17 cursos online gratuitos para aprender marketing digital

17 cursos online gratuitos para aprender marketing digital

Rebecca Liew
Especialista em Marketing de Conteúdo e escritora. Viciada em palavras, artigos de papelaria e em explorar novos locais a pé.
Article Performance
  • Websites com ligações
    3

The number of websites linking to this post.

This post's estimated monthly organic search traffic.

    Per­gun­ta­mos a uti­lizadores do Twit­ter para recomen­dar os seus cur­sos favoritos de mar­ket­ing dig­i­tal online, gra­tu­itos, e recebe­mos mais de cem respostas:

    Cur­sos da Garagem Dig­i­tal do Google, a Acad­e­mia do Hub­spot e, claro, a Acad­e­mia da Ahrefs tiver­am um selo de aprovação. Mas que cur­sos mais se destacaram?

    De for­ma a definir a min­ha pesquisa, eu olhei para:

    • Instru­tores respon­sáveis pelos cursos.
    • Clas­si­fi­cações e críticas.
    • Nív­el de exper­iên­cia esper­a­do dos alunos (prin­cipi­ante, inter­mediário ou avançado).
    • Relevân­cia do mate­r­i­al do cur­so, ten­do em con­ta o panora­ma atu­al do marketing.

    Aqui ficam os cur­sos gra­tu­itos de mar­ket­ing dig­i­tal que se destacaram, na min­ha opinião:

    1. Como usar o Tik­Tok para negó­cios pela Later.com
    2. Con­tex­to é chave: Estraté­gia de redes soci­ais num mun­do online ruidoso
    3. Insta­gram para negó­cios: Con­stru­ir uma comu­nidade ativa
    4. Blog para negó­cios pela Ahrefs
    5. Cur­so de apren­diza­gem de SEO pela Ahrefs
    6. Habil­i­dades Dig­i­tais: Mar­ket­ing Dig­i­tal pela Accenture
    7. Cur­so de Cer­ti­fi­cação em Mar­ket­ing de Con­teú­do pelo Hubspot
    8. Intro­dução a anún­cios nas redes soci­ais pela Buffer
    9. Dig­i­tal & Social pela ‘Esco­la de Voo’ da Twitter
    10. Anún­cios no Google pela Skillshop
    11. Cur­so de apren­diza­gem de SEO pela Hubspot
    12. Como usar histórias do Insta­gram para negó­cios pela Later.com
    13. Cer­ti­fi­cação de pub­li­ci­dade da Microsoft
    14. Cer­ti­fi­cação de Mar­ket­ing de Email pelo Hubspot
    15. Uni­ver­si­dade ‘Pagar por Clique’ pela Wordstream
    16. Google Primer: Mar­ket­ing & análise de resultados
    17. Garagem Dig­i­tal Google: Fun­da­men­tos do Mar­ket­ing Digital
    18. Bónus: Apren­der sobre SEO

    Instrutor(es): Tay­lor Loren
    Tópi­co: Mar­ket­ing de Redes Sociais
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: 35min
    Disponív­el em: Later.com

    Tay­lor Loren, primeiro dire­tor de mar­ket­ing de con­teú­do na Lat­er, coor­de­na este cur­to cur­so online que é guia­do, prin­ci­pal­mente, pelas suas exper­iên­cias ao serviço da empresa.

    Com mais de 26 mil seguidores no Tik­Tok, Tay­lor prov­i­den­cia várias dicas bas­tante úteis que você não dev­erá saber – como por exem­p­lo, usar tre­chos de áudio pop­u­lares ou efeitos de edição de vídeo na platafor­ma podem mel­ho­rar as suas hipóte­ses de apare­cer na pági­na “For You”.

    Alguns por­menores de salien­tar: esta vídeo aula de 35 min­u­tos é essen­cial­mente uma por­ta de entra­da para o Tik­Tok Negó­cios dire­ciona­do a com­ple­tos prin­cipi­antes. Ten­do usa­do eu mes­mo esta rede social, con­clui que, ain­da assim, é uma rede bas­tante intuitiva.

