11 Motores de Busca Alternativos ao Google, Focados em Maior Privacidade

11 Motores de Busca Alternativos ao Google, Focados em Maior Privacidade

Rebecca Liew
Especialista em Marketing de Conteúdo e escritora. Viciada em palavras, artigos de papelaria e em explorar novos locais a pé.
    Alter­na­ti­vas ao Google estão em todo o lugar, mas será que são boas o suficiente?

    Para respon­der a essa per­gun­ta, pesqui­sei alguns mecan­is­mos de pesquisa pop­u­lares e alter­na­tivos ao Google por um dia ou dois, usan­do-os no meu tra­bal­ho diário.

    O meu prin­ci­pal critério de avali­ação foi como cada mecan­is­mo de bus­ca se saiu rel­a­ti­va­mente ao seu com­pro­mis­so de pro­te­ger os dados e a pri­vaci­dade dos usuários. Aqui estão os 11 que obtiver­am a min­ha aprovação:

    1. Start­page
    2. Duck­Duck­Go
    3. Brave Search
    4. Swiss­cows
    5. Search Encrypt
    6. One­Search
    7. MetaGer
    8. Mojeek
    9. Qwant
    10. Ecosia
    11. You.com

    O Start­page é efe­ti­va­mente o Google sem o ras­trea­men­to. E, por esta razão, ocu­pa o nos­so primeiro lugar.

    De acor­do com o mecan­is­mo de pesquisa com sede na Holan­da, as suas con­sul­tas são anón­i­mas antes que os resul­ta­dos da pesquisa sejam extraí­dos do Google. Isso sig­nifi­ca que todas as infor­mações de iden­ti­fi­cação são ocul­tadas, incluin­do o seu endereço IP. Nen­hum cook­ie de ras­trea­men­to é usa­do tam­bém, neste sentido.

    O Start­page está ain­da em con­formi­dade com a lei de GDPR, um reg­u­la­men­to da União Europeia que pro­tege os dados dos usuários. Ain­da assim, você dev­e­ria saber que o país faz parte da aliança de inteligên­cia “Nine Eyes”, que par­til­ha dados de vig­ilân­cia em mas­sa com oito países.

    Funcionalidade em destaque

    A fun­cional­i­dade de Visu­al­iza­ção Anón­i­ma per­mite que você vis­ite web­sites a par­tir dos seus resul­ta­dos de pesquisa anon­i­ma­mente para com­puta­dores e dis­pos­i­tivos móveis. Esta fun­cional­i­dade com­por­ta-se essen­cial­mente como uma VPN (gra­tui­ta).

    O Duck­Duck­Go é, segu­ra­mente, o mecan­is­mo de bus­ca pri­va­do mais con­heci­do no mer­ca­do – e a antítese do Google quan­do se tra­ta de favore­cer a pri­vaci­dade do usuário. (Emb­o­ra mon­e­tize com as pesquisas do usuário.)

    O seu históri­co de pesquisa é sal­vo de maneira não iden­ti­ficáv­el, o que sig­nifi­ca que cook­ies de ras­trea­men­to e iden­ti­fi­cadores pes­soais, como endereços de IP, não sejam armazenados.

    Esta é uma grande van­tagem para nós, ape­sar do fac­to de que os resul­ta­dos foram extraí­dos de mais de 400 fontes, incluin­do o seu próprio ras­treador (Duck­Duck­Bot), web­sites de crowd­sourc­ing como o Wikipedia e par­ceiros como o Bing e o Yahoo.

    Para tes­tar a sua eficá­cia, conectei as mes­mas palavras-chave ao Google e ao Duck­Duck­Go – de “atu­al­iza­ções COVID-19” a “Kaws Mari­na Bay”. Os resul­ta­dos foram muitas vezes semel­hantes e, por­tan­to, desco­bri que este aspeto tam­bém é ver­dade para as notí­cias de últi­ma hora.

    Uma pos­sív­el desvan­tagem é que a Duck­Duck­Go está sedi­a­da nos EUA e, por exten­são, na aliança de inteligên­cia “Five Eyes” – que fre­quente­mente cole­ta dados de vig­ilân­cia em mas­sa de empre­sas de servi­dores na internet.

    Funcionalidade em destaque

    O recur­so “Bangs” do Duck­Duck­Go leva a pes­soa dire­ta­mente aos resul­ta­dos de pesquisa em out­ros web­sites. Por exem­p­lo, dig­i­tar “!w” e uma palavra-chave (por exem­p­lo, “!w Sin­ga­pu­ra”) con­duz dire­ta­mente à pági­na da Wikipé­dia para Singapura.

    Eu gos­to do Brave Search dev­i­do ao seu foco em resul­ta­dos impar­ci­ais, que a platafor­ma extrai através do seu próprio índice. A empre­sa fez a joga­da ousa­da de aban­donar a sua dependên­cia dos resul­ta­dos de bus­ca do Google, em out­ubro de 2021.

