Estes tipos de pesquisa existem há anos, e há centenas de postagens em blogs a falar sobre eles.
Mas o quão relevantes são estes três tipos de pesquisas em 2021? E como pode exatamente os identificar?
Neste artigo, vamos aprofundar um pouco isto.
Mas primeiro, vamos certificarmo-nos que estamos a par da mesma informação.
Vamos começar por explicar as definições “tradicionais” de cada uma destes tipos de pesquisas:
Navegacional
Pesquisas navegacionais são quando alguém está à procura de um website específico. Por exemplo, se alguém digitar “netflix” no Google, isso é uma pesquisa navegacional porque esse alguém está quase certamente à procura da página inicial da Netflix.
O Google sabe isto, e é por isso que a Netflix está posicionada no posição do topo:
Mas as pesquisas navegacionais não são sempre apenas o nome das marcas. Se alguém pesquisar por “iphone 12 amazon”, isso pode também ser considerado uma pesquisa navegacional. Embora o pesquisador esteja à procura de um produto específico, eles já decidiram onde o vão comprar—na Amazon.
Novamente, o Google percebe isto. A Amazon aparece na posição do topo:
Aqui estão mais alguns exemplos de pesquisas navegacionais:
- “apple”
- “iphone”
- “tv plus”
- “apple área da educação”
Transacional
Pesquisas transacionais são quando alguém está a procura de comprar algo específico, mas ainda não decidiu onde comprar. Por exemplo, se alguém pesquisar “comprar passadeira elétrica”, isto é uma pesquisa transacional. É claro pela linguagem que esse alguém está à procura de fazer uma compra. Esse alguém não está à procura de informação.
Olhando para os resultados da pesquisa, é claro que, mais uma vez, o Google percebe isto, porque todas as páginas posicionadas no topo são páginas de categoria de lojas online.
Eis mais exemplos de pesquisas transacionais:
- “comprar iphone”
- “macbook recondicionado”
- “macbook air carregador”
Informacional
Pesquisas informacionais são quando alguém quer encontrar informação. Por exemplo, se alguém pesquisar “o que é uma meta tag em SEO”, então isso é uma pesquisa informacional porque esse alguém está obviamente a procurar uma definição.
Curiosamente, para muitas pesquisas informacionais simples como esta, o Google não retorna só resultados relevantes, mas também mostra a resposta nos resultados da pesquisa.
Aqui estão mais alguns exemplos de pesquisas informacionais:
- “melhor iphone”
- “iphone 12 vs galaxy s20”
- “iphone 12 crítica”
- “como fazer cópias de segurança iphone”
Antes de falarmos mais sobre como otimizarmos o conteúdo para cada tipo de pesquisa e sobre se isto é sequer possível, vamos primeiro falar sobre como as pessoas usualmente os identificam.
Historicamente, os profissionais de SEO procuraram por certas palavras ou frases no termo de pesquisa para inferir o tipo de pesquisa. Estes são conhecidos como modificadores de palavras-chave. Por exemplo, se um termo de pesquisa contém modificadores como “comprar”, então é quase certamente uma pesquisa transacional.
Aqui está uma tabela com dicas similar ao que muitas pessoas usam:
Informacional | Navegacional | Transacional |
---|---|---|
quem | [nome da marca] | comprar |
que | [nome do produto] | cupão |
quando | [nome do serviço] | encomenda |
onde | compra | |
porquê | preço | |
como | barato | |
guia | ||
tutorial | ||
dicas |
Se está a usar uma ferramenta de investigação de palavras chave como o Explorador de Palavras-Chave, pode usar estes modificadores para encontrar palavras-chave que pertencem a cada tipo de pesquisa. Pesquise por um tópico, vá a um dos relatórios de ideias de palavras-chave e adicione os modificadores de palavra-chave no filtro “Incluir”.
Se está à procura de palavras-chave informacionais, um método ainda mais rápido é usar o relatório Questões, que mostra palavras-chave fraseadas como questões (isto é, incluindo modificadores como “que”, “como”, “onde”, “quando”, etc.)
Embora esta metodologia funcione para identificar algumas das palavras-chave que são agrupáveis em cada tipo de pesquisa, está longe de ser infalível porque alguns termos de pesquisa não são tão óbvios.
Por exemplo, imagine uma palavra-chave como “proteína ideal”. Através de apenas o termo da pesquisa, é impossível saber o que o pesquisador está à procura. Está à procura de um produto chamado Proteína Ideal (transacional), informação sobre o montante ideal de proteína que se deve consumir todos os dias (informacional), ou se há alguma empresa chamada Proteína Ideal (navegacional)?
