Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave Locais em 2021

Como Fazer Pesquisa de Palavras-Chave Locais em 2021

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
Article Performance
  • Websites com ligações
    2

The number of websites linking to this post.

This post's estimated monthly organic search traffic.

    A pesquisa de palavras-chave locais é o proces­so de descober­ta de palavras-chave que as pes­soas procu­ram quan­do procu­ram pro­du­tos e serviços locais. O posi­ciona­men­to para estas palavras-chave dire­ciona o tráfego local para o seu web­site e dire­ciona mais clientes para si.

    Mas como se faz exata­mente pesquisas de palavras-chave locais?

    Neste guia, aprenderá:

    A pesquisa de palavras-chave locais é impor­tante porque pre­cisa enten­der o que as pes­soas escrevem nos motores de pesquisa como o Google quan­do procu­ram os pro­du­tos ou serviços da sua empresa.

    Isto pode pare­cer óbvio, mas este cos­tu­ma ser o problema.

    A maio­r­ia das pes­soas sim­ples­mente adi­v­in­ha estas palavras-chave e pre­sume que sabe como as pes­soas estão a pesquis­ar pela sua empre­sa. Isto geral­mente leva-as a apon­tar às palavras-chave erradas ou neg­li­gen­ciar com­ple­ta­mente as palavras-chave que pode­ri­am impactar pos­i­ti­va­mente os seus resul­ta­dos financeiros.

    Por exem­p­lo, se é um canal­izador em Lon­dres, provavel­mente já desco­briu que dese­ja posi­cionar-se para palavras-chave como “canal­izador em Lon­dres”. Mas e os out­ros serviços que ofer­ece? Tem uma pági­na ded­i­ca­da a desen­tupi­men­to de esgo­tos? Sabe como as pes­soas procu­ram estes serviços?

    Estas são todas as coisas que a pesquisa de palavras-chave locais visa responder.

    Siga estes cin­co sim­ples passos.

    1. Liste os serviços que oferece
    2. Ver­i­fique a intenção local
    3. Ver­i­fique o vol­ume de pesquisa
    4. Agrupe e mapeie as palavras-chave
    5. Pro­cure “coisas para mencionar”

    Passo 1. Liste os serviços que oferece

    Antes mes­mo de começar a procu­rar por palavras-chave, primeiro pre­cisa de enten­der os serviços ofer­e­ci­dos pela empre­sa. Deve fazê-lo se estiv­er a con­duzir uma pesquisa de palavras-chave locais para um cliente ou para a sua própria empresa.

    Este é o proces­so que eu recomendaria:

    a) Pergunte ou faça um brainstorm

    Se está a fazê-lo para a sua própria empre­sa, provavel­mente já tem uma boa ideia dos serviços que ofer­ece. Anote-os num doc­u­men­to de tex­to e vá para a próx­i­ma etapa.

    Se está a fazê-lo para um cliente, peça-lhe que liste os serviços que oferece.

    Este exer­cí­cio é super impor­tante porque muitas pes­soas nun­ca pen­sam con­scien­te­mente sobre todos os difer­entes serviços que oferecem.

    Por exem­p­lo, um canal­izador pode ofer­e­cer todos ess­es serviços …

    • Desen­tupi­men­to de esgotos
    • Reparação de caldeiras
    • Insta­lação de caldeira
    • Manutenção de caldeiras
    • Insta­lação de radiadores
    • Reparação de tubos rotos

    .… mas nas suas ideias, provavel­mente só pen­sam no títu­lo do tra­bal­ho: canalizador.

    As pes­soas estão real­mente à procu­ra de “canal­izador”, mas muitas tam­bém procu­ram serviços mais especí­fi­cos. É por isso que é fun­da­men­tal enten­der tudo o que é ofer­e­ci­do como pon­to de partida.

    b) Expanda ideias

    O brain­storm­ing rara­mente desco­brirá todos os serviços rel­e­vantes que as pes­soas estão à procu­ra. Por­tan­to, vale a pena reser­var um min­u­to para ver­i­ficar os serviços que pode ter perdido.

    Esta é a for­ma mais fácil de faz­er isso:

    1. Insira as suas ideias debati­das no Explo­rador de Palavras-chave
    2. Sele­cione o seu país no menu suspenso
    3. Vá para o relatório “Ter os mes­mos termos”

    Isto mostrará todas as con­sul­tas da nos­sa base de dados que con­têm todas as palavras das suas palavras-chave (em qual­quer ordem). É ape­nas um caso de fol­hear os serviços que pode ter perdido.