    Con­tu­do, as dicas da Tay­lor Loren são espe­cial­mente úteis se estiv­er à procu­ra de poten­ciar (e usar) o algo­rit­mo da mel­hor maneira, de for­ma a expandir o seu alcance através de con­teú­do atraente e anúncios.

    Instrutor(es): Gary Vayn­er­chuk
    Tópi­co: Mar­ket­ing de Redes Sociais
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­ca­tion: Não
    Duração: 1h31min
    Disponív­el em: Skill­share

    Gary Vayn­er­chuk é CEO e co-fun­dado­ra da agên­cia dig­i­tal para redes soci­ais Vayn­er­me­dia e os seus 2,4 mil­hões de seguidores no Twit­ter podem com­pro­var o seu sucesso.

    Des­ta for­ma não é sur­pre­sa que mais de 50 mil estu­dantes ten­ham com­ple­ta­do este cur­so da Skill­share, sendo que não é de estran­har que 81% indicaram que este cur­so cor­re­spon­deu ou excedeu as suas expectativas.

    Orga­ni­za­do em mais de 23 vídeo aulas, este cur­so abor­da como desen­volver estraté­gias pre­cisas para redes soci­ais, incluin­do o Twit­ter, Face­book e o Insta­gram, assim como dicas para con­stru­ir uma história de mar­ca sólida.

    Enquan­to pen­samos que casos de estu­do acer­ca do Pin­ter­est e do Tum­blr não são par­tic­u­lar­mente rel­e­vantes hoje em dia, este cur­so merece ain­da a sua atenção. Você apren­deráal­gu­mas das táti­cas que Gary usou para crescer grandes mar­cas como a Gen­er­al Elec­tric e a Pepsi.

    Este cur­so con­tém, ain­da, um exer­cí­cio opcional envol­ven­do a cri­ação de uma estraté­gia de redes soci­ais especí­fi­ca para uma mar­ca à sua escol­ha, emb­o­ra esta tare­fa seja mais dire­ciona­da para a práti­ca; uma vez que não obtém clas­si­fi­cação pela sua execução.

    Nota adi­cional.
    Este cur­so é gra­tu­ito com o perío­do de teste (tri­al) da Skillshare. 

    Instrutor(es): Tyler McCall
    Tópi­co: Mar­ket­ing de Redes Sociais
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: 1h31min
    Disponív­el em: Skill­share

    Como free­lancer em estraté­gias para mar­ket­ing do Insta­gram, Tyler McCall con­hece os prós e os con­tras da plataforma.

    Neste cur­so de 13 aulas, Tyler con­vi­da profis­sion­ais de mar­ket­ing e líderes de negó­cios para aju­darem a com­preen­der os princí­pios bási­cos de con­stru­ir uma comu­nidade ati­va e par­tic­i­pa­ti­va. Uma vez que este cur­so foi desen­volvi­do em parce­ria com a Iconosquare, não pre­cisa de usar fer­ra­men­tas de dados analíti­cos para redes soci­ais de for­ma a poder acom­pan­har as aulas.

    Para além de par­til­har como você pode definir a sua audiên­cia e definir os obje­tivos cer­tos, Tylor aten­ta a como pro­duzir visuais de captem a atenção do uti­lizador, medir o suces­so através da Iconosquare e cap­i­talizar seguidores através de comen­tários e hash­tags de for­ma a con­stru­ir uma comunidade.

    Este cur­so con­tém ain­da uma aula de bónus acer­ca de como poten­ciar as Histórias do Insta­gram, con­ver­tendo novos sub­scritores para o seu web­site ou e‑mail. A tudo isto, acres­cen­tam-se planil­has de aulas disponíveis para exer­cí­cios práti­cos e adicionais.

    Mais de 22 mil estu­dantes com­ple­taram este cur­so e, daque­les que o avaliaram, 96% men­cionaram que este cor­re­spon­deu ou excedeu as suas expec­ta­ti­vas. Tyler pro­va tam­bém este suces­so: ele tem cer­ca de 50 mil seguidores na sua con­ta de Insta­gram.

