to, inde­pen­den­te­mente destes números, pre­cisamos de apro­fun­dar a eficá­cia dos gas­tos de mar­ket­ing para tomar decisões racionais com base no CAC.

    Porquê? Porque reduzir o seu CAC e ser mais efi­caz em mar­ket­ing não andam nec­es­sari­a­mente de mãos dadas.

    Se o CAC for muito baixo, está a lim­i­tar a sua exposição e a gas­tar nas suas ativi­dades de mar­ket­ing. Isso pode pare­cer bom num papel, a cur­to pra­zo, mas estaria a perder opor­tu­nidades de cresci­men­to sub­stan­ci­ais a lon­go prazo.

    O CAC tam­bém pode crescer muito mais rápi­do em ter­mos de per­cent­agem do que o LTV, enquan­to con­tin­ua mais lucra­ti­vo. CAC de 10 dólares para um LTV de 100 dólares é tec­ni­ca­mente pior do que CAC de 70 dólares para um LTV de 170 dólares. A difer­ença para cobrir os seus out­ros cus­tos e as mar­gens é de 90 dólares em com­para­ção com os 100 dólares no segun­do cenário.

    Em con­clusão, reduzir o seu CAC nem sem­pre deve ser o seu obje­ti­vo. Pre­cisa ter em con­sid­er­ação o seu LTV, o cresci­men­to da sua base de clientes e a eficá­cia ger­al do mar­ket­ing ao pen­sar em ajus­tar o CAC.

    2. Utilize o CAC isoladamente para o desempenho dos canais de anúncios

    Por muito ten­ta­dor que seja, não tente seg­men­tar o seu CAC por todos os seus canais de mar­ket­ing. Ele só fun­ciona para os seus canais de desem­pen­ho como PPC.

    Há duas razões para isso. Já falei sobre o primeiro, então aqui está o segundo:

    O CAC prende as tomadas de decisões de cur­to pra­zo se o lig­ar a canais de mar­ket­ing sep­a­ra­dos. Por exem­p­lo, medir o CAC para cam­pan­has de exibição não faz sen­ti­do. Isso ocorre porque ess­es anún­cios geral­mente apare­cem no iní­cio da jor­na­da do cliente, quan­do a maio­r­ia das pes­soas que os vêem não está pronta para com­prar o seu pro­du­to ou não o con­hece sequer.

    Por out­ro lado, quan­do se tra­ta de canais de desem­pen­ho, o Google Ads tem até um CAC equiv­a­lente inte­gra­do. É chama­do de Cus­to Por Conversão:

    Visu­al­iza­ção do grupo de anún­cios no Google Ads.

    Podemos uti­lizar este cus­to por con­ver­são especí­fi­co do canal e usá-lo para otimizar o desem­pen­ho desse canal.

    Mas pode estar a pen­sar que ele não reflete o CAC na sua total­i­dade. É ver­dade que cobre ape­nas o cus­to da últi­ma eta­pa da jor­na­da do cliente. Mas isso é o mel­hor que podemos faz­er aqui, já que não pode atribuir os cus­tos de out­ros canais a isto.

    Atribuição é des­ig­nar crédi­to aos canais de mar­ket­ing que con­tribuíram para a con­ver­são. Imag­ine um jogador de fute­bol que mar­ca um golo após rece­ber um passe de três out­ros jogadores e depois de um com­pan­heiro de equipa abrir o cam­in­ho. Todos aju­daram a faz­er o golo. Mas a maio­r­ia das empre­sas não con­segue faz­er isto fun­cionar assim em marketing.

    Os relatórios padrão do Google Ana­lyt­ics fun­cionam com um mod­e­lo de atribuição de “últi­mo clique não dire­to” erró­neo. É como dar 100% de crédi­to ao jogador que mar­cou o golo. Este jogador pode ser uma analo­gia aos canais de mar­ket­ing de desem­pen­ho, já que eles geral­mente lev­am todo o crédi­to. Falarei um pouco mais sobre atribuição na seção de prob­le­mas do CAC.

    Resu­min­do: se ten­tar con­tabi­lizar o CAC para todos os seus canais, terá prob­le­mas de atribuição e não con­tabi­lizará out­ros canais mais foca­dos na marca.

    Espero que este­ja a deixar claro que deve sem­pre esforçar-se para obter a maior eficá­cia, o que não sig­nifi­ca nec­es­sari­a­mente reduzir o seu CAC. Mas não há dúvi­das de que deve equi­li­brar a sua pub­li­ci­dade paga com táti­cas e canais de mar­ket­ing mais baratos e geral­mente mais sustentáveis.

    Aqui estão algu­mas maneiras de reduzir iner­ente­mente o seu CAC:

    Com SEO e marketing de conteúdo

    A pesquisa orgâni­ca é o prin­ci­pal con­du­tor de tráfego e de con­ver­são para muitas empre­sas, incluin­do a nossa:

    A beleza do SEO é que este é um canal ade­qua­do para todos os está­gios do funil de mar­ket­ing — da con­scien­cial­iza­ção à retenção. As pes­soas estão sem­pre a pesquis­ar no Google.