    Por exem­p­lo, se fiz­er­mos isto para serviços rela­ciona­dos com canal­iza­ção, ver­e­mos coisas que perdemos, como “insta­lação da caldeira com­bi,” insta­lação da caldeira a gás” e “insta­lação do radiador”.

    impor­tant

    Lem­bre-se de que está a procu­rar serviços que perdeu aqui, não palavras-chave que perdeu. Noutras palavras, não está a procu­rar encon­trar todas as maneiras pos­síveis de alguém pesquis­ar exata­mente a mes­ma coisa, como:

    • Canal­izador
    • Empre­sa de canalização
    • Serviço de canalização

    Basi­ca­mente está à procu­ra ape­nas palavras-chave que mapeiam para serviços.

    Out­ra maneira de encon­trar serviços “per­di­dos” é conec­tar um site con­cor­rente ao Explo­rador de Web­sites da Ahrefs e, em segui­da, procu­rar URLs que mapeiam para serviços no relatório de Pági­nas Prin­ci­pais.

    Como alter­na­ti­va, ver­i­fique a nave­g­ação no site, pois os serviços geral­mente estarão lis­ta­dos lá.

    c) Refine a sua lista

    Se estiv­er a tra­bal­har com um cliente, envie as ideias que encon­trou e per­gunte se eles ofer­e­cem ess­es serviços. Adi­cione quais­quer serviços con­fir­ma­dos à sua lista inicial.

    Passo 2. Verifique a intenção local

    O SEO local é sobre a clas­si­fi­cação de palavras-chave com intenção local, o que sig­nifi­ca que as pes­soas que as procu­ram estão à procu­ra explici­ta­mente de serviços locais.

    Por­tan­to, o próx­i­mo pas­so é ver­i­ficar se as pes­soas que procu­ram ess­es serviços real­mente dese­jam com­prar localmente.

    Se mora na mes­ma área que a empre­sa para a qual está a faz­er pesquisas de palavras-chave locais, a for­ma mais fácil de faz­er isso é pesquis­ar os seus serviços no Google. O Google usará a sua local­iza­ção para per­son­alizar os resul­ta­dos, assim pode saber se há intenção local ver­i­f­i­can­do o SERP para duas coisas:

    1. Um ‘pacote de mapas’
    2. Posi­ciona­men­to das empre­sas locais nos resul­ta­dos orgânicos.

    Por exem­p­lo, se pesquis­ar­mos “insta­lação de caldeira”, ver­e­mos um pacote de mapa e algu­mas empre­sas locais nos resul­ta­dos de pesquisa porque esta palavra-chave tem intenção local.

    Se pesquis­ar­mos por “caldeira worces­ter” (a propósi­to, esta­mos a falar da mar­ca Worces­ter, não da local­iza­ção de Worces­ter), não há pacote de mapa e nen­hum dos resul­ta­dos é de empre­sas locais. Parece que esta palavra-chave não tem intenção local e que quem a procu­ra ape­nas quer com­prar uma caldeira Worces­ter para a insta­lar sozinho.

    Para palavras-chave sem intenção local, coloque-as de lado para o próx­i­mo passo.

    Se não mora na mes­ma área que a empre­sa para a qual tra­bal­ha, aqui está uma solução alter­na­ti­va para ver­i­ficar a intenção local:

    1. Vá à Fer­ra­men­ta de pré-visu­al­iza­ção de anún­cios da Google
    2. Insira um ter­mo de pesquisa (por ex., “insta­lação de caldeira”)
    3. Defi­na uma local­iza­ção local (por ex., Nottingham)
    4. Clique em Pesquisar

    Deve ver um SERP local, onde pode ver­i­ficar os posi­ciona­men­tos de empre­sas locais e a pre­sença de um pacote de mapa:

    Passo 3. Verifique o volume de pesquisa

    Obter vol­umes de pesquisa locais pre­cisos para palavras-chave locais é difí­cil porque quase todas as prin­ci­pais fer­ra­men­tas de SEO mostram ape­nas vol­umes nacionais e globais.

    Mas o prob­le­ma é o seguinte: as pes­soas pre­ocu­pam-se muito com os vol­umes de pesquisa com o SEO local.

