Mas quando deve fazer testes de SEO e como?
Neste guia, aprenderá:
- O que são testes de SEO
- Porque deve executar testes de SEO
- Tipos de testes de SEO
- Se os testes de SEO são adequados para si
- Como fazer testes de SEO
- Exemplos de testes de SEO
Testes de SEO são o processo de fazer alterações no seu website e medir o impacto no tráfego de pesquisa orgânica ou no posicionamento.
Aqui estão quatro benefícios de executar testes de SEO:
1. Veja o que funciona para o seu website
Deixando de lado os fatores de posicionamento conhecidos, há muitos cenários “isso depende” em SEO. Só porque alguém viu um impacto positivo depois de fazer uma mudança, não significa que as coisas acontecerão da mesma forma para si. É melhor testá-lo no seu website.
2. Justificar a alocação de recursos
Implementar alterações de SEO pode absorver muito tempo e recursos. Se essa mudança não tiver o efeito desejado, é um desperdício de energia. O teste informa se algo provavelmente terá um impacto positivo em menos tempo e usando menos recursos.
3. Seja orientado por dados, não por opiniões
Toda a gente tem uma opinião sobre o que funciona e o que não funciona em SEO. Frequentemente, a maneira mais rápida de resolver disputas é testá-las. Se não fizer isso, a pessoa com a voz mais alta tende a ditar a direção — o que nem sempre é o melhor.
4. Certifique-se de que as mudanças não saem pela culatra
Se há algo pior do que gastar tempo e esforço implementando uma mudança de SEO que não tem impacto sobre o SEO, é fazer o mesmo com algo que afeta negativamente o SEO. Executando um teste de SEO, pode limitar qualquer resultado negativo a um pequeno subconjunto de páginas.
Existem três tipos principais de testes de SEO.
1. Teste de SEO em série (não recomendado)
O teste em série é quando altera todas as páginas do seu website de uma vez e observa o resultado. Não recomendamos isso por três motivos:
- Se a mudança afetar negativamente o SEO, afetará todas as suas páginas — não apenas algumas.
- Geralmente, é mais demorado fazer uma alteração em todo o website e ainda mais demorado se for preciso revertê-la.
- Não leva em consideração a sazonalidade ou variáveis fora do seu controlo.
2. Teste de SEO baseado em tempo (não recomendado)
O teste baseado em tempo é quando faz uma alteração numa página e vê o seu desempenho. Não recomendamos este tipo de teste de SEO porque não é aconselhável assumir a causalidade com um tamanho de amostra de um.
3. Teste A/B de SEO
O teste A/B (ou teste de divisão) é onde altera algumas páginas, mas não outras. Em seguida, compara como as páginas alteradas se comportam com as páginas inalteradas. O grupo de páginas inalteradas é conhecido como o grupo de controlo e o grupo de páginas alteradas é conhecido como o grupo de variantes. Recomendamos esse tipo de teste de SEO porque:
- Se a mudança afetar negativamente o SEO, afetará apenas um pequeno subconjunto de páginas.
- Não é tão demorado quanto o teste em série, porque só precisa de fazer alterações num pequeno subconjunto de páginas.
- Isso ajuda a contabilizar a sazonalidade e as variáveis fora do seu controlo, porque estas coisas afetam os dois grupos de páginas.
O teste de SEO provavelmente não é certo para si, a menos que o seu website receba uma quantidade significativa de tráfego orgânico. Estamos a falar de dezenas ou centenas de milhares de visitas orgânicas por mês. Há duas razões para isso:
- Existem maneiras melhores de gastar o seu tempo. Se o seu website não recebe muito tráfego, os testes de SEO não vão resolver isso. Em vez disso, concentre-se na criação de conteúdo mais focado na pesquisa, na construção de mais backlinks e em outras técnicas conhecidas por melhorar o SEO.