    Nota adi­cional.
    Este cur­so é gra­tu­ito com o perío­do de teste (tri­al) da Skillshare.

    Instrutor(es): Tim Soulo
    Tópi­co: Mar­ket­ing de conteúdo
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: 4h50min
    Disponív­el em: Ahrefs Acad­e­my

    Como con­seguimos crescer o blog da Ahrefs para ter, atual­mente, cen­te­nas de mil­hares de vis­i­tas men­sais? É exata­mente o que este cur­so pre­tende ensi­nar. É parte da Acad­e­mia da Ahrefs, a nos­sa esco­la online que con­tém qua­tro cur­sos detal­ha­dos para o aju­dar a mel­ho­rar enquan­to profis­sion­al de mar­ket­ing de con­teú­do, uti­lizan­do o nos­so pacote de fer­ra­men­tas a seu dispor.

    Con­duzi­do por Tim Soulo, dire­tor do depar­ta­men­to de mar­ket­ing na Ahrefs, ‘Blog para Negó­cios’ está divi­di­do em mais de 11 módu­los e 40 aulas. Isto inclui vídeos base com tópi­cos como canais chave de aquisição de clientes e estraté­gias de cresci­men­to a ter em con­ta, dicas para ger­ação de ideias, assim como dicas para otimizar e pro­mover o seu con­teú­do de for­ma a acel­er­ar o cresci­men­to e o alcance do mesmo.

    O cur­so tem tam­bém vídeos de bónus, incluin­do uma con­ver­sa detal­ha­da com Noah Kagan, que é o cére­bro por detrás da platafor­ma App­sumo. A mel­hor parte: não é requeri­da qual­quer sub­scrição para este cur­so gratuito.

    Instrutor(es): Sam Oh
    Tópi­co: Otimiza­ção para Motores de Bus­ca (SEO)
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: 2h
    Disponív­el: Ahrefs Acad­e­my

    Este cur­so irá muni-lo com um entendi­men­to base de como aplicar as noções bási­cas de SEO – incluin­do a pesquisa de palavras-chave, SEO em pági­na web e estraté­gias de cri­ação de links para o aju­dar a obter um mel­hor desem­pen­ho nos motores de busca.

    Influ­en­ci­a­do acer­ca de como a Ahrefs alcançou um cresci­men­to sus­ten­ta­do através de SEO (da otimiza­ção para motores de bus­ca), este cur­so está divi­di­do em 4 módu­los e espal­ha­do por mais de 14 aulas. Ele final­iza com um olhar sobre a importân­cia do SEO téc­ni­co e as mel­hores práti­cas a serem conhecidas.

    Cri­ador: Har­ry Hurst
    Men­tores: Saikat Sen­gup­ta, Rita Bruni
    Tópi­co: Mar­ket­ing digital
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Sim
    Duração: ~ 4 horas
    Disponív­el em: Futurelearn.com

    Curioso acer­ca de difer­entes estraté­gias de mar­ket­ing dig­i­tal que poderá usar para crescer o seu negó­cio ou car­reira? Este cur­so intro­dutório poderá ori­en­tá-lo na direção cer­ta. A pro­va dis­so está nos resul­ta­dos de suces­so do mes­mo com mais de 200 mil estu­dantes que com­ple­taram este cur­so extrema­mente bem cotado.

    Durante mais de cer­ca de 2 sem­anas, este cur­so vídeo de 19 aulas abor­da o bási­co de:

    • Mar­ket­ing digital
    • Anún­cios em resul­ta­dos de pesquisa ou em out­ros websites
    • SEO (Otimiza­ção para motores de busca)
    • Email mar­ket­ing

    Nas aulas finais, irá apren­der como aplicar estas téc­ni­cas ao seu tra­bal­ho. Este cur­so ele­men­tar inclui testes para val­i­dar o que apren­deu, assim como disponi­bi­liza um cer­ti­fi­ca­do de con­clusão em for­ma­to PDF (acred­i­ta­do pela CDP, Serviço de Cer­ti­fi­cação) após com­ple­tar o curso.

