Palavras-chave long-tail: o que são e como o podem ajudar a obter tráfego de pesquisa através das mesmas

Palavras-chave long-tail: o que são e como o podem ajudar a obter tráfego de pesquisa através das mesmas

Tim Soulo
Tim é o Diretor de Marketing na Ahrefs. Mas, mais importante, ele é o maior fã e evangelista da empresa.
    Profis­sion­ais de mar­ket­ing nor­mal­mente dizem que palavras-chave do tipo long-tail (cau­da lon­ga, em por­tuguês) são mais fáceis de obter clas­si­fi­cação nos motores de bus­ca e con­vert­er mel­hor. Mas isto será real­mente verdade?

    Depende. Exis­tem dois tipos difer­entes de palavras-chave cau­da lon­ga e algu­mas não são fáceis de obter clas­si­fi­cação, ao con­trário de palavras-chave curtas.

    Neste arti­go, irá apren­der as difer­enças entre os dois tipos de palavras-chave cau­da lon­ga e como as encon­trar. Ao lon­go do arti­go, irei usar o ter­mo em inglês “long-tail” ao invés de cau­da lon­ga por ser mais comu­mente recon­heci­do, mes­mo no mun­do do mar­ket­ing em lín­gua portuguesa.

    Mas, antes de mais, deixe-me sumari­ar as partes prin­ci­pais que ire­mos abor­dar aqui:

    Palavras-chave long-tail são ter­mos que obtêm um número mais pequeno de pesquisa por mês. Estas ten­dem a ser maiores e mais especí­fi­cas do que as suas “líderes” e, por­tan­to, habit­ual­mente têm uma taxa de con­ver­são mais elevada.

    Por exem­p­lo, a palavra-chave “med­i­tação” é palavra-chave “mestra/líder”, uma vez que obtém 221 mil pesquisas men­salmente. A palavra-chave “pode a med­i­tação torná-lo mais inteligente” é uma palavra-chave long-tail porque ape­nas con­segue 50 pesquisas mensalmente.

    Palavras-chave long-tail rece­ber­am este nome dev­i­do à sua posição na cur­va de “deman­da por procu­ra”. Se obser­var­mos todas as con­sul­tas de pesquisa que as pes­soas realizaram no Google, ao lon­go de um mês, e as orga­ni­zarmos pelos seus vol­umes de pesquisa, ficará mais ou menos assim:

    No “topo” da cur­vatu­ra, temos um número muito pequeno de palavras-chave com um vol­ume bas­tante ele­va­do de pesquisas, enquan­to que a “cau­da” con­siste em bil­iões de palavras-chave com um vol­ume bas­tante baixo de pesquisa.

    Para ser pre­ciso, na base de dados da Ahrefs cor­re­spon­dente ao EUA (que é o líder da indús­tria, já ago­ra), só exis­tem 31 mil palavras-chave com vol­umes de pesquisa com mais de 100 mil pesquisas men­salmente; por out­ro lado, exis­tem 3,8 bil­iões de palavras-chave que têm menos que 10 pesquisas por mês.

    Aqui fica como isto se parece através de um grá­fi­co circular:

    Tal como perce­ber, palavras-chave com menos de 10 pesquisas por mês con­tabi­lizam cer­ca de 95% da nos­sa base de dados de palavras-chave ref­er­ente aos EUA. Isto não é uma sur­pre­sa, uma vez que cer­ca de 15% das pesquisas diárias efe­t­u­adas no Google são novas e nun­ca havi­am sido feitas antes.

    95% de todas as pesquisas nos EUA obtêm menos que 10 pesquisas por mês.

    Mas para ser denom­i­na­da de “long-tail”, uma palavra-chave não tem que nec­es­sari­a­mente ter menos que 10 pesquisas por mês. E, de fac­to, não existe um lim­ite especí­fi­co no vol­ume de pesquisa para obter esta denom­i­nação. Geral­mente depen­dente na palavra-chave mes­tra a que se compara/relaciona.

    O que é um grande erro, todavia, é definir uma palavra-chave de long-tail pelo seu número de palavras.