    Nove em cada dez vezes, mes­mo que o vol­ume de pesquisa dos seus serviços seja muito baixo, dev­erá cri­ar uma pági­na sobre isso para os seus visitantes.

    Por exem­p­lo, con­sidere um serviço como a insta­lação de uma caldeira.

    Provavel­mente, muito pou­cas pes­soas estão à procu­ra dis­so numa cidade peque­na. Mas se for um serviço ofer­e­ci­do por si, provavel­mente deve cri­ar uma pági­na sobre o serviço, porque é útil para os vis­i­tantes — incluin­do aque­les que o encon­traram pesquisan­do no Google algo amp­lo como “canal­izador”.

    Ten­do em con­ta este fac­to, pode per­gun­tar: porquê pre­ocu­par-se em ver­i­ficar os vol­umes de pesquisa?

    A respos­ta é sim­ples: para que sai­ba que pági­nas pri­orizar nos seus esforços de SEO local.

    Como encon­tra vol­umes de pesquisa local?

    Depende se dese­ja ver­i­ficar os vol­umes de palavras-chave implíc­i­tas ou explíc­i­tas — um con­ceito que Will Critchlow e Tom Antho­ny do Dis­tilled expli­cam neste vídeo de 2013:

    https://youtu.be/uBgJ6E6hSY0?t=301

    Encontrar volume de pesquisa para palavras-chave implícitas

    Palavras-chave locais implíc­i­tas são aque­las em que o uti­lizador procu­ra um resul­ta­do local, ape­sar de não men­cionar a sua local­iza­ção na con­sul­ta de pesquisa.

    Exem­p­los:

    • canal­izador
    • sub­sti­tu­ição de caldeira
    • insta­lação do radiador

    Sem dúvi­da, é assim que a maio­r­ia das pes­soas procu­ra empre­sas locais. Afi­nal, para quê se dar ao tra­bal­ho de escr­ev­er “canal­izador na cidade de nova york” se obterá os mes­mos resul­ta­dos sim­ples­mente escreven­do “canal­izador”?

    Mas há um problema:

    Se ver­i­ficar os vol­umes de pesquisa para palavras-chave implíc­i­tas no Explo­rador de Palavras-chave (ou qual­quer fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave de ter­ceiros), as esti­ma­ti­vas são para todo o país.

    Isso não é muito útil para SEO local porque pre­cisamos saber quan­tas pes­soas estão à procu­ra por estas palavras-chave implíc­i­tas na área que cobrimos.

    Como poder­e­mos encon­trar esta informação?

    O Planeador de Palavras-chaves da Google é indisc­u­tivel­mente a mel­hor fer­ra­men­ta para isto.

    Aqui está o processo:

    1. Vá ao Planeador de Palavras-chave da Google
    2. Escol­ha a opção “Obter vol­ume de pesquisa e previsões”
    3. Cole as suas palavras-chave/serviços implícitos
    4. Mude o local para a sua área de serviço

    Ago­ra verá inter­va­l­os de vol­ume médio de pesquisa men­sal para palavras-chave locais implíc­i­tas na sua área.

    Encontrar volume de pesquisa para palavras-chave explícitas

    Palavras-chave locais explíc­i­tas são palavras-chave em que o uti­lizador ref­er­en­cia explici­ta­mente a sua localização.

    Exam­ples:

    • canal­izador em nottingham
    • sub­sti­tu­ição de caldeira nottingham
    • not­ting­ham insta­lação do radiador 

    Se desco­briu que as pesquisas implíc­i­tas para alguns dos seus serviços não tin­ham intenção local, é aqui que pode adi­cionar um mod­i­fi­cador de local­iza­ção para trans­for­má-las em pesquisas explícitas.

    Por exem­p­lo, a pesquisa implíci­ta “caldeira worces­ter” não tin­ha intenção local, mas a pesquisa explíci­ta (“ caldeira worces­ter not­ting­ham”) tem:

    Com palavras-chave explíc­i­tas, não pre­cisa depen­der do planeador de palavras-chave da Google porque a própria con­sul­ta infor­ma a local­iza­ção do uti­lizador. Por­tan­to, pode usar uma fer­ra­men­ta de pesquisa de palavras-chave como o Explo­rador de Palavras-chave para obter esti­ma­ti­vas de vol­ume de pesquisa mais pre­cisas para essas palavras-chave.