    Criador(es): Justin Cham­pi­on, Guil­laume Del­loue, Abi­gael Don­ahue, AJ Beltis, Matthew How­ells-Bar­by, Corey Brac­ciali­ni, Lind­say Thibeault
    Tópi­co: Mar­ket­ing de conteúdo
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Sim
    Duração: 6.2 horas
    Disponív­el em: Hub­Spot Academy

    Este cur­so rece­beu vari­adas menções na pub­li­cação do Tim no Twit­ter. Para aced­er ao mes­mo, pre­cis­ará de ter uma con­ta de usuário com o Hubspot.

    Todavia, vale bas­tante o seu tem­po. Eu o fiz em poucos min­u­tos ao conec­tar a min­ha con­ta no Google e respon­der a um ques­tionário muito breve.

    O cur­so ini­cia com os princí­pios fun­da­men­tais de mar­ket­ing de con­teú­do e dicas para con­tar a sua história, segui­do de 12 aulas acer­ca de como desen­volver um proces­so de cri­ação de con­teú­do e medir a eficá­cia do mesmo.

    Encabeça­do por vários profis­sion­ais da indús­tria, maio­r­ia deles da equipe de mar­ket­ing do Hub­spot, este cur­so inclui alguns ques­tionários para tes­tar o seu con­hec­i­men­to acer­ca dos tópi­cos abordados.

    No final, pode optar por com­ple­tar um exame de 3 horas, que é con­sti­tuí­do por 60 per­gun­tas de escol­ha múlti­pla, que requerem uma pon­tu­ação entre 45/60 para poder ser aprovado.

    Instrutor(es): Bri­an Peters
    Tópi­co: Anún­cios nas redes sociais
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: 53mins
    Disponív­el em: Skill­share

    Ini­cial­mente gestor dig­i­tal e de redes soci­ais na Buffer, Bri­an Peters intro­duz prin­cipi­antes ao poten­cial que têm anún­cios nas redes soci­ais e como cri­ar uma cam­pan­ha do zero.

    O cur­so de 10 aulas obser­va ter­mos-chaves que todos devem saber, como o que é um funil de mar­ket­ing, esta­b­ele­cer obje­tivos e definir um orça­men­to e otimizar cam­pan­has para obter suces­so a longo-prazo.

    Mais de 21 mil e 500 estu­dantes com­ple­taram-no com cer­ca de 50% das crit­i­cas a indi­carem que excedeu as suas expec­ta­ti­vas – graças à maneira apel­a­ti­va de Bri­an dar as suas aulas e graças aos exem­p­los úteis mostrados.

    Nota adi­cional.
    Este cur­so é gra­tu­ito com o perío­do de teste (tri­al) da Skillshare.

    Instrutor(es): N/A
    Tópi­co: Anún­cios nas redes sociais
    Nív­el: Avança­do
    Cer­ti­fi­cação: Sim (só para o cur­so de vídeo da Twitter)
    Duração: 5.2 horas
    Disponív­el em: Esco­la de Voo da Twitter

    Algu­ma vez imag­i­nou como usar o Twit­ter como uma platafor­ma para anún­cios? Deixe este cur­so mostrar-lhe como em 13 módu­los, pos­te­ri­or­mente reduzi­do em arti­gos que con­cluem com uma ver­i­fi­cação de con­hec­i­men­to através de escol­ha múltipla.

    Dado que este cur­so é para profis­sion­ais de mar­ket­ing expe­ri­entes, os tópi­cos vão des­de intro­dução ao Gestor de Anún­cios da Twit­ter até à avali­ação do suces­so de uma cam­pan­ha em apli­cações móveis e websites.

    Enquan­to nor­mal­mente favore­ce­mos aulas em for­ma­to vídeo, ter a infor­mação com­pi­la­da em arti­gos cur­tos per­mite-lhe ver­i­ficar os tópi­cos abor­da­dos mais rap­i­da­mente. Para começar, ini­cie sessão na sua con­ta no Twit­ter e ficará pron­to, com tudo o que necessita.