    A questão aqui é que exis­tem várias palavras-chave de uma só palavra que obtêm menos que 100 pesquisas men­sais. Exis­tem tam­bém palavras-chave com cin­co (ou mais) palavras que cen­te­nas de mil­hares de pesquisas mensais.

    Por isso, não é acer­ca do taman­ho da palavra que a faz ser long-tail. É o vol­ume de pesquisa dessa mes­ma palavra-chave.

    Aqui ficam três razões pelas quais dev­e­ria con­sid­er­ar palavras-chave long-tail como uma parte inte­gral da sua estraté­gia de otimiza­ção para mecan­is­mos de bus­ca (SEO).

    Razão 1. Palavras-chave long-tail são (geralmente) muito menos competitivas

    Dig­amos que você acabou de lançar um blog acer­ca de moedas vir­tu­ais (cryp­tocur­ren­cies). Exis­tem inúmeros palavras-chave pop­u­lares com ele­va­dos vol­umes de pesquisas que, poten­cial­mente, trarão MUITO tráfego para o seu blogue:

    Essas palavras-chave são alvos muito ten­ta­dores. Mas sejamos real­is­tas. Quais são as hipóte­ses que o seu blog terá de se clas­si­ficar bem para algu­ma delas num futuro próximo?

    Todas as palavras-chave aci­ma dis­crim­i­nadas têm uma grande difi­cul­dade de pon­tu­ação (Difi­cul­dade de Palavras-Chave). Isto sig­nifi­ca que será incriv­el­mente difí­cil para você chegar à primeira pági­na do Google com algu­ma delas. E se o seu web­site for muito recente, então isso será redonda­mente impossível.

    Ago­ra vamos olhar para algu­ma das pesquisas menos pop­u­lares para o tópi­co “bit­coin”:

    Como pode obser­var, des­ta vez, a sua difi­cul­dade em pon­tu­ar é baixa. Isto sig­nifi­ca que, mes­mo um web­site cri­a­do bas­tante recen­te­mente, terá hipótese de se posi­cionar nos primeiros 10 lugares para essa mes­ma pesquisa e, por isso, obter alguns vis­i­tantes através destas mes­mas palavras-chave.

    Razão 2. Palavras-chave long-tail são (geralmente) mais fáceis de posicionar

    Con­tin­ue­mos a com­parar os dois gru­pos de palavras-chave men­ciona­dos acima.

    Como com­prar bit­coin” parece uma questão prag­máti­ca de respon­der. Mas se aten­tar à pági­na em primeiro lugar na con­sul­ta de pesquisa, tem atual­mente 3 mil e 400 palavras.

    Por out­ro lado, a pági­na mais bem clas­si­fi­ca­da para “como deter grandes quan­ti­dades de bit­coin” tem ape­nas mil palavras.

    A questão é: quan­to mais ger­al for a pesquisa, mais detal­he terá de incluir ao adereçá-la. Con­tu­do, se a pesquisa for mais especi­fi­ca, você pode maior parte das vezes respondê-la breve­mente e sat­is­faz­er as pessoas.

    Noutras palavras, cri­ar con­teú­do com base em palavras-chave long-tail geral­mente exige menos trabalho.

    Fora isso, você pode real­mente procu­rar gru­pos de con­sul­tas de pesquisa do tipo long-tail semel­hantes e abor­dá-los com pági­nas que têm ape­nas algu­mas diferenças.

    Por exem­p­lo, veja abaixo o seguinte grupo de palavras-chave:

    O mes­mo programa/ferramenta de con­stru­ir web­sites serviria tan­to a ter­apeu­tas quan­to a pro­fes­sores ou atores. Isto sig­nifi­ca que pode seg­men­tar todas estas pesquisas dis­tin­tas com pági­nas que têm 80% de con­teú­do sim­i­lar, enquan­to os restantes 20% seri­am adap­ta­dos a cada per­fil de usuário.

    Noutras palavras, pode facil­mente cri­ar uma dúzia de pági­nas num dia só para adereçar estas pesquisas sim­i­lares long-tail.