    Passo 4. Agrupe e mapeie as palavras-chave

    A pesquisa de palavras-chave locais não tra­ta ape­nas de encon­trar o que as pes­soas estão à procu­ra. É tam­bém sobre como seg­men­tará essas palavras-chave.

    Na maio­r­ia das vezes, a sua pági­na ini­cial não se vai posi­cionar para todos os serviços que oferece.

    É por isso que a maio­r­ia das empre­sas locais cria pági­nas ded­i­cadas a cada serviço.

    É aqui que as coisas podem ficar um pouco con­fusas, porque nem sem­pre é óbvio quais os serviços que pre­cisam e quais os que não pre­cisam de pági­nas dedicadas.

    Por exem­p­lo, con­sidere estes serviços:

    • insta­lação de caldeira
    • insta­lação de caldeira combi
    • insta­lação de caldeira a óleo

    Não está claro se pre­cisamos de pági­nas ded­i­cadas para “insta­lação de caldeira com­bi” e “insta­lação de caldeira a óleo” ou se podemos nos posi­cionar para todos estes ter­mos e out­ros com uma pági­na sobre “insta­lação de caldeira”.

    A mel­hor for­ma de ver­i­ficar é anal­is­ar os resul­ta­dos de posi­ciona­men­to atu­al das palavras-chave.

    Por exem­p­lo, obser­van­do os resul­ta­dos da pesquisa por “insta­lação de caldeira a óleo”, a pági­na da lista de empre­sas locais na posição nº 4 é especi­fi­ca­mente sobre a insta­lação de caldeira a óleo — não ape­nas a insta­lação de caldeira em geral.

    Por­tan­to, na min­ha opinião, o nos­so web­site dev­e­ria ter uma pági­na ded­i­ca­da a este serviço.

    Se fiz­er­mos a mes­ma coisa para “insta­lação de caldeira a gás”, ver­e­mos esta pági­na entre os 10 principais:

    Como não se tra­ta especi­fi­ca­mente da insta­lação de caldeiras a gás, provavel­mente não pre­cisamos de uma pági­na ded­i­ca­da a este serviço. Podemos ten­tar nos posi­cionar para este e para ter­mos rela­ciona­dos com uma pági­na mais ampla sobre instalação/substituição de caldeiras.

    Dito isso, é impor­tante notar que há algu­mas nuances neste proces­so e não é uma ciên­cia exa­ta. Se não tiv­er a certeza em algum momen­to, pense se os vis­i­tantes do web­site achari­am útil uma pági­na ded­i­ca­da a um serviço especí­fi­co. Se pare­cer que pode­ria facil­mente diz­er-lhes tudo o que pre­cisam saber sobre esse serviço especí­fi­co numa pági­na mais ampla, provavel­mente não vale a pena cri­ar uma pági­na dedicada.

    Passo 5. Procure ‘coisas para mencionar’

    Dig­amos que um dos serviços que ofer­ece é a reparação de caldeiras.

    Como cria uma pági­na que se posi­ciona local­mente para “reparação de caldeira” e ter­mos relacionados?

    Infe­liz­mente, a abor­dagem que muitas pes­soas uti­lizam é o uso exager­a­do de palavras-chave. É aqui que eles encon­tram todas as maneiras mais pop­u­lares de alguém pesquis­ar um serviço e repe­tir essas fras­es exatas no seu texto.

    Aqui está um exemplo:

    Esta é a abor­dagem erra­da. Tudo o que faz é tornar a pági­na ilegível.

    Mas emb­o­ra não deva usar exager­ada­mente as palavras-chave, vale a pena procu­rar “coisas rel­e­vantes para men­cionar” por alguns motivos:

    1. Pode mel­ho­rar a ‘relevân­cia do tópi­co’. Se uma pági­na sobre a insta­lação de caldeiras falar sobre os tipos de caldeiras que ofer­ece, preços e locais que serve, isto provavel­mente aju­dará o Google a enten­der o tópi­co ger­al da sua pági­na e ter con­fi­ança ao posi­cioná-la melhor.
    2. Pode aju­dar a posi­cionar-se para palavras-chave de cau­da lon­ga. Não é toda a gente que procu­ra algo da mes­ma maneira. Para cada 100 pes­soas à procu­ra de reparação de caldeiras em Lon­dres, provavel­mente há um pun­hado à procu­ra de reparações de caldeiras no norte de Londres.
    3. Aju­da os vis­i­tantes. As pes­soas que procu­ram serviços de insta­lação de caldeiras provavel­mente querem saber o que ofer­ece e quan­to custará.