    Por­tan­to, o SEO não só é capaz de expandir os seus negó­cios por si só, mas tam­bém aju­da em larga medi­da os seus out­ros canais — como anún­cios de pesquisa pagos. Isto ocorre porque geral­mente se definem lic­i­tações para palavras-chave mais per­to do está­gio de con­ver­são, mas uma estraté­gia de mar­ket­ing de con­teú­do sól­i­da inclui con­teú­do em toda a jor­na­da do cliente.

    Por out­ras palavras, a com­bi­nação de óti­mos SEO e PPC garante que a sua mar­ca está pre­sente em toda a jor­na­da do cliente. As pes­soas teri­am menos prob­a­bil­i­dade de con­vert­er se ouvis­sem sobre o seu negó­cio ape­nas quan­do estivessem prontas para a compra.

    Por exem­p­lo, o nos­so arti­go “O que é HTTPS? Tudo o que pre­cisa saber” não se con­cen­tra num tópi­co que as pes­soas geral­mente procu­ram quan­do estão prontas para se inscr­ev­er num con­jun­to de fer­ra­men­tas de SEO. Mas é um con­teú­do rel­e­vante do “topo do funil” porque algu­mas das pes­soas que pesquisam têm web­sites e podem quer­er lidar com o SEO no futuro.

    Pro­mover tal arti­go através de anún­cios de pesquisa seria, na mel­hor das hipóte­ses, uma despe­sa questionável.

    Mas, graças ao SEO, este arti­go obtém quase 30 mil cliques de pesquisa orgâni­ca a cada mês. Isso cus­tar-nos-ia mais de 12 000 dólares se pagásse­mos por este tráfego no Google Ads:

    E isto sem con­sid­er­ar que não con­seguiríamos tan­tos cliques do Google Ads de qual­quer for­ma. Isto porque a maio­r­ia das pes­soas salta os anún­cios e cli­ca ape­nas nos resul­ta­dos de pesquisa orgânica.

    Obvi­a­mente, para palavras-chave mais próx­i­mas do está­gio de con­ver­são, geral­mente dese­ja que o seu web­site apareça nos resul­ta­dos de pesquisa paga e orgâni­ca. Um alto posi­ciona­men­to nos resul­ta­dos de pesquisa orgâni­ca para palavras-chave com­pet­i­ti­vas pode ger­ar tráfego “gra­tu­ito” que pode­ria cus­tar cen­te­nas de mil­hares de dólares com o Google Ads:

    Relatório de pági­nas prin­ci­pais do Explo­rador de Web­sites da Ahrefs orga­ni­za­do pelo val­or de cada pági­na se tivésse­mos que pagar pelos cliques no Google Ads.

    Com Otimização de Taxa de Conversão (CRO)

    CRO (Con­ver­sion Rate Opti­miza­tion, em inglês) é o proces­so de ajus­tar o seu web­site ou apli­cação para con­vert­er uma per­cent­agem maior de visitantes.

    Se não otimizar o seu web­site ou apli­cação para con­ver­sões, este é alta­mente ine­fi­ciente, mes­mo que atra­ia muitos vis­i­tantes. O CRO é indisc­u­tivel­mente uma das for­mas mais efi­cientes de gan­har mais din­heiro e reduzir os seus cus­tos de aquisição.

    Dig­amos que dire­ciona 100000 uti­lizadores para o seu web­site a cada mês, 5% inscrevem-se na sua avali­ação gra­tui­ta, dos quais 15% con­vertem para a sua assi­natu­ra de 100 dólares/mês. O seu gas­to men­sal com mar­ket­ing é de 100.000 dólares.

    Veja como aumen­tar as suas taxas de con­ver­são influ­en­ci­am a recei­ta e o CAC neste caso simplificado:

    Se aumen­tar as suas taxas de con­ver­são em 30%, o seu CAC desce 41% e a sua recei­ta aumen­ta em 69%. E não fez nada para levar mais pes­soas ao seu web­site; acabou de tra­bal­har com o que já tinha.

    O CRO é toda uma área do mar­ket­ing bas­tante com­plexa. Pre­cisa ter exper­iên­cia em UX, escri­ta, econo­mia com­por­ta­men­tal, testes com uti­lizadores, anális­es e estatísticas.

    Pode ten­tar apren­der CRO por con­ta própria, pois é útil em todo o mar­ket­ing. Mas inve­stir num espe­cial­ista de CRO é provavel­mente um dos retornos mais rápi­dos e efi­cazes sobre os seus gas­tos de mar­ket­ing que poderá ter.

    Dica

    O que vê nos relatórios padrão do Google Ana­lyt­ics em metas ou taxas de con­ver­são de comér­cio eletrôni­co é basea­do no número de sessões, não de uti­lizadores. Tome isto em con­sid­er­ação ao anal­is­ar as con­ver­sões ao nív­el do uti­lizador, como inscrições ou paga­men­tos. Pode cri­ar uma métri­ca de taxa de con­ver­são per­son­al­iza­da com base nos utilizadores.