    Razão 3. Existem MUITAS delas

    Sim, cada palavra-chave long-tail, indi­vid­ual­mente, não irá pro­por­cionar uma “enx­ur­ra­da” ime­di­a­ta de trá­fi­co para o seu web­site. Mas à medi­da que você abor­da mais e mais delas, o tráfego de pesquisa acabará por se tornar em algo bas­tante substancial.

    E como exis­tem muitas palavras-chave de long-tail em prati­ca­mente todos os setores, é improváv­el que você sofra com a fal­ta delas.

    De vol­ta ao meu exem­p­lo para “o mel­hor pro­gra­ma de con­stru­ir web­sites para __” palavras-chave. Uma breve pesquisa no Explo­rador de Palavras-chave da Ahrefs indi­ca mais de mil delas:

    Existe um número de méto­dos que você pode usar para desco­brir palavras-chave long-tail. Alguns são mais abor­reci­dos que out­ros, alguns são um tan­to ou quan­to não-con­ven­cionais, e out­ros são sim­ples­mente incorretos.

    Come­ce­mos com um méto­do incorreto.

    1. Usar a sugestão própria na barra de pesquisa do Google… NÃO

    Alguns expe­ri­entes em SEO acon­sel­ham-no a desco­brir palavras-chave long-tail através da sug­estão na bar­ra de pesquisa do Google, inserindo a sua palavra-chave alvo segui­da de difer­entes letras do alfabeto.

    Pois bem, a sug­estão do Google é uma fer­ra­men­ta desen­ha­da para lhe dar um aces­so muito rápi­do a ter­mos de pesquisas pop­u­lares. Por isso, se olhar­mos aos vol­umes de pesquisa das palavras-chave na cap­tura de ecrã aci­ma, a maio­r­ia delas terão um número decente de pesquisas.

    Noutras palavras, a fer­ra­men­ta Sug­estão do Google é muito mais propen­sa a apre­sen­tar-lhe ter­mos de pesquisa extrema­mente pop­u­lares em vez de long-tails cobiçadas.

    O mes­mo se apli­ca a fer­ra­men­tas online como o Answer The Pub­lic ou o Soovle se baseiam na Sug­estão do Google para ger­ar as suas lis­tas com ideias de palavras-chave. Um número grande de sug­estão de palavras-chave se rev­e­larão pop­u­lares e competitivas.

    2. Use o Explorador de Palavras-Chave da Ahrefs

    Ao con­trário do ante­ri­or, este méto­do não requer nen­hum tra­bal­ho man­u­al tedioso. Bas­ta pesquis­ar qual­quer palavra que defi­na seu nicho no Explo­rador de palavras-chave e usar o fil­tro de vol­ume de pesquisa para ver, instan­ta­nea­mente, mil­hares de palavras-chave de long-tail.

    Se o seu web­site for bas­tante recente e prati­ca­mente não tiv­er qual­quer “autori­dade”, então recomen­do-lhe usar o fil­tro para aferir a “difi­cul­dade de palavra-chave”, que o aux­il­ia a desco­brir as palavras-chave menos competitivas.

    Além dis­so, cer­ti­fique-se de exper­i­men­tar o botão “Per­gun­tas”. Muitas vezes, ele devolve algu­mas con­sul­tas de pesquisa de long-tail inter­es­santes que são for­mu­ladas como perguntas:

    3. Veja para que palavras-chave a sua competição está a classificar também

    Out­ra boa fonte de palavras-chave long-tail vem da sua com­petição. O Explo­rador de Web­sites da Ahrefs irá ajudá-lo a ver que palavras-chave long-tail eles estão a com­pe­tir com e como se estão a classificar.

    Bas­ta pegar um site per­ten­cente ao seu con­cor­rente, conec­tá-lo ao Explo­rador de Web­sites e aced­er ao relatório de palavras-chave orgâni­cas para ver quais palavras-chave de long-tail estão a traz­er tráfego para o website:

    Repi­ta isso com 5 a 10 dos web­sites dos seus con­cor­rentes e acabará por reti­rar ideias de palavras-chave de long-tail sufi­cientes para man­tê-lo ocu­pa­do nos próx­i­mos meses.