    Vejamos algu­mas for­mas de faz­er isto.

    Verifique as palavras-chave que posicionam páginas semelhantes

    Vá ao Google, pesquise um dos seus serviços e pro­cure a pági­na de mel­hor clas­si­fi­cação de uma empre­sa local.

    Insira esse URL no Explo­rador de Web­sites, vá para o relatório de Palavras-chave Orgâni­cas e fil­tre pelas 10 primeiras posições.

    Obser­var estas palavras-chave geral­mente rev­e­lará coisas que pode quer­er men­cionar na sua página.

    Por exem­p­lo, uma das pági­nas de serviço de reparação de caldeiras mel­hor posi­cionadas em Lon­dres tam­bém se posi­ciona para:

    • reparação de caldeira norte de londres
    • reparação de caldeira este de londres

    Emb­o­ra não queiramos colo­car estas fras­es exatas no con­teú­do da nos­sa pági­na, provavel­mente faz sen­ti­do lis­tar as áreas que servi­mos na pági­na. Isso pode aju­dar-nos a nos posi­cionar para palavras-chave de cau­das lon­gas e tam­bém dá aos poten­ci­ais clientes a con­fi­ança de que aten­demos a sua área.

    Out­ras coisas com que podemos posi­cionar a pági­na incluem:

    • preço fixo para reparação de caldeira
    • reparação de caldeira a gasoli­na
    • reparação de caldeira em lon­dres emergên­cia
    • reparação de caldeiras com­bi

    Por­tan­to, parece que provavel­mente vale a pena men­cionar os tipos de caldeiras que reparamos (gasoli­na, com­bi), se ofer­e­ce­mos preço fixo e se esta­mos disponíveis para chamadas de emergência.

    Vale a pena repe­tir este proces­so para todas as pági­nas rel­e­vantes para posi­ciona­men­to de for­ma a con­stru­ir uma visão abrangente do que os clientes estão à procura.

    Verifique as páginas melhor posicionadas manualmente

    Emb­o­ra as fer­ra­men­tas de pesquisa de palavras-chave, como o Explo­rador de Palavras-chave, sejam exe­cu­tadas em bases de dados enormes (o nos­so tem mais de 11 mil mil­hões de palavras-chave), algu­mas palavras-chave locais rara­mente são pesquisadas para que as fer­ra­men­tas as descobrirem.

    Por este moti­vo, vale a pena exam­i­nar as pági­nas mais impor­tantes de empre­sas locais para ver coisas a serem mencionadas.

    Por exem­p­lo, aqui estão algu­mas coisas men­cionadas numa pági­na de alto nív­el sobre serviços de reparação de caldeiras:

    • reg­is­to de segu­rança para gasolina
    • cre­den­ci­ação munic­i­pal & associações
    • vail­lant, worces­ter bosch, baxi (isto é, mar­cas de caldeiras pop­u­lares que podem ser reparadas)

    Mes­mo que ape­nas algu­mas pes­soas este­jam à procu­ra especi­fi­ca­mente de serviços de reparação de caldeiras com reg­is­to de segu­rança para gasoli­na em Lon­dres a cada mês, men­cionar estes ter­mos na nos­sa pági­na aju­dará a infor­mar poten­ci­ais clientes, con­stru­ir con­fi­ança e provavel­mente levar a mais negó­cios — que é o pon­to prin­ci­pal do SEO local.

    Se preferir não adi­v­in­har, tam­bém pode usar o relatório Tam­bém fala sobre no Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs. Isto mostra que out­ras palavras-chave e fras­es as pági­nas de posições supe­ri­ores para a sua palavra-chave-alvo men­cionam com frequência.

    Verifique se há perguntas comuns

    As pes­soas que procu­ram os seus serviços provavel­mente querem que algu­mas per­gun­tas sejam respon­di­das antes de o con­tratar. Por­tan­to, vale a pena procu­rar essas per­gun­tas e respondê-las na sua página.

    Há algu­mas for­mas de o fazer.