    Se o seu maior obje­ti­vo é con­seguir um dis­tin­ti­vo para mostrar nos seus per­fis no Twit­ter e no LinkedIn, tente em con­tra­parti­da o cur­so #Twit­ter­FlightSchool dis­tin­ti­vo de vídeo. Este abor­da anún­cios em for­ma­to vídeo no Twitter.

    Instrutor(es): N/A
    Tópi­co: Mar­ket­ing de pesquisa (SEM)
    Nív­el: Prin­cipi­ante a Intermédio
    Cer­ti­fi­cação: Sim (Cer­ti­fi­ca­do em Anún­cios Google)
    Duração: Depen­dente do seu compromisso
    Disponív­el em: Skill­shop

    Skill­shop pela Google é uma acad­e­mia online que ofer­ece cur­sos acer­ca das suas maiores fer­ra­men­tas, incluindo:

    • Anún­cios Google
    • Acad­e­mia de Dados Analíticos
    • Gestor de Anún­cios Google
    • Platafor­ma de Mar­ket­ing Google
    • Google Negó­cios

    Emb­o­ra o Google Anún­cios se denomine como ide­al para prin­cipi­antes, nós admiti­mos que pre­cisa de algu­ma práti­ca e con­hec­i­men­to com mar­ket­ing de pesquisa (SEM) para seguir as aulas mais facilmente.

    Estes cur­sos estão for­mata­dos à semel­hança da ‘Esco­la de Voo’ da Twit­ter, ain­da que com maior pro­fun­di­dade. Comece com um teste pre­lim­i­nar de capaci­dades, depois ver­i­fique cada tópi­co com atenção, alguns dos quais incluem vídeos opcionais para apro­fun­dar o seu con­hec­i­men­to ain­da mais.

    Gosta­mos que a apren­diza­gem seja ao rit­mo de cada estu­dante. Mas con­sel­ho a ter em con­ta: o ele­va­do número de cur­sos (e tópi­cos) poderão deixá-lo sat­u­ra­do, por isso tire algum tem­po a ver­i­ficar o con­teú­do das aulas antes de com­pro­m­e­ter com qual­quer tópico.

    Instrutor(es): Rachel Shel­don
    Tópi­co: SEO (Otimiza­ção para Motores de Busca)
    Nív­el: Prin­cipi­ante a Intermédio
    Cer­ti­fi­cação: Sim
    Duração: 2h 21m
    Disponív­el em: Hub­Spot

    Lid­er­a­do por Rachel Shel­don, pro­fes­so­ra na Acad­e­mia Hub­spot, este cur­so intro­dutório ao SEO abor­da todos os princí­pios e cumpre com essa mes­ma expec­ta­ti­va. Inclui otimiza­ção de web­sites, SEO téc­ni­co e pesquisa de palavras-chave. Con­tém, tam­bém, planil­has de tra­bal­ho e ques­tionários de 3 questões, segui­do de um exame de 3 horas para tes­tar o seu conhecimento.

    Tal como o out­ro cur­so da Acad­e­mia Hub­spot nes­ta lista, irá obter um cer­ti­fi­ca­do caso obten­ha uma clas­si­fi­cação de, pelo menos, 45/60.

    Instructor(s): Lex­ie Car­bone, Tay­lor Loren
    Tópi­co: Mar­ket­ing de Redes Sociais
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: ~60 mins
    Disponív­el em: Later.com

    Tay­lor – tam­bém pre­sente no cur­so aci­ma acer­ca de como usar o Tik­Tok para negó­cios – coor­de­na este cur­so de uma hora jun­ta­mente com Lex­ie Car­bone, gestor de cam­pan­has de mar­ket­ing na Later.

    Ape­sar deste cur­so ter sido desen­volvi­do em 2019, o con­teú­do per­manece atu­al uma vez que maio­r­ia dos vídeos foram sub­sti­tuí­dos com uma série de 11 arti­gos. Através dos mesmos,aprenderá como poten­ciar as histórias do Insta­gram para aumen­tar o seu vol­ume de negó­cio através da rede social.