- Os resultados serão estatisticamente insignificantes. Se pedisse a três pessoas para nomearem a sua banda favorita e todas dissessem BTS, não presumiria que todos os outros sentissem o mesmo. Provavelmente acabou de encontrar alguns fãs obstinados do BTS. No entanto, se perguntasse a 10.000 pessoas, e todas elas dissessem BTS, seria justo presumir que a maioria das pessoas são fãs. É a mesma história com os testes de SEO. Não é sensato presumir a causalidade entre uma mudança e o resultado observado sem uma amostra substancial.
Se o seu website recebe muito tráfego, melhorar as posições ou aumentar o tráfego numa pequena percentagem pode impactar significativamente o seu negócio — e é aqui que os testes de SEO fazem sentido.
Siga estas sete etapas para começar os testes de SEO:
1. Forme uma hipótese
Uma hipótese é uma previsão. É onde decide o que vai mudar e como acha que isso afetará a visibilidade de SEO do seu website.
Aqui está uma fórmula simples para formar uma hipótese:
[mudança] levará a [efeito] em [tipos de páginas]
Aqui está um exemplo:
[adicionar descrições curtas] levará a [uma melhoria de 10% no tráfego orgânico] nas [páginas da categoria de loja online de móveis para jardim]
Pode ver que descrevemos o que vamos mudar, o resultado pretendido e os tipos de página que usaremos para o teste.
Certifique-se que escolhe um grupo de páginas que tenham muito em comum ao fazer isso — como publicações de blog ou páginas de categoria duma loja online — para minimizar variáveis que podem atrapalhar os resultados do seu teste. A sua hipótese também deve ser um palpite, não apenas algo aleatório.
2. Escolha as suas páginas
É uma prática recomendada executar testes apenas com páginas que obtêm uma quantidade razoável de tráfego orgânico. Isto ocorre porque não aprenderá muito com uma página que recebe pouco ou nenhum tráfego orgânico. Isto apenas distorcerá os resultados do seu teste.
Pode encontrar páginas com tráfego orgânico suficiente no Google Analytics:
- Vá a Comportamento > Conteúdo do site > Páginas de destino
- Filtrar apenas por tráfego orgânico
- Filtre os tipos de página que deseja testar (por exemplo, páginas com /blog/ no URL)
- Filtrar por páginas com pelo menos [x] sessões
Se não usa o Google Analytics, pode fazer a mesma coisa usando o Explorador de Websites da Ahrefs.
- Insira o seu domínio no Explorador de websites
- Vá ao relatório Páginas Principais 2.0
- Filtre por páginas que obtêm pelo menos [x] quantidade de tráfego por mês
- Filtre os tipos de página do seu interesse com base em footprints (por exemplo, /blog/ no URL) usando o filtro Incluir
Descarregue os resultados e limpe-os quando necessário. Estas são as páginas que usará para o seu teste.
3. Retire uma amostra aleatória
Executará um teste de divisão AB, então só precisará de fazer alterações num subconjunto aleatório de páginas. As páginas restantes formarão o seu grupo de controlo.
Se estiver a usar uma ferramenta de teste de SEO dedicada, esta pode lidar com a amostragem aleatória. No entanto, se estiver a fazer as coisas manualmente, a maneira mais fácil de escolher uma amostra aleatória é usando a função “Randomizar intervalo” no Google Sheets.
Aqui está como fazê-lo:
- Importe o seu conjunto de dados (URLs, etc.) no Google Sheets
- Destaque todos os dados
- Clique com o botão direito e selecione “Randomizar intervalo”
Isto torna aleatória a ordem dos URLs, o que significa que agora pode usar uma percentagem deles como o seu grupo de variantes.
4. Decida sobre a duração do teste
Saber por quanto tempo executar um teste pode ser difícil, mas é basicamente o tempo necessário para reunir uma quantidade razoável de dados. Isto pode durar de alguns dias a alguns meses. Depende de quanto tráfego obtém e de quantas páginas tem.