    4. Pesquise no Reddit, Quora e outros fóruns de nicho

    Sem­pre que as pes­soas visi­tam o Google e não con­seguem encon­trar uma boa respos­ta para as suas per­gun­tas, elas deslo­cam-se para fóruns online como o Quo­ra e o Reddit.

    Por exem­p­lo, eu esta­va a pesquis­ar pelo tópi­co “mar­ket­ing” no Quo­ra e deparei-me com esta publicação:

    Uma ráp­i­da pesquisa através do Explo­rador de Palavras-Chave rev­el­ou que “manip­u­lação pelo mar­ket­ing” é, de fato, uma palavra-chave do tipo long-tail com uma difi­cul­dade de nív­el baixo.

    A van­tagem deste méto­do é que ess­es tópi­cos do fórum podem ter algu­mas boas dis­cussões, o que pode ser útil ao cri­ar um con­teú­do sobre o mesmo.

    A desvan­tagem é que a min­er­ação de palavras-chave de long-tail em fóruns é um proces­so bas­tante ente­di­ante. E ain­da pre­cis­ará de usar uma fer­ra­men­ta de SEO, como o Explo­rador de Palavras-Chave, para ver­i­ficar os vol­umes de pesquisa e a difi­cul­dade das suas ideias sob palavras-chave.

    Mas a real­i­dade é que essa mes­ma palavra-chave pode ser facil­mente descober­ta por meio do Explo­rador de Palavras-Chave, em primeiro lugar:

    Nem todas as palavras-chave do tipo long-tail são as mes­mas. Algu­mas delas rep­re­sen­tam um ter­mo de pesquisa úni­co, ao mes­mo tem­po que out­ras são mera­mente uma vari­ante menos pop­u­lar de um (ain­da mais pop­u­lar) ter­mo de pesquisa.

    Nós chamamos o mais anti­go de “palavras-chave long-tail atu­ais” e o últi­mo de “apoian­do palavras-chave de long-tail”.

    Apoiando palavras-chave de long-tail

    Deixe-me explicar com um exem­p­lo a acom­pan­har. “Gulo­seimas mais saudáveis para cães” é defin­i­ti­va­mente uma palavra-chave long-tail, pois só reg­ista 100 pesquisas por mês:

    Mas exis­tem out­ros ter­mos de pesquisa que sig­nifi­cam a mes­ma coisa, ao mes­mo tem­po que têm um vol­ume de pesquisa muito mais elevado:

    Se pesquis­ar por cada um deles no Google, irá desco­brir que as mes­mas pági­nas estão no topo da lista para cada um dessas palavras-chave.

    O Google é inteligente o sufi­ciente para com­preen­der que difer­entes pes­soas fazem as suas pesquisas de for­ma difer­ente, mes­mo pen­san­do sobre a mes­ma coisa. Por­tan­to, o Google clas­si­fi­ca o mes­mo con­jun­to de pági­nas ten­do em con­ta todas essas vari­ações de palavras-chave.

    Isso sig­nifi­ca que, caso a sua pági­na comece a ser clas­si­fi­ca­da para uma con­sul­ta de pesquisa pop­u­lar como “gulo­seimas saudáveis para cães” (6,8 mil pesquisas), ela será clas­si­fi­ca­da auto­mati­ca­mente para todas as vari­ações de long-tail da con­sul­ta. Por­tan­to, você não pre­cisa de cri­ar pági­nas indi­vid­u­ais para cada vari­ação. Em vez dis­so, dev­erá seg­men­tar todas elas com uma úni­ca página.

    Mas como pode saber se uma palavra-chave long-tail que está à procu­ra é parte de um tópi­co mais vas­to ou não?

    Aqui na Ahrefs, nós desen­volve­mos uma fer­ra­men­ta úni­ca somente para esse propósito.

    É chama­da de “Par­ent Topic”.