É uma incógnita.
A busca de modificadores de palavras-chave pode também levar a identificações totalmente incorretas.
Imagine uma palavra-chave como “best buy portáteis”. Se decidisse que este termo de pesquisa era transacional porque contém a palavra “buy”, estaria errado. Best Buy é uma empresa de equipamentos eletrónicos, que é o que os pesquisadores estão à procura neste caso.
Portanto, se o termo pesquisado em si não ajuda em nada, qual é a solução?
Alguns profissionais de SEO usam a presença de funcionalidades nos resultados de pesquisa para identificar o tipo de pesquisa. Por exemplo, se houver um extrato de conteúdo nos resultados de pesquisa, isso provavelmente indica um termo de pesquisa informacional.
Se houver um carrossel de compras nos resultados, provavelmente é transacional.
Pode também filtrar para encontrar isto no relatório de ideias de palavras-chave no Explorador de Palavras-Chave.
Mas, mais uma vez, estes métodos não são infalíveis. Na nossa opinião, o único modo de verdadeiramente perceber o tipo de pesquisa é olhar para os resultados para o termo de pesquisa em si. Por o Google ter como objetivo providenciar resultados relevantes para os pesquisadores, os resultados do topo são os melhores representantes para o tipo de pesquisa que está perante.
Olhe para os resultados para “proteína ideal”:
O resultado do topo é um website chamado idealprotein.com. Por isso, é claro que os pesquisadores estão à procura de um website particular e isto é uma pesquisa navegacional.
É a mesma história para “best buy portáteis”, onde o resultado no topo é uma página da BestBuy.com.
No entanto, se pesquisar por “portáteis”—outro termo de pesquisa ambíguo—os resultados são todos de páginas de produtos de lojas online, o que lhe diz que é uma pesquisa transacional.
A maioria dos profissionais de SEO que agrupam as suas palavras-chave em navegacionais, informacionais e transacionais fazem‑o para descobrir o tipo de conteúdo a ser produzido para cada tipo de pesquisa. Este processo geralmente ocorre da seguinte forma:
- Informacional = artigo em blog
- Transacional = página de produto.
- Navegacional = … as suas páginas vão se classificar para este tipo de pesquisa de qualquer forma.
Poderá se lembrar que, na introdução deste artigo, nós perguntámos se os três tipos de pesquisa tradicionais ainda são relevantes ou úteis em 2021. Esperamos que a resposta a esta questão esteja a tornar-se óbvia.
O problema é que estes três tipos de pesquisa não lhe dão informação suficiente para perceber como pode otimizar o seu conteúdo para uma palavra-chave.
Por exemplo, nós já estabelecemos que “portáteis” é uma palavra-chave transacional, mas isso não significa que podemos ter uma página de produto qualquer antiga e ter alguma chance de a mesma estar bem posicionada nos resultados de uma pesquisa. Nós precisamos de perceber mais sobre o quê que o pesquisador está à procura.
É uma história semelhante para uma palavra-chave como “melhor portátil”.
Se olharmos para os resultados de pesquisa, é claro que isto é uma palavra-chave informacional porque todos os resultados são artigos em blogs, não páginas de produto.
… mas é improvável que consiga posicionar uma postagem antiga num blog.
Alguns profissionais de SEO tentam resolver este problema ao adicionar tipos de pesquisa, como “investigação comercial”.
Palavras-chave de investigação comercial são aquelas que os pesquisadores já decidiram que querem comprar um tipo de um produto mas ainda estão incertos sobre qual comprar. Por isso, eles estão à procura de críticas e comparações.
Observe os resultados para “melhor portátil” novamente, e irá ver que eles correspondem com esta descrição. Todos os resultados são postagens em blogs em que portáteis são criticados e comparados. Por isso é claro que este é o tipo de postagem em blog que precisa de escrever para o seu conteúdo ser posicionado para este termo de pesquisa.
O problema com este tipo de solução é que é extremamente limitante, pois precisaria de criar muito mais de três ou quatro tipos de pesquisa para categorizar corretamente cada palavra-chave.
Muitas pessoas na indústria de SEO já perguntaram esta mesma questão. Se está à procura de uma forma melhor de classificar palavras-chave em grande número, esta postagem de Kane Jamison vale bem a pena ler. Ele propõe usar as funcionalidades nos resultados das pesquisas para classificar as palavras-chave em nove tipos.