    Ao pesquis­ar con­teú­do perene e notí­cias urgentes, desco­bri que os resul­ta­dos são semel­hantes aos do Google, des­de que você per­mi­ta encon­trar resul­ta­dos locais de for­ma anónima.

    Para maior pri­vaci­dade, você pode optar por desati­var essa opção e realizar pesquisas man­u­ais, por exem­p­lo, “coisas para faz­er em [local X]”.

    Assim como os out­ros mecan­is­mos de bus­ca, aqui não há nen­hum per­fil de usuário e anún­cios per­son­al­iza­dos ou direcionados.

    O mecan­is­mo de bus­ca faz parte da Brave Soft­ware, cujos cofun­dadores incluem Bren­dan Eich (cri­ador do JavaScript e cofun­dador do nave­g­ador Mozil­la Fire­fox) e Bri­an Bondy (ex-engen­heiro sénior da Mozilla).

    Funcionalidade em destaque

    O Brave tem painéis de con­hec­i­men­to para respostas ráp­i­das às suas dúvi­das, assim como o Google.

    O Swiss­cows é um mecan­is­mo de pesquisa com sede na Suíça que detém o seu próprio índice para con­sul­tas em alemão. Para todos os out­ros idiomas, os resul­ta­dos são extraí­dos do Bing. Con­tu­do, isso não é um prob­le­ma, uma vez que todas as con­sul­tas de pesquisa são livres de iden­ti­fi­cadores pessoais.

    O mecan­is­mo de pesquisa tam­bém omite o uso de cook­ies de ras­trea­men­to e seg­men­tação geográfica.

    Emb­o­ra os resul­ta­dos de pesquisa do Swiss­cows cer­ta­mente não este­jam a par dos do Google, gos­to de como o mecan­is­mo de pesquisa é famil­iar: ele fil­tra auto­mati­ca­mente resul­ta­dos de pesquisa vio­len­tos e pornográ­fi­cos por meio de um recur­so obrigatório.

    No que diz respeito à pri­vaci­dade, a Suíça não faz parte de uma aliança de inteligên­cia, mas tem um Trata­do de Assistên­cia Jurídi­ca Mútua com os EUA.

    Funcionalidade em destaque

    Swiss­cows tem “mapas semân­ti­cos” para ajudá-lo a refi­nar e a redefinir as suas buscas.

    O Search Encrypt cria fontes para os resul­ta­dos dos seus par­ceiros de con­teú­do e mecan­is­mos de pesquisa (incluin­do o Google, Bing e Yahoo), emb­o­ra de maneira bem mais segu­ra no que diz respeito à privacidade.

    Como os out­ros mecan­is­mos de pesquisa pre­sentes nes­ta lista, o Search Encrypt tor­na anón­i­mas as con­sul­tas de pesquisa, não retém reg­is­tos de servi­dor ou endereços IP e não armazena cook­ies de ras­trea­men­to, de for­ma alguma.

    Quan­do se tra­ta de pesquisas, os seus ter­mos são crip­tografa­dos local­mente antes de serem envi­a­dos aos servi­dores. Após 30 min­u­tos de ina­tivi­dade, o seu históri­co de nave­g­ação será apagado.

    No entan­to, o Search Encrypt armazena os dados de pesquisa dos usuários (emb­o­ra sem deter nen­hum dos seus iden­ti­fi­cadores pes­soais), somente para mel­ho­rar o desem­pen­ho do produto.

    Desco­bri os seus resul­ta­dos de pesquisa com­paráveis aos da Ecosia. Ou seja, emb­o­ra não seja exata­mente igual ao Duck­Duck­Go e ao Start­page, o Search Encrypt é con­fiáv­el o sufi­ciente para ser usa­do para todos os tipos de con­sul­tas — sejam naveg­áveis, transa­cionais ou infor­ma­ti­vas.

    Funcionalidade em destaque

    Se estiv­er insat­is­feito com os resul­ta­dos ou quis­er uma com­para­ção ráp­i­da, pode fazê-lo facil­mente usan­do a função “repe­tir esta pesquisa” local­iza­da na parte supe­ri­or da página.

    Parte da empre­sa que con­tro­la o Yahoo, a Ver­i­zon Media, o One­Search afir­ma ser um mecan­is­mo de pesquisa ori­en­ta­do para a pri­vaci­dade total dos usuários e com resul­ta­dos de pesquisa extraí­dos do Bing.

    Nen­hum cook­ie é armazena­do e não há par­til­ha de dados pes­soais iden­ti­ficáveis com anun­ciantes. Ten­do tam­bém exam­i­na­do a sua políti­ca de pri­vaci­dade, con­cluo que o mecan­is­mo de pesquisa é na ver­dade bas­tante seguro.

