Se fizer escolhas inteligentes de palavras-chave, criará conteúdo com o potencial de atrair tráfego orgânico valioso, mês após mês. Se escolher a palavras-chave erradas, o seu conteúdo irá somente atrair tráfego com pouco valor — ou nenhum.
Por isso, como deve escolher as palavras-chave corretas para SEO?
Muitas pessoas complicam este processo, mas a realidade é que não é assim tão difícil.
Aqui está como o pode fazer em quatro simples passos:
- Encontre palavras-chave com potencial de tráfego de pesquisa
- Certifique-se de que cria conteúdo alinhado com a intenção de pesquisa
- Certifique-se de que as palavras-chave têm “potencial de negócio”
- Certifique-se de que consegue classificar a palavra-chave
A menos que as pessoas estejam realmente a procurar por uma palavra-chave, não faz sentido segmentá-la. Isto porque ter uma elevada classificação de uma palavra-chave que ninguém procura não irá enviar tráfego para si. Simplesmente não tem potencial de tráfego.
Para encontrar o que as pessoas estão a pesquisa, precisa de uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave.
O Google tem uma gratuita chamada Keyword Planner. A forma de funcionamento é bastante simples: introduz um tópico e recebe de volta ideias para palavras-chave relevantes e volumes de busca.
Por exemplo, aqui estão algumas das ideias e volumes de pesquisa que nos aparecem para “comida de cão”:
Infelizmente, o Google Keyword Planner (GKP) tem uma grande falha: só mostra apenas os intervalos de volume de pesquisa, ao invés dos volumes de pesquisa mensais (a não ser que tenha anúncios em andamento).
Alguns dos intervalos são enormes, também. Pode verificar acima que algumas palavras-chave enquadram-se no intervalo de 10–100 mil. Isto torna complicado saber quais priorizar, já que o intervalo é tão vasto. A palavra-chave pode ter 10 mil pesquisas mensais, 40 mil, 80 mil, ou 100 mil — não há forma de saber.
Para conseguir estimativas precisas de volume de pesquisa de palavras-chave, necessita de uma terceira ferramenta como a Keywords Explorer. Esta funciona de uma forma muito semelhante à GKP. Insere um tópico/palavra-chave semente, e mostra-lhe ideias de palavras-chave e volumes de procura mensais.
A diferença é que as estimativas de volume de pesquisa são muito mais precisas e consegue por norma ter mais ideias do que no GKP.
Por exemplo, se introduzir a palavra-chave semente “comida de cão”, e verificar o relatório de termos de correspondência (Matching terms), consegue ver mais de 416 mil ideias de palavras-chave com volumes de pesquisa, entre outros dados:
Genericamente falando, palavras-chave com volumes elevados de pesquisa têm maior potencial de tráfego. Porém, ao se classificar para algumas palavras-chave, consegue muito mais tráfego do que imagina, dado o volume de pesquisa.
Por exemplo, aqui está o volume de pesquisa para “melhor comida de cão”:
69 mil. Bastante elevado.
Mas se arrastar para baixo para a visão geral de SERP e verificar o tráfego estimado para a página classificada no topo, verá que o potencial de tráfego neste tópico é muito mais elevado.
A página no topo de classificação tem uma estimativa de 144,298 visitas de pesquisa orgânica mensal. É mais do que o dobro de volume de pesquisa para “melhor comida de cão”.
Por outro lado, algumas palavras-chave irão trazer bem menos tráfego do que o esperado, devido aos seus volumes. Por exemplo, a palavra-chave “comida de cachorro” tem um volume de pesquisa de 22 mil…
… mas a página no topo de classificação tem somente uma estimativa de 7 mil visitas mensais:
Por isso, quando está à procura de palavras-chave com potencial de tráfego, nunca confie apenas no volume de pesquisa. Verifique quanto tráfego consegue a página no topo de classificação, uma vez que esta estima melhor o potencial de tráfego do tópico como um todo.
Genericamente falando, quem pesquisa está à procura de uma destas três coisas quando escrevem algo no Google:
- Aprender algo
- Comprar algo
- Encontrar um website específico
Isto é denominado intenção de pesquisa (a intenção por detrás da pesquisa).
Quando escolhe palavras-chave para seguir, é importante que escolha apenas as palavras-chave com as quais será capaz de produzir conteúdo que se alinhe com a intenção de pesquisa. É por isso que a Google simplesmente não classificará o tipo de conteúdo que as pessoas não estão à procura.
Para algumas palavras-chave, a intenção de pesquisa vem obviamente da própria palavra-chave. Se alguém escreve “como treinar um cão” no Google, claramente está à procura de aprender, não de comprar. Por esta razão, terá provavelmente de criar uma publicação no seu blog para classificar esta palavra-chave, e não uma página para vender os seus serviços de treinos para cães.
Para outras palavras-chave, a intenção é um pouco menos… óbvia.
Selecione uma palavra-chave como por exemplo “proteína vegana em pó”. Esta pessoa está à procura de comprar uma proteína vegana em pó, de saber quais são as melhores ou piores proteínas vegana em pó, ou algo mais?
O melhor local para procurar por uma resposta a esta questão é nos resultados de pesquisa.
Se fizermos isto, verificamos que, virtualmente, todos os resultados são publicações de blogs listando as melhores proteínas em pó. Portanto, claramente quem pesquisa está à procura de aprender, não de comprar.
A menos que tenha um blog, esta provavelmente não é uma boa palavra-chave para se tentar classificar.