    Sem­pre que intro­duz uma palavra-chave no Explo­rador de Palavras-Chave, nós ver­i­fi­camos a pági­na mais bem clas­si­fi­ca­da para essa mes­ma palavra-chave e, por sua vez, vemos se existe um ter­mo de pesquisa mais pop­u­lar para o qual essa pági­na está a competir.

    Estes são os resul­ta­dos para “gulo­seimas mais saudáveis para cães”:

    Como pode ver­i­ficar pela cap­tura de ecrã aci­ma, esta palavra-chave tem uma vari­ante muito mais pop­u­lar: “as gulo­seimas mais saudáveis para cães” (2,5 mil pesquisas). E caso con­si­ga se clas­si­ficar cor­re­ta­mente para este ter­mo de pesquisa, auto­mati­ca­mente irá tam­bém com­pe­tir para a palavra-chave long-tail de suporte.

    Palavras-chave long-tail relevantes

    Ago­ra, vamos olhar para um tipo de difer­ente de palavra-chave long-tail: “pic­a­das de mosca nas orel­has dos cães.”

    Des­ta vez, o “Tópi­co Pai” é o mes­mo que a palavra-chave de origem. Isto indi­ca que a nos­sa palavra-chave é a maneira mais pop­u­lar de pesquis­ar para este assun­to em causa. E, segu­ra­mente, você pode alve­jar esta palavra-chave long-tail com uma pági­na ded­i­ca­da ao assunto.

    Uma vez que con­si­ga se clas­si­ficar para esta palavra-chave long-tail rel­e­vante, irá auto­mati­ca­mente se clas­si­ficar para todas as vari­ações de pesquisa, com­ple­mentares e menos populares.

    Mas infe­liz­mente as coisas não são assim tão práti­cas e descomplicadas.

    Vamos exam­i­nar uma últi­ma pesquisa: “medica­men­tos nat­u­rais para dormir para cães.”

    O Tópi­co Pai sug­ere que esta palavra-chave long-tail é somente uma vari­ação da pesquisa “medica­men­tos para dormir para cães” (1,6 mil pesquisas).

    Con­tu­do, eu acho que a palavra “nat­ur­al” na palavra-chave orig­i­nal cria uma dis­tinção do sug­eri­do Tópi­co Pai. As pes­soas que o pesquisam pare­cem estar à procu­ra de uma alter­na­ti­va nat­ur­al rel­a­ti­va­mente às con­ven­cionais opções na farmácia.

    E se olhar­mos para os resul­ta­dos no topo das pesquisas para essa palavra-chave, nen­hum delas parece abor­dar “medica­men­tos nat­u­rais para dormir”. Elas falam sobre “medica­men­tos para dormir” no geral:

    Des­ta fei­ta, eu argu­men­taria que faz sen­ti­do cri­ar uma peça de con­teú­do ded­i­ca­da para alve­jar a palavra-chave “medica­men­to nat­ur­al para dormir para cães”. Há uma grande prob­a­bil­i­dade de alcançar a primeira posição na clas­si­fi­cação para essa pesquisa – na ausên­cia de out­ros arti­gos que cubram esse tópi­co em particular.

    Noutras palavras, você não dev­erá con­fi­ar cega­mente no que o “Tópi­co Pai” lhe indi­ca. É somente um algo­rit­mo, que tem as suas fal­has e lim­i­tações. É sem­pre uma boa ideia anal­is­ar as pági­nas mais bem clas­si­fi­cadas para a sua palavra-chave e desco­brir se a sua con­sul­ta de pesquisa rep­re­sen­ta um tópi­co dis­tin­to ou é parte de um tópi­co mais amplo.

    Considerações finais

    E isto é tudo o que ten­ho a diz­er sobre palavras-chave de long-tail e o que as tor­na tão incríveis.

    Espero que este arti­go o ajude a ajus­tar a sua estraté­gia de SEO e acel­er­ar o cresci­men­to do tráfego de pesquisa para o seu website.

    Se tiv­er mais questões, sin­ta-se à von­tade para me escr­ev­er no Twit­ter.

    Article Performance
    • Websites com ligações
      4

    The number of websites linking to this post.

    This post's estimated monthly organic search traffic.