    Do pon­to de vista neg­a­ti­vo, o One­Search traça o seu per­fil com base nos ter­mos de pesquisa da con­sul­ta e em sua local­iza­ção impre­cisa no momen­to da pesquisa. Assim, você pode obter anún­cios con­tex­tu­ais ou pal­pites sobre os seus inter­ess­es com base nas suas palavras-chave de pesquisa. No entan­to, não envolve a cri­ação de um per­fil pessoal.

    O que eu gos­to são os pequenos extras: a função “Safe­Search”, a capaci­dade de definir um local mais especí­fi­co e a opção “Modo de pri­vaci­dade avança­do” (ver mais abaixo).

    Feature spotlight

    Ative o “modo de pri­vaci­dade avança­da” para crip­togra­far os ter­mos de pesquisa e URLs de pesquisa, que mas­cararão o seu con­teú­do de pesquisa por terceiros.

    O MetaGer é um mecan­is­mo de “meta bus­ca” de códi­go aber­to com sede na Ale­man­ha. Assim como a Ecosia, os seus servi­dores fun­cionam através de ener­gia renovável.

    Os resul­ta­dos são extraí­dos do Scopia, Bing, One­News­page e One­News­page (ver­tente vídeo), por isso eles são bas­tante opor­tunos atual­mente. Você tam­bém pode des­mar­car os mecan­is­mos de bus­ca usa­dos pre­vi­a­mente ou cri­ar uma lista negra de web­sites nas configurações.

    Eu apre­cio a transparên­cia do MetaGer no trata­men­to das infor­mações do usuário, de con­sul­tas a mapas. Ain­da assim, impor­tante referir que o mecan­is­mo de pesquisa armazena o seu endereço IP com­ple­to por 96 horas, sendo que o seu nome e endereço de e‑mail são guarda­dos caso preen­cha o for­mulário de contato.

    No entan­to, o MetaGer usa um proxy de anon­i­ma­to garan­ti­n­do que você man­tém con­t­role total sobre os seus dados.

    Funcionalidade em destaque

    A caixa “Você sabia” (à dire­i­ta dos resul­ta­dos da pesquisa) ofer­ece infor­mações sobre o MetaGer e sobre como refi­nar as suas pesquisas. Por out­ro lado, você tam­bém pode sem­pre clicar no tex­to para ver a lista com­ple­ta de dicas.

    O Mojeek é um mecan­is­mo de bus­ca que fun­ciona em torno de um ras­treador com o seu próprio índice de pesquisa de mais de 4 bil­hões de pági­nas. Isso o tor­na exce­lente para infor­mações impar­ci­ais, mas tam­bém sig­nifi­ca que podem haver resul­ta­dos lim­i­ta­dos, pois não obtém resul­ta­dos de out­ros mecan­is­mos de pesquisa.

    Ain­da assim, gos­to do mecan­is­mo de pesquisa dev­i­do à sua políti­ca dire­ta de não ras­trea­men­to. Os seus dados pes­soais tam­bém nun­ca serão ven­di­dos ou dis­tribuí­dos, o que é uma grande van­tagem a nos­so ver. Se você preencheu o for­mulário de con­ta­to, tam­bém pode solic­i­tar a exclusão das suas infor­mações a qual­quer hora, de acor­do com o GDPR.

    Com tudo isto, o Mojeek está sedi­a­do no Reino Unido, que faz parte da aliança de inteligên­cia “Five Eyes” — assim como o DuckDuckGo.

    Funcionalidade em destaque

    O recur­so de clas­si­fi­cação de pesquisa com base na emoção do usuário per­mite inserir uma palavra-chave e pesquis­ar por “sen­ti­men­to ou emoção” gerados.

    O Qwant é um mecan­is­mo de pesquisa com sede em Paris, cujos resul­ta­dos de pesquisa são ali­men­ta­dos pelo Bing e pelo seu próprio ras­treador da web. É total­mente acessív­el em mais de 30 país­es, mas, infe­liz­mente, não em Singapura.

    Na últi­ma ver­i­fi­cação, o meu cole­ga, SQ, desco­briu que a pre­cisão dos resul­ta­dos da pesquisa era decente o sufi­ciente, con­tu­do não espere respostas especí­fi­cas de local­iza­ção, pois o Qwant não ras­treia a sua local­iza­ção geográfica.

    Para além dis­so, o Qwant não cole­ta dados nem usa cook­ies de ras­trea­men­to, mas man­tém o seu endereço IP para fins de deteção de fraudes. Se você preferir anon­i­ma­to com­ple­to, o Qwant sug­erirá usar uma VPN ou o serviço de retrans­mis­são TOR.

    Assim como o Start­page, o Qwant ofer­ece pro­teção GDPR. A França é, no entan­to, parte da aliança de inteligên­cia “Nine Eyes”.