Vamos ver os resultados de pesquisa para outra palavra-chave, “casota de cão”:
Neste caso, todos os resultados no topo são páginas de categoria de famosas lojas online. É percetível que quem pesquisa quer comprar. Portanto, a menos que tenha uma loja online que venda casotas para cães e que possa criar no seu website uma página de categoria para este tipo de produto, não vale a pena seguir esta palavra-chave.
Vamos ver os resultados de mais uma palavra-chave, “comida de cão chewy”:
Desta vez, todos os resultados são de uma única marca: Chewy. Então, é óbvio que quem pesquisa está à procura de um website específico. Desta forma, o mais provável é que não consiga classificar-se nesta palavra-chave, já que não é esta marca.
Esta é apenas uma breve explicação da intenção de pesquisa, portanto se quiser aprender mais sobre o tópico, veja o post de blog abaixo.
Leitura recomendada: Search Intent: Complete Beginner’s Guide
O “potencial de negócio” diz-nos o quão lucrativo é para o seu negócio classificar uma determinada palavra-chave.
Se a intenção de pesquisa se refere a um produto de e‑commerce ou a uma página de categoria, então responder à questão é bastante simples. Pergunte a si mesmo se vende esse produto ou alguma variação do mesmo. Se a resposta for “sim”, a palavra-chave tem potencial de negócio.
Mas se uma intenção de pesquisa se refere a uma publicação num blog ou outro conteúdo informativo, a questão torna-se um pouco mais complexa. Por isso mesmo é que deve considerar se é capaz de apresentar o seu produto ou serviço através desse conteúdo.
Por exemplo, na Ahrefs, uma palavra-chave como “como procurar palavras-chave” tem um grande potencial de negócio já que vendemos uma ferramenta de SEO que ajuda as pessoas a pesquisarem por palavras-chave. Para nós, é fácil apresentarmos essa ferramenta organicamente através de um blog sobre esse tópico, sem parecer forçado. (Provavelmente já reparou como fizemos o mesmo ao longo deste artigo).
Mas uma palavra-chave como “como instalar o Google Analytics” tem um “baixo potencial de negócio” para a Ahrefs. Isto deve-se ao fato de não conseguirmos apresentar o nosso produto num blog sobre este tópico, uma vez que nenhuma das nossas ferramentas consegue ajudar as pessoas a instalar o Google Analytics. Apesar deste ser um tópico apelativo para o nosso público-alvo, o seu valor de negócio é baixo.
Aqui está a escala que nós usamos para avaliar o potencial de negócio para publicações no blog:
Lembre-se que escolher palavras-chave com potencial de negócio não significa que deva tornar o seu conteúdo vendedor. Na verdade, é precisamente o contrário. Você está a escolher palavras-chave com grande potencial de negócio para que cada apresentação ou menção do seu produto/serviço no seu conteúdo seja realmente útil e ajude o seu público a resolver os seus problemas.
Na teoria, qualquer pessoa pode classificar uma palavra-chave com esforço suficiente.
Mas no mundo real, algumas palavras-chave são mais difíceis de classificar do que outras, especialmente a curto e médio prazo. Portanto, deve avaliar a dificuldade de classificação de uma palavra-chave antes de decidir se pretende usá-la.
A forma mais fácil de comparar a dificuldade de classificação de potenciais palavras-chave é utilizar uma pontuação de dificuldade de palavras-chave. A maioria das ferramentas de SEO têm esse recurso, e a nossa é apropriadamente chamada Keyword Difficulty (KD).
Poderá ver a pontuação de KD ao mesmo tempo que as palavras-chave no Keywords Explorer:
Cada ferramenta de SEO mede a dificuldade de uma palavra-chave de forma específica. Nós fundamentamos a nossa no número de backlinks presentes nas páginas do topo da classificação. Por outras palavras, quanto mais alta for a pontuação KD de uma palavra-chave, mais backlinks irá provavelmente precisar para se classificar na primeira página do Google.
Pode filtrar palavras-chave pela sua pontuação KD no Keywords Explorer. Por isso, se só quiser ver palavras-chave com baixa dificuldade, só necessita alterar o filtro máximo para um valor baixo, como 10:
É importante mencionar agora que muitos outros fatores afetam a verdadeira dificuldade de pontuação de uma palavra-chave. Por isso, não deve confiar inteiramente nas ferramentas de pontuação de ferramentas de SEO. Estas pontuações existem para encontrar de forma rápida palavras-chave de baixa dificuldade, com base num determinado critério. No nosso caso, é o número de backlinks que necessita para se tornar competitivo.
Se quiser saber mais sobre os outros fatores que deve considerar quando procura por uma palavra-chave de baixa competitividade, veja o recurso abaixo.
Leitura recomendada: How To Find Low-Competition Keywords For SEO
Considerações finais
Escolher palavras-chave para SEO não é assim tão complicado. Só está a olhar para palavras-chave onde:
- O potencial de tráfego é elevado.
- O potencial de negócio é elevado.
- Pode criar conteúdo alinhado com a intenção de pesquisa.
- Você tem realmente uma hipótese de classificação.
Poderá demorar um pouco a encontrar palavras-chave que se enquadrem na conta, mas é certamente executável.
Para um passo-a-passo completo sobre o processo de pesquisa de palavras-chave, veja este vídeo ou leia o nosso guia de pesquisa de palavras-chave para principiantes. Ambos explicam os princípios básicos da pesquisa de palavras-chave e como fazê-lo desde o início ao fim.
Tem alguma questão? Mande-me uma mensagem no Twitter.