Mas e se apenas quiser perceber a intenção por trás de algumas palavras-chave, para saber como otimizar para elas?
Neste caso, nós pensamos que um bom ponto de começo é analisar os resultados de pesquisa para o que nós chamamos os “3 Cs da intenção da pesquisa”
- Tipo de conteúdo
- Formato de conteúdo
- Ângulo de conteúdo
1. Tipo de conteúdo
Tipo de conteúdo refere-se ao tipo geral de conteúdo no resultado da pesquisa. Vai geralmente ser um dos seguintes:
- Artigo num blog
- Página de produto (como esta)
- Página de categoria (como esta)
- Página de destino (como esta)
Por exemplo, todos os resultados para “altifalantes” são páginas de categoria de produtos:
Enquanto que os resultados para “motor de áudio hd3 altifalantes” são páginas de produtos individuais:
2. Formato de conteúdo
O formato do conteúdo refere-se ao formato geral das páginas posicionadas no topo de um resultado de pesquisa. Isto aplica-se na maioria das vezes a pesquisas onde as postagens em blogs são o principal tipo de conteúdo e vai geralmente ser uma das seguintes:
- Guia passo-a-passo
- Listagem
- Comparação (ex., ahrefs vs. moz)
- Crítica
- Guia prático
Por exemplo, a maioria dos resultados para “dar um nó de gravata” são guias práticos:
No entanto, a maioria dos resultados para “SEO dicas” são postagens de listas:
3. Ângulo de conteúdo
Ângulo de conteúdo refere-se ao principal ponto de venda do conteúdo. Não é tão direto como o tipo e o formato porque varia dependendo do tópico, mas ajuda‑o a perceber sobre o quê que os pesquisadores se interessam e quem eles são.
Por exemplo, o ângulo para “melhores portáteis” é claramente o quão recente é o conteúdo, visto que todos os resultados de pesquisa têm o ano atual no título.
Isto faz sentido, visto que a tecnologia evolui rapidamente. Se está à procura de um novo portátil, uma postagem num blog que foi escrito há um ano atrás provavelmente não vai ser muito útil.
Por outro lado, o ângulo dominante para “clubes de golf” é o preço:
O tipo de conteúdo, o formato e o ângulo não são sempre tão óbvios. Isto é porque há uma mistura de intenção para alguns termos de pesquisa, como para “proteína em pó”.
Aqui, há uma mistura de artigos de listagens, páginas de categoria de produtos, e outros formatos de conteúdo.
Em casos como este, não há uma forma definitiva de otimizar para uma palavra-chave. Tem que usar o senso comum e tentar adivinhar o melhor possível.
Perceber a intenção corretamente é crítico. Nós sabemos isto por experiência.
Em 2016, nós publicamos uma postagem num blog sobre SEO na-página onde nós estudamos fatores na-página que influenciam o posicionamento de uma página nos resultados de uma pesquisa. Era uma postagem informativa ótima direcionada para o que muitos chamariam de uma palavra-chave informacional. No entanto, nunca foi posicionada para nenhum termo de pesquisa.
Em 2018, nós decidimos revisitar a postagem para perceber o que tinha acontecido de errado. Depois de um olhar atento aos resultados de pesquisa, nós percebemos o nosso erro: as pessoas não queriam um estudo compreensivo; elas queriam um guia passo-a-passo. Nós tínhamos o formato do conteúdo errado.
Por isso nós reescrevemos e republicamos a postagem–e o tráfico disparou.
Nós tivemos sucessos semelhantes com outras postagens e páginas também. Pode aprender mais sobre isto no nosso guia completo sobre intenção de pesquisa.
Pensamentos finais
Embora possa haver algum mérito em agrupar palavras-chave em navegacional, transacional e informacional como uma primeira abordagem quando trabalha com muitos dados, é impossível perceber como otimizar o conteúdo para uma palavra-chave sem olhar para os resultados da pesquisa e aprofundar mais a sua investigação.
Por esta razão, nós pensamos que agrupar palavras-chave nos tradicionais três tipos de pesquisa não é suficiente em 2021. Não pode agrupar palavras-chave usando apenas “modificadores” e assumir que elas são atribuíveis a um tipo de pesquisa específico. Precisa de ou analisar os resultados de pesquisa manualmente ou construir um modelo de classificação melhor, como o Kane fez.
Concorda? Discorda? Diga-me no Twitter.