    O cur­so está seg­men­ta­do em três temas: design, cresci­men­to e estraté­gia, temas estes que, em sin­to­nia, desem­pen­ham um papel cru­cial em cap­turar e reter o inter­esse dos usuários no Insta­gram. Nós iden­ti­fi­camos o tema ‘cresci­men­to’ par­tic­u­lar­mente útil; as aulas expli­cam os dados analíti­cos das histórias do Insta­gram e como, por sua vez, enten­der cada métri­ca para mel­ho­rar a sua estraté­gia nas histórias.

    Instrutor(es): N/A
    Tópi­co: Mar­ket­ing de pesquisa (SEM)
    Nív­el: Inter­mé­dio
    Cer­ti­fi­cação: Sim (Dis­tin­ti­vo online e cer­ti­fi­ca­do pela Microsoft mais em for­ma­to para impressão)
    Duração: Depen­dente do seu com­pro­mis­so com o curso
    Disponív­el em: Microsoft.com

    Irá faz­er bem mais do que estar a ver os vídeos deste cur­so reple­to de tex­to, que con­ju­ga um guia de estu­do com 230 pági­nas. Con­tu­do, recon­hece­mos que este é dig­no do seu tem­po se pre­tender adi­cionar um dis­tin­ti­vo de cer­ti­fi­cação aos seus per­fis nas redes soci­ais, sobre­tu­do no LinkedIn.

    Os ficheiros para down­load gra­tu­ito incluem uma lista com os tópi­cos acred­i­ta­dos, entre os quais:

    • Os princí­pios bási­cos de pub­li­ci­dade Microsoft e como pub­li­ci­dade em mod­e­lo ‘pagar por clique’ funciona
    • Oferta/licitação, esti­ma­ti­vas de tráfego, e estraté­gias de cus­to por clique
    • Orça­men­tação e faturação
    • Seg­men­tação de per­fis de LinkedIn

    De for­ma a evi­tar a monot­o­nia do for­ma­to de tex­to deste cur­so, o guia de estu­do é com­ple­men­ta­do com cap­turas de ecrã de anún­cios no Bing, assim como com dia­gra­mas de casos de estu­dos fictícios.

    Instrutor(es): Court­ney Sembler 
    Tópi­co: Mar­ket­ing de email
    Nív­el: Prin­cipi­ante a intermédio
    Cer­ti­fi­cação: Sim
    Duração: 3h18min
    Disponív­el em: Later.com

    E‑mails sem graça e impes­soais estão sat­u­ra­dos e não são efi­cazes. Então porque há quem ain­da con­tin­ue a con­fi­ar neste tipo de e‑mails? Este cur­so desafia‑o a repen­sar estraté­gias de e‑mail sat­u­radas através de nove tópi­cos e 28 vídeos, que trazem ques­tionários para o man­ter a par do que vai aprendendo.

    Encabeça­do por Court­ney Sem­bler, super­vi­sor sénior no Hub­Spot, você apren­derá como “humanizar” a sua for­ma de escri­ta, desen­volver relações através de ger­ação de con­tatos, apli­can­do estas lições usan­do a fer­ra­men­ta gra­tui­ta de e‑mail da empresa.

    Tal como em todos os cur­sos cri­a­dos pelo Hub­spot, tem três horas para com­ple­tar um exame com 60 per­gun­tas no final, com a hipótese de obter um cer­ti­fi­ca­do de participação.

    Instrutor(es): N/A
    Top­ic: Mar­ket­ing de pesquisa (SEM)
    Nív­el: Prin­cipi­ante
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: Depen­dente do seu compromisso
    Avail­able at: Word­stream

    Curioso acer­ca do mod­e­lo ‘pagar por clique’? Então deixe que a Word­stream seja o seu men­tor. A sua Uni­ver­si­dade ofer­ece três cur­sos guia­dos para o munir com o con­hec­i­men­to para faz­er pesquisa de palavras-chave, par­tic­i­par em leilões de Google AdWords, assim como otimizar as suas cam­pan­has de anún­cios no Google.

    Como prin­cipi­ante, admi­to a util­i­dade deste cur­so: exis­tem 11 arti­gos expli­can­do os con­ceitos bási­cos, tais como o que é uma taxa de cliques e cus­to por ação, assim como tam­bém tem à sua dis­posição um guia, pas­so a pas­so, de como cri­ar uma con­ta na fer­ra­men­ta de Anún­cios da Google.