Aqui estão algumas dicas:
- Execute o teste por tempo suficiente para que o Google rastreie novamente as páginas no seu grupo de variantes. Não pode atribuir quaisquer flutuações no tráfego ou posições às suas alterações, a menos que as páginas tenham sido rastreadas novamente.
- Execute o teste por tempo suficiente de forma a obter uma quantidade razoável de tráfego para as suas páginas. Não tire nenhuma conclusão até que as suas páginas tenham recebido tráfego significativo, pois provavelmente serão estatisticamente insignificantes.
Se não tiver a certeza de quanto tempo deve durar, recomendo começar com um mês. Pode deixar o teste em execução por mais tempo se precisar de mais dados.
5. Decida como rastrear os resultados do teste
Antes de fazer alterações no seu website, precisa de rastrear os resultados. A maneira mais fácil de fazer isto é usar uma ferramenta de teste de SEO. Este conecta-se à sua conta do Google Search Console e rastreia os resultados.
Mas pode rastrear os resultados manualmente, se preferir.
Se quiser testar as mudanças no tráfego orgânico, use o Google Search Console ou o Google Analytics. Basta comparar as diferenças médias no tráfego para os dois grupos no período antes e depois das alterações.
Se quiser testar as alterações na CTR, use o Google Search Console e compare as alterações médias.
Se deseja rastrear mudanças nas posições orgânicas, use o Google Search Console ou uma ferramenta de rastreio de posicionamento como o Monitor de Posições da Ahrefs. A última é sem dúvida a melhor opção porque dá posições reais de posicionamento — não apenas médias.
Para configurar isto no Monitor de Posições da Ahrefs, adicione e marque dois lotes de palavras-chave:
- Palavras-chave do grupo de controlo marcadas como “controlo”
- Palavras-chave do grupo de variantes marcadas como “variantes”
Pode então ver as posições médias de posicionamento para as palavras-chave em cada grupo no relatório de tags:
6. Faça as mudanças
Finalmente é hora de implementar o seu teste AB. Aqui estão algumas dicas para fazer isso:
- Não faça alterações nas páginas do grupo de controlo. É chamado de grupo de controlo por um motivo; é a amostra contra a qual avaliará o impacto da sua mudança.
- Altere apenas uma variável. Se mudar várias coisas, terá problemas para descobrir se foi uma ou uma combinação de coisas que levaram ao resultado.
- Mantenha um registo das alterações feitas e da data em que as fez.
- Certifique-se de ter uma maneira de voltar atrás. Precisará de fazer isso se o seu teste de SEO produzir um resultado inconclusivo ou negativo.
- Não teste coisas inúteis. Se pode implementar de forma rápida e fácil uma prática recomendada de SEO, não se preocupe em testá-la — execute‑a.
7. Verifique os resultados
Se estiver a usar uma ferramenta de teste, provavelmente produzirá bons gráficos para analisar quando o teste terminar:
Via SEOtesting.com
Caso contrário, pode avaliar o resultado do seu teste manualmente usando o Google Analytics (se estiver a testar as alterações no tráfego), o Google Search Console (se estiver a testar as alterações no tráfego, posicionamentos ou CTR) ou uma posição ferramenta de rastreio (se estiver a testar as mudanças nos posicionamentos).
Se estiver a testar as mudanças nos posicionamentos e tudo estiver configurado no Monitor de Posições da Ahrefs, conforme mostrado na etapa cinco, pode ver as mudanças na visibilidade da palavra-chave rastreada desde o início do seu teste no relatório de tags. Basta escolher a moldura de tempo.
Toda a gente deveria executar diferentes testes de SEO, dependendo dos seus objetivos de SEO. Mas vamos dar uma vista de olhos em alguns exemplos de testes comuns para aprofundar o processo em causa.
1. Testar o impacto das alterações da tag de título na CTR para produtos de comércio eletrónico ou páginas de categoria
Como as etiquetas de título aparecem nos resultados da pesquisa, estas podem afetar as taxas de cliques (CTR) das suas páginas. Se usar a mesma fórmula para todas as páginas de produto ou categoria, como a maioria dos websites de comércio eletrónico, testar o impacto de uma fórmula diferente na CTR é bastante simples.