    O primeiro méto­do é pesquis­ar o seu serviço e procu­rar a caixa ‘As pes­soas tam­bém per­gun­tam’ nos resul­ta­dos da pesquisa. Isto mostra per­gun­tas rela­cionadas que os uti­lizadores tam­bém fazem no Google.

    O segun­do méto­do é inserir o serviço no Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs e ver­i­ficar o relatório de Per­gun­tas. Isto mostra per­gun­tas pop­u­lares con­tendo o nome do serviço.

    Se algu­ma destas per­gun­tas pare­cer algo que os poten­ci­ais clientes podem quer­er saber antes de faz­er negó­cios con­si­go, con­sidere respondê-las na sua página.

    Se tiv­er escritórios ou lojas em vários locais, geral­mente não há neces­si­dade de repe­tir todo o proces­so aci­ma para cada local. Só pre­cisa de apre­sen­tar os locais no seu website.

    Se tiv­er ape­nas alguns locais, a solução mais fácil é listá-los todos na sua pági­na de contato.

    Isto é o que esta casa de sandes local faz:

    O Google então posi­ciona a sua pági­na ini­cial para pesquisas locais explíc­i­tas relevantes.

    Se preferir, pode cri­ar pági­nas de con­ver­são para cada local físico.

    É o que este con­tabilista faz:

    Se inserir­mos o seu web­site ao Explo­rador de Web­sites da Ahrefs, ver­e­mos que o Google posi­ciona as suas pági­nas de con­ver­são locais para pesquisas locais explíc­i­tas relevantes:

    Dado que as empre­sas locais cobrem ape­nas a sua área local, nor­mal­mente não será capaz de escr­ev­er e posi­cionar pub­li­cações de blog no Google que real­mente tragam muitos negó­cios para si.

    Por exem­p­lo, dig­amos que é um canalizador…

    Se pesquis­ar “canal­izador” no Explo­rador de Palavras-chave e ver­i­ficar o relatório de Per­gun­tas, verá muitas coisas que os seus clientes podem estar à procu­ra, como:

    • quan­to cus­ta um canal­izador para insta­lar uma casa de banho
    • como encon­trar um canal­izador em quem pode confiar
    • quan­to cus­ta um canal­izador de emergência

    O prob­le­ma é que estas pesquisas rara­mente têm uma intenção local. Por­tan­to, mes­mo que con­si­ga se posi­cionar para elas, 99% dos vis­i­tantes que atrai não estarão na sua área local — e nun­ca se tornarão clientes.

    Isso sig­nifi­ca que não deve escr­ev­er con­teú­do foca­do em palavras-chave para o blog do seu negó­cio local?

    Não nec­es­sari­a­mente. As palavras-chave são, na ver­dade, ape­nas um indi­cador do que as pes­soas procu­ram. Se muitas pes­soas estão a pesquis­ar “quan­to cus­ta um canal­izador para insta­lar uma casa de ban­ho”, é claro que isso é algo que os poten­ci­ais clientes podem quer­er saber. Por­tan­to, pode quer­er escr­ev­er uma pub­li­cação no blog sobre esse tópi­co para os vis­i­tantes do web­site que chegam por out­ros meios.

    Com a pesquisa de palavras-chave locais em mãos e as suas pági­nas cri­adas, pre­cis­ará de encon­trar uma for­ma de ras­trear o posi­ciona­men­to de palavras-chave locais. Veja como fazê-lo uti­lizan­do o Mon­i­tor de Posições da Ahrefs:

    1. Vá para o seu projeto
    2. Clique em “+ Adi­cionar palavras-chave”
    3. Escol­ha o seu país no menu suspenso
    4. Comece a escr­ev­er a sua local­i­dade (cidade/estado/Código Postal) no cam­po de texto
    5. Escol­ha um local no menu suspenso
    6. Adi­cione as suas palavras-chave

    Pensamentos finais

    A pesquisa de palavras-chave locais é bas­tante dire­ta. Mas lem­bre-se, este é ape­nas um aspec­to do SEO local. Tam­bém deve cri­ar e otimizar o seu per­fil do Google My Busi­ness, cri­ar citações locais, otimizar suas pági­nas, obter avali­ações e muito mais.

    Apren­da mais no nos­so guia com­ple­to de SEO local.

    Tem questões? Diga-me no Twit­ter.

    Article Performance
    • Websites com ligações
      2

    The number of websites linking to this post.

    This post's estimated monthly organic search traffic.