    Se quis­er ir mais a fun­do, existe tam­bém uma guia de 32 pági­nas que pode usufruir – e é um down­load gra­tu­ito após a sua inscrição.

    Instrutor(es): N/A
    Tópi­co: Mar­ket­ing (ger­al)
    Nív­el: Prin­cipi­ante a avançado
    Cer­ti­fi­cação: Não
    Duração: N/A
    Disponív­el em: YourPrimer.com

    O Google Primer é uma apli­cação gra­tui­ta para empreende­dores e profis­sion­ais de mar­ket­ing com aulas de 5 min­u­tos que abor­dam mar­ket­ing dig­i­tal, análise, redes soci­ais, dados analíti­cos e muito mais.

    Exis­tem três temas chave à sua escol­ha: Negó­cio & Oper­ações, Mar­ca & Iden­ti­dade e Mar­ket­ing & Análise de resultados.

    O últi­mo tema men­ciona­do é par­tic­u­lar­mente detal­ha­do e rel­e­vante com 10 tópi­cos abrangentes quer para prin­cipi­antes, quer para profis­sion­ais expe­ri­entes. Algu­mas aulas inter­es­santes incluem expandir os seus testes com uti­lizadores, obter o mel­hor rendi­men­to de uma agên­cia cria­ti­va e alcançar o públi­co cer­to através de cam­pan­ha em aplica­ti­vo móvel.

    Poucos cur­sos ofer­e­cem aulas recor­rentes e num for­ma­to tão ami­go do uti­lizador quan­to o Google Primer, por isso recomen­damos fortemente.

    Instrutor(es): N/A
    Tópi­co: Mar­ket­ing (ger­al)
    Nív­el: Principiante
    Cer­ti­fi­cação: Sim
    Duração: 40h
    Disponív­el em: Google Dig­i­tal Garage

    Para um apro­fun­da­men­to acer­ca dos bási­cos do mar­ket­ing dig­i­tal, pode começar com este cur­so acred­i­ta­do pela Uni­ver­si­dade Aber­ta e pela IAB Europa. Será intro­duzi­do à Garagem Dig­i­tal Google, apren­den­do a con­stru­ir e a faz­er crescer a sua estraté­gia de negó­cio online ao lon­go de mais de 26 módulos.

    O cur­so nave­ga tam­bém por entre os princí­pios da Otimiza­ção para motores de bus­ca (SEO) e Mar­ket­ing de pesquisa (SEM), pub­li­ci­dade em dis­pos­i­ti­vo móv­el, mostran­do ain­da como con­stru­ir uma loja de comér­cio digital.

    Ten­do em con­ta o vol­ume de apren­diza­gem esper­a­do, um cur­so de 40 horas não é um com­pro­mis­so assim tão pesa­do no seu cal­endário – espe­cial­mente quan­do pode definir o seu rit­mo de tra­bal­ho, acom­pan­hado por tuto­ri­ais em for­ma­to vídeo e exer­cí­cios práticos.

    Para garan­tir a sua cer­ti­fi­cação para usar no LinkedIn e no seu cur­rícu­lo, terá de pas­sar um exame final com 40 per­gun­tas. A Garagem Dig­i­tal do Google foi tam­bém uma das menções prin­ci­pais na nos­sa pub­li­cação do Twit­ter – se pud­er­mos mencioná-lo.

    Apren­der­SEO não é um cur­so no sen­ti­do lit­er­al do ter­mo. É, ao invés dis­so, um exten­si­vo (e con­stan­te­mente atu­al­iza­do) repositório de recur­sos para todos aque­les que procu­ram mel­ho­rar o seu con­hec­i­men­to sobre otimiza­ção para motores de bus­ca (SEO).

    Eu gos­to do quão detal­ha­do e orga­ni­za­do é este repositório: exis­tem guias exter­nas, cur­sos e vídeos cat­e­go­riza­dos de acor­do com o seu nív­el de exper­iên­cia. Abor­da os fun­da