Como testar
Selecione diversas páginas de categoria de comércio eletrónico que obtêm uma quantidade razoável de tráfego orgânico, escolha uma amostra aleatória e altere a fórmula da tag de título nessas páginas.
Por exemplo, digamos que a sua fórmula atual para páginas de produtos seja:
[Nome do produto] | [Marca]
Pode querer testar se adicionar “Entrega gratuita” melhora a CTR:
[Nome do produto] — Entrega gratuita | [Marca]
Como medir
Use o Google Search Console para comparar a CTR média das páginas em ambos os grupos no período antes e depois das mudanças.
2. Testando o impacto de uma ferramenta de otimização de conteúdo nas posições de publicações de blogs
Muitos profissionais de SEO confiam nas ferramentas de otimização de conteúdo, mas muitos outros não. Se acredita que pode haver algo nesta abordagem, porque não testá-la?
Como testar
Selecione um monte de publicações de blog que obtêm uma quantidade razoável de tráfego orgânico e se posicionam entre as 10 primeiras para as suas principais palavras-chave alvo, selecione uma amostra aleatória e “otimize” essas publicações com uma ferramenta de otimização de conteúdo.
Veja como encontrar estas publicações de blog no Monitor de Posições da Ahrefs:
- Escolha o seu projeto
- Vá ao relatório de Páginas
- Filtre pelas 10 primeiras posições
- Filtre por páginas com pelo menos [x] tráfego orgânico estimado mensal de palavras-chave rastreadas
- Exporte os resultados
Como medir
Use o Monitor de Posições da Ahrefs para comparar a visibilidade média para palavras-chave rastreadas em cada grupo nas datas de início e término do teste, conforme explicado na etapa cinco.
3. Testar o impacto da adição de conteúdo compatível com trechos nas posições de trechos em destaque nas publicações do blog
O posicionamento em trechos destacados geralmente gera mais cliques. Portanto, se tem publicações de blog focadas e posicionadas em palavras-chave que acionam trechos em destaque, porque não testar a sua capacidade de conquistá-los?
Como testar
Selecione um monte de publicações de blog que obtêm uma quantidade razoável de tráfego orgânico e que se posicionam entre as 10 primeiras para palavras-chave que acionam partes em destaque, selecione uma amostra aleatória e, em seguida, adicione conteúdo adequado a trechos a essas publicações.
Veja como encontrar essas publicações no Explorador de websites da Ahrefs:
- Insira o seu blog/website no Explorador de websites
- Vá ao relatório de Palavras-chave Orgânicas 2.0
- Filtre pelas 10 primeiras posições
- Filtre por palavras-chave que enviam pelo menos [x] tráfego orgânico estimado mensalmente (para que saiba que as páginas recebem uma quantidade razoável de tráfego)
- Filtre por trechos em destaque que não possua
- Exporte os resultados
Como medir
Use o Monitor de Posições da Ahrefs para comparar o número de trechos em destaque de propriedade para palavras-chave rastreadas em cada grupo nas datas de início e término do teste.
Pensamentos finais
Para manter este artigo o mais simples possível, evitei intencionalmente a questão da significância estatística. Isto pode ficar bem complicado muito rápido, mas é basicamente uma maneira de provar que os resultados de um teste de SEO são confiáveis e que há uma alta probabilidade de uma relação causal entre a mudança e o resultado. Por outras palavras, o que quer que tenha acontecido (ou não) é improvável que tenha sido por acaso.
Não estou ciente de nenhuma ferramenta de teste de SEO que calcule isso. Portanto, deixe-me reiterar o meu conselho anterior: não execute testes de SEO a menos que o seu website receba muito tráfego.
Se estiver a executar testes e a tirar conclusões após apenas algumas centenas de visitas, é provável que os resultados não sejam estatisticamente significativos.
Tem perguntas? Diga-me no Twitter.