    Funcionalidade em destaque

    Exis­tem “atal­hos de pesquisa” que ofer­e­cem aces­so rápi­do a sites especí­fi­cos. Por exem­p­lo, usar o ter­mo “&a books” pro­duz resul­ta­dos da cat­e­go­ria de livros prove­niente da Amazon.

    Veja a lista de atal­hos aqui.

    Sabia que cada ação que você real­iza através do seu dis­pos­i­ti­vo dig­i­tal emite dióx­i­do de car­bono? E o Google desem­pen­ha um papel impor­tante nis­so: é respon­sáv­el por ~ 40% da pega­da de car­bono na internet.

    Para neu­tralizar isso, o mecan­is­mo de bus­ca pri­va­do Ecosia doa 80% dos seus lucros para pro­je­tos de plan­tação de árvores, ou cer­ca de uma árvore para cada 45 pesquisas feitas. A Ecosia tam­bém con­stru­iu uma plan­ta solar para que os seus servi­dores pos­sam fun­cionar com ener­gia limpa.

    No ger­al, acho que os seus resul­ta­dos de pesquisa estão próx­i­mos o sufi­ciente aos do Google.

    Todavia, o Ecosia não é total­mente pri­va­do — ele cole­ta dados de pesquisa e infor­mações de iden­ti­fi­cação pes­soal, ambos anón­i­mos ape­nas após sete dias. Porém, con­sid­er­amos que usar o mecan­is­mo de bus­ca é uma tro­ca digna, pois aju­da a com­bat­er as mudanças climáticas.

    Funcionalidade em destaque

    O seu número de pesquisas é mostra­do em um placar (a menos que opte por apa­gar os cook­ies do nave­g­ador), per­mitin­do que você acom­pan­he o seu impacto pes­soal no meio ambiente.

    Com­ple­tan­do essa lista que aqui elab­o­ramos está o You.com. O mecan­is­mo de pesquisa, ain­da em fase pre­coce de desen­volvi­men­to (beta), ofer­ece uma exper­iên­cia alta­mente per­son­al­izáv­el: os resul­ta­dos de pesquisa apare­cem em uma pági­na da Web, mas são divi­di­dos em várias seções que você pode reor­ga­ni­zar de acor­do com as suas preferências.

    Para per­son­alizar ain­da mais os seus resul­ta­dos, inscre­va-se em uma das con­tas para adi­cionar e sal­var aplica­tivos no seu painel (sai­ba mais na “fun­cional­i­dade em destaque” abaixo). Con­sid­er­amos, ain­da, que ess­es aplica­tivos do You.com rep­re­sen­tam essen­cial­mente as suas fontes de infor­mação preferi­das, que irão apare­cer jun­to dos seus resul­ta­dos de busca.

    Emb­o­ra este seja um recur­so inter­es­sante, tam­bém sig­nifi­ca que os seus cook­ies primários serão armazena­dos para fins de per­son­al­iza­ção. Como alter­na­ti­va, você pode sem­pre elim­i­nar total­mente o ras­trea­men­to de cook­ies primários nave­gan­do de for­ma pri­va­da ou via VPN.

    Achei os resul­ta­dos da pesquisa para várias palavras-chave (como “ahrefs” e/ou “casos diários covid-19 sin­ga­pu­ra”) com­paráveis aos do Google. E, des­ta for­ma, emb­o­ra alguns resul­ta­dos sejam extraí­dos da Microsoft, o You.com afir­ma que os dados do usuário são man­ti­dos em segu­rança e não são ven­di­dos a anun­ciantes. A empre­sa tam­bém é neu­tra em car­bono, isto é, do pon­to de vista da pega­da ecológica.

    Funcionalidade em destaque

    Per­son­al­ize os seus resul­ta­dos de pesquisa adi­cio­nan­do aplica­tivos ao seu feed — há várias cat­e­go­rias para escol­her, pois pode adi­cionar inclu­sive aplica­tivos para criador/desenvolvedor, como o Github, ao seu painel.

    Considerações finais

    Emb­o­ra o Google domine o mer­ca­do glob­al de mecan­is­mos de bus­ca, a ver­dade é que tam­bém obtém a sua per­cent­agem con­sid­eráv­el de críti­cas: questões de fal­ta de con­fi­ança na sua segu­rança, cri­ação de uma bol­ha de fil­tro, vio­lação da pri­vaci­dade do usuário e muito mais.

    Para os usuários, mecan­is­mos de pesquisa alter­na­tivos podem ser uma solução alter­na­ti­va. Ain­da assim, não acred­ite só na nos­sa palavra; exper­i­mente as sug­estões des­ta lista para decidir o que fun­ciona mel­hor para você.

    Tem per­gun­tas ou comen­tários adi­cionais? Entre em con­ta­to comi­go no Twit­ter.