Depende. Existem dois tipos diferentes de palavras-chave cauda longa e algumas não são fáceis de obter classificação, ao contrário de palavras-chave curtas.
Neste artigo, irá aprender as diferenças entre os dois tipos de palavras-chave cauda longa e como as encontrar. Ao longo do artigo, irei usar o termo em inglês “long-tail” ao invés de cauda longa por ser mais comumente reconhecido, mesmo no mundo do marketing em língua portuguesa.
Mas, antes de mais, deixe-me sumariar as partes principais que iremos abordar aqui:
- O que são palavras-chave long-tail?
- Porque são chamadas de palavras-chave “long-tail”?
- O que faz com que palavras-chave long-tail sejam excelentes?
- Como descobrir palavras-chave long-tail
- Os dois tipos de palavras-chave long-tail
Palavras-chave long-tail são termos que obtêm um número mais pequeno de pesquisa por mês. Estas tendem a ser maiores e mais específicas do que as suas “líderes” e, portanto, habitualmente têm uma taxa de conversão mais elevada.
Por exemplo, a palavra-chave “meditação” é palavra-chave “mestra/líder”, uma vez que obtém 221 mil pesquisas mensalmente. A palavra-chave “pode a meditação torná-lo mais inteligente” é uma palavra-chave long-tail porque apenas consegue 50 pesquisas mensalmente.
Palavras-chave long-tail receberam este nome devido à sua posição na curva de “demanda por procura”. Se observarmos todas as consultas de pesquisa que as pessoas realizaram no Google, ao longo de um mês, e as organizarmos pelos seus volumes de pesquisa, ficará mais ou menos assim:
No “topo” da curvatura, temos um número muito pequeno de palavras-chave com um volume bastante elevado de pesquisas, enquanto que a “cauda” consiste em biliões de palavras-chave com um volume bastante baixo de pesquisa.
Para ser preciso, na base de dados da Ahrefs correspondente ao EUA (que é o líder da indústria, já agora), só existem 31 mil palavras-chave com volumes de pesquisa com mais de 100 mil pesquisas mensalmente; por outro lado, existem 3,8 biliões de palavras-chave que têm menos que 10 pesquisas por mês.
Aqui fica como isto se parece através de um gráfico circular:
Tal como perceber, palavras-chave com menos de 10 pesquisas por mês contabilizam cerca de 95% da nossa base de dados de palavras-chave referente aos EUA. Isto não é uma surpresa, uma vez que cerca de 15% das pesquisas diárias efetuadas no Google são novas e nunca haviam sido feitas antes.
95% de todas as pesquisas nos EUA obtêm menos que 10 pesquisas por mês.
Mas para ser denominada de “long-tail”, uma palavra-chave não tem que necessariamente ter menos que 10 pesquisas por mês. E, de facto, não existe um limite específico no volume de pesquisa para obter esta denominação. Geralmente dependente na palavra-chave mestra a que se compara/relaciona.
O que é um grande erro, todavia, é definir uma palavra-chave de long-tail pelo seu número de palavras.
A questão aqui é que existem várias palavras-chave de uma só palavra que obtêm menos que 100 pesquisas mensais. Existem também palavras-chave com cinco (ou mais) palavras que centenas de milhares de pesquisas mensais.
Por isso, não é acerca do tamanho da palavra que a faz ser long-tail. É o volume de pesquisa dessa mesma palavra-chave.
Aqui ficam três razões pelas quais deveria considerar palavras-chave long-tail como uma parte integral da sua estratégia de otimização para mecanismos de busca (SEO).
Razão 1. Palavras-chave long-tail são (geralmente) muito menos competitivas
Digamos que você acabou de lançar um blog acerca de moedas virtuais (cryptocurrencies). Existem inúmeros palavras-chave populares com elevados volumes de pesquisas que, potencialmente, trarão MUITO tráfego para o seu blogue:
Essas palavras-chave são alvos muito tentadores. Mas sejamos realistas. Quais são as hipóteses que o seu blog terá de se classificar bem para alguma delas num futuro próximo?
Todas as palavras-chave acima discriminadas têm uma grande dificuldade de pontuação (Dificuldade de Palavras-Chave). Isto significa que será incrivelmente difícil para você chegar à primeira página do Google com alguma delas. E se o seu website for muito recente, então isso será redondamente impossível.
Agora vamos olhar para alguma das pesquisas menos populares para o tópico “bitcoin”:
Como pode observar, desta vez, a sua dificuldade em pontuar é baixa. Isto significa que, mesmo um website criado bastante recentemente, terá hipótese de se posicionar nos primeiros 10 lugares para essa mesma pesquisa e, por isso, obter alguns visitantes através destas mesmas palavras-chave.
Razão 2. Palavras-chave long-tail são (geralmente) mais fáceis de posicionar
Continuemos a comparar os dois grupos de palavras-chave mencionados acima.
“Como comprar bitcoin” parece uma questão pragmática de responder. Mas se atentar à página em primeiro lugar na consulta de pesquisa, tem atualmente 3 mil e 400 palavras.
Por outro lado, a página mais bem classificada para “como deter grandes quantidades de bitcoin” tem apenas mil palavras.
A questão é: quanto mais geral for a pesquisa, mais detalhe terá de incluir ao adereçá-la. Contudo, se a pesquisa for mais especifica, você pode maior parte das vezes respondê-la brevemente e satisfazer as pessoas.
Noutras palavras, criar conteúdo com base em palavras-chave long-tail geralmente exige menos trabalho.
Fora isso, você pode realmente procurar grupos de consultas de pesquisa do tipo long-tail semelhantes e abordá-los com páginas que têm apenas algumas diferenças.
Por exemplo, veja abaixo o seguinte grupo de palavras-chave:
O mesmo programa/ferramenta de construir websites serviria tanto a terapeutas quanto a professores ou atores. Isto significa que pode segmentar todas estas pesquisas distintas com páginas que têm 80% de conteúdo similar, enquanto os restantes 20% seriam adaptados a cada perfil de usuário.
Noutras palavras, pode facilmente criar uma dúzia de páginas num dia só para adereçar estas pesquisas similares long-tail.
Razão 3. Existem MUITAS delas
Sim, cada palavra-chave long-tail, individualmente, não irá proporcionar uma “enxurrada” imediata de tráfico para o seu website. Mas à medida que você aborda mais e mais delas, o tráfego de pesquisa acabará por se tornar em algo bastante substancial.
E como existem muitas palavras-chave de long-tail em praticamente todos os setores, é improvável que você sofra com a falta delas.
De volta ao meu exemplo para “o melhor programa de construir websites para __” palavras-chave. Uma breve pesquisa no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs indica mais de mil delas:
Existe um número de métodos que você pode usar para descobrir palavras-chave long-tail. Alguns são mais aborrecidos que outros, alguns são um tanto ou quanto não-convencionais, e outros são simplesmente incorretos.
Comecemos com um método incorreto.
1. Usar a sugestão própria na barra de pesquisa do Google… NÃO
Alguns experientes em SEO aconselham-no a descobrir palavras-chave long-tail através da sugestão na barra de pesquisa do Google, inserindo a sua palavra-chave alvo seguida de diferentes letras do alfabeto.
Pois bem, a sugestão do Google é uma ferramenta desenhada para lhe dar um acesso muito rápido a termos de pesquisas populares. Por isso, se olharmos aos volumes de pesquisa das palavras-chave na captura de ecrã acima, a maioria delas terão um número decente de pesquisas.
Noutras palavras, a ferramenta Sugestão do Google é muito mais propensa a apresentar-lhe termos de pesquisa extremamente populares em vez de long-tails cobiçadas.
O mesmo se aplica a ferramentas online como o Answer The Public ou o Soovle se baseiam na Sugestão do Google para gerar as suas listas com ideias de palavras-chave. Um número grande de sugestão de palavras-chave se revelarão populares e competitivas.
2. Use o Explorador de Palavras-Chave da Ahrefs
Ao contrário do anterior, este método não requer nenhum trabalho manual tedioso. Basta pesquisar qualquer palavra que defina seu nicho no Explorador de palavras-chave e usar o filtro de volume de pesquisa para ver, instantaneamente, milhares de palavras-chave de long-tail.
Se o seu website for bastante recente e praticamente não tiver qualquer “autoridade”, então recomendo-lhe usar o filtro para aferir a “dificuldade de palavra-chave”, que o auxilia a descobrir as palavras-chave menos competitivas.
Além disso, certifique-se de experimentar o botão “Perguntas”. Muitas vezes, ele devolve algumas consultas de pesquisa de long-tail interessantes que são formuladas como perguntas:
3. Veja para que palavras-chave a sua competição está a classificar também
Outra boa fonte de palavras-chave long-tail vem da sua competição. O Explorador de Websites da Ahrefs irá ajudá-lo a ver que palavras-chave long-tail eles estão a competir com e como se estão a classificar.
Basta pegar um site pertencente ao seu concorrente, conectá-lo ao Explorador de Websites e aceder ao relatório de palavras-chave orgânicas para ver quais palavras-chave de long-tail estão a trazer tráfego para o website:
Repita isso com 5 a 10 dos websites dos seus concorrentes e acabará por retirar ideias de palavras-chave de long-tail suficientes para mantê-lo ocupado nos próximos meses.
4. Pesquise no Reddit, Quora e outros fóruns de nicho
Sempre que as pessoas visitam o Google e não conseguem encontrar uma boa resposta para as suas perguntas, elas deslocam-se para fóruns online como o Quora e o Reddit.
Por exemplo, eu estava a pesquisar pelo tópico “marketing” no Quora e deparei-me com esta publicação:
Uma rápida pesquisa através do Explorador de Palavras-Chave revelou que “manipulação pelo marketing” é, de fato, uma palavra-chave do tipo long-tail com uma dificuldade de nível baixo.
A vantagem deste método é que esses tópicos do fórum podem ter algumas boas discussões, o que pode ser útil ao criar um conteúdo sobre o mesmo.
A desvantagem é que a mineração de palavras-chave de long-tail em fóruns é um processo bastante entediante. E ainda precisará de usar uma ferramenta de SEO, como o Explorador de Palavras-Chave, para verificar os volumes de pesquisa e a dificuldade das suas ideias sob palavras-chave.
Mas a realidade é que essa mesma palavra-chave pode ser facilmente descoberta por meio do Explorador de Palavras-Chave, em primeiro lugar:
Nem todas as palavras-chave do tipo long-tail são as mesmas. Algumas delas representam um termo de pesquisa único, ao mesmo tempo que outras são meramente uma variante menos popular de um (ainda mais popular) termo de pesquisa.
Nós chamamos o mais antigo de “palavras-chave long-tail atuais” e o último de “apoiando palavras-chave de long-tail”.
Apoiando palavras-chave de long-tail
Deixe-me explicar com um exemplo a acompanhar. “Guloseimas mais saudáveis para cães” é definitivamente uma palavra-chave long-tail, pois só regista 100 pesquisas por mês:
Mas existem outros termos de pesquisa que significam a mesma coisa, ao mesmo tempo que têm um volume de pesquisa muito mais elevado:
Se pesquisar por cada um deles no Google, irá descobrir que as mesmas páginas estão no topo da lista para cada um dessas palavras-chave.
O Google é inteligente o suficiente para compreender que diferentes pessoas fazem as suas pesquisas de forma diferente, mesmo pensando sobre a mesma coisa. Portanto, o Google classifica o mesmo conjunto de páginas tendo em conta todas essas variações de palavras-chave.
Isso significa que, caso a sua página comece a ser classificada para uma consulta de pesquisa popular como “guloseimas saudáveis para cães” (6,8 mil pesquisas), ela será classificada automaticamente para todas as variações de long-tail da consulta. Portanto, você não precisa de criar páginas individuais para cada variação. Em vez disso, deverá segmentar todas elas com uma única página.
Mas como pode saber se uma palavra-chave long-tail que está à procura é parte de um tópico mais vasto ou não?
Aqui na Ahrefs, nós desenvolvemos uma ferramenta única somente para esse propósito.
É chamada de “Parent Topic”.
Sempre que introduz uma palavra-chave no Explorador de Palavras-Chave, nós verificamos a página mais bem classificada para essa mesma palavra-chave e, por sua vez, vemos se existe um termo de pesquisa mais popular para o qual essa página está a competir.
Estes são os resultados para “guloseimas mais saudáveis para cães”:
Como pode verificar pela captura de ecrã acima, esta palavra-chave tem uma variante muito mais popular: “as guloseimas mais saudáveis para cães” (2,5 mil pesquisas). E caso consiga se classificar corretamente para este termo de pesquisa, automaticamente irá também competir para a palavra-chave long-tail de suporte.
Palavras-chave long-tail relevantes
Agora, vamos olhar para um tipo de diferente de palavra-chave long-tail: “picadas de mosca nas orelhas dos cães.”
Desta vez, o “Tópico Pai” é o mesmo que a palavra-chave de origem. Isto indica que a nossa palavra-chave é a maneira mais popular de pesquisar para este assunto em causa. E, seguramente, você pode alvejar esta palavra-chave long-tail com uma página dedicada ao assunto.
Uma vez que consiga se classificar para esta palavra-chave long-tail relevante, irá automaticamente se classificar para todas as variações de pesquisa, complementares e menos populares.
Mas infelizmente as coisas não são assim tão práticas e descomplicadas.
Vamos examinar uma última pesquisa: “medicamentos naturais para dormir para cães.”
O Tópico Pai sugere que esta palavra-chave long-tail é somente uma variação da pesquisa “medicamentos para dormir para cães” (1,6 mil pesquisas).
Contudo, eu acho que a palavra “natural” na palavra-chave original cria uma distinção do sugerido Tópico Pai. As pessoas que o pesquisam parecem estar à procura de uma alternativa natural relativamente às convencionais opções na farmácia.
E se olharmos para os resultados no topo das pesquisas para essa palavra-chave, nenhum delas parece abordar “medicamentos naturais para dormir”. Elas falam sobre “medicamentos para dormir” no geral:
Desta feita, eu argumentaria que faz sentido criar uma peça de conteúdo dedicada para alvejar a palavra-chave “medicamento natural para dormir para cães”. Há uma grande probabilidade de alcançar a primeira posição na classificação para essa pesquisa – na ausência de outros artigos que cubram esse tópico em particular.
Noutras palavras, você não deverá confiar cegamente no que o “Tópico Pai” lhe indica. É somente um algoritmo, que tem as suas falhas e limitações. É sempre uma boa ideia analisar as páginas mais bem classificadas para a sua palavra-chave e descobrir se a sua consulta de pesquisa representa um tópico distinto ou é parte de um tópico mais amplo.
Considerações finais
E isto é tudo o que tenho a dizer sobre palavras-chave de long-tail e o que as torna tão incríveis.
Espero que este artigo o ajude a ajustar a sua estratégia de SEO e acelerar o crescimento do tráfego de pesquisa para o seu website.
Se tiver mais questões, sinta-se à vontade para me escrever no Twitter.