    Crie um equilíbrio sólido entre marketing de desempenho e construção de marca

    Emb­o­ra não pos­sa, de fac­to, atribuir ativi­dades de con­strução de mar­ca a con­ver­sões, isto desem­pen­ha um papel cru­cial na con­ver­são de vis­i­tantes em clientes. O que não acon­tece do dia para a noite.

    Na ver­dade, se estiv­er a deixar a con­strução da mar­ca para trás, isso aumen­tará o seu CAC a cur­to pra­zo (cer­ca de 1 ano) porque estas ativi­dades não têm um efeito ime­di­a­to nas suas ven­das. Mas vão ren­der muito a lon­go pra­zo, incluin­do um CAC mais baixo.

    Como regra ger­al, o equi­líbrio ide­al entre gas­tos com mar­ket­ing no aumen­to das ven­das e a con­strução da mar­ca é de cer­ca de 40:60. Este é um dos con­ceitos de mar­ket­ing mais impor­tantes a ter em mente.

    Há mui­ta pesquisa sobre isto. A prin­ci­pal con­clusão é que a con­strução da mar­ca é com­pro­vada­mente o prin­ci­pal impul­sion­ador do cresci­men­to e do suces­so a lon­go prazo. 

    Já men­cionei antes que o CAC é uma métri­ca média com prob­le­mas de atribuição. Deixe-me expandir isso antes de entrar em duas out­ras questões menores.

    Problemas de atribuição para obter dados mais granulares

    A seg­men­tação mais útil que pode­ria faz­er com o CAC seria com os seus seg­men­tos de clientes. Por exem­p­lo, se ver­i­ficar o nos­so mod­e­lo de preços, esta­mos dis­pos­tos a gas­tar muito mais do nos­so CAC médio na aquisição de clientes para o plano de agência:

    Mas é quase impos­sív­el obter dados con­fiáveis ​​para saber que gas­tou X dólares no seg­men­to A ou Y dólares no seg­men­to B, o que seria necessário para este cál­cu­lo. A maio­r­ia dos seus canais de mar­ket­ing tem como alvo vários segmentos.

    Exis­tem soluções pos­síveis para a cri­ação de mod­e­los de atribuição mais con­fiáveis, mas isto requer geral­mente toneladas de dados e recur­sos para cri­ar um ecos­sis­tema de dados per­son­al­iza­do. E mes­mo assim não pode resolver os prob­le­mas de atribuição que algu­mas empre­sas B2B que visam seg­men­tos cor­po­ra­tivos enfrentam.

    Por esse moti­vo, sugiro à maio­r­ia das pes­soas que fiquem por fór­mu­las CAC simples.

    Tendo em consideração o seu ciclo de negócios

    É intu­iti­vo dividir os seus gas­tos men­sais com mar­ket­ing e ven­das pelo número de novos clientes que obteve em deter­mi­na­do mês. Eu usei isto tam­bém nos exem­p­los aqui. Mas só pode fun­cionar se o seu gas­to for de algu­ma for­ma con­stante mês após mês.

    O prob­le­ma está no seu ciclo de negó­cios. Se con­sid­er­ar os novos uti­lizadores em março, uma parte sig­ni­fica­ti­va deles con­ver­teu-se graças às suas ativi­dades de mar­ket­ing em fevereiro ou mes­mo antes.

    Claro que é impos­sív­el ras­trear tudo, mas deve saber quan­tos dias, em média, os seus vis­i­tantes lev­am a con­vert­er-se des­de a primeira visi­ta. Se ofer­e­cer um teste de 14 dias, o ciclo de negó­cios médio provavel­mente será de 2 a 4 sem­anas. Con­te em meses para clientes corporativos.

    Por­tan­to, se dese­ja cal­cu­lar o cus­to dos clientes adquiri­dos em março e a média do ciclo de negó­cios é de qua­tro sem­anas, deve uti­lizar os seus gas­tos de mar­ket­ing de fevereiro na fórmula.

    É mais útil para empresas estabelecidas

    Se quase ninguém no seu mer­ca­do o con­hece, não será fácil man­ter o CAC den­tro de uma faixa razoáv­el. Con­seguir os seus primeiros clientes é um desafio.

    Por isso, recomen­do que comece a usar o CAC quan­do já tiv­er pelo menos um canal de mar­ket­ing que atra­ia novos clientes de for­ma consistente.

    Pensamentos finais

    Como todas as métri­c­as de mar­ket­ing, não deve ficar obceca­do com o CAC. É uma métri­ca impor­tante, mas já deve saber por que pode não ser o KPI de mar­ket­ing mais ade­qua­do. Lem­bre-se das armadil­has e de todos os out­ros aspetos dis­to ao anal­is­ar o CAC.

    Tem out­ra visão sobre o CAC? Quer per­gun­tar algu­ma coisa sobre esta métri­ca? Diga-me no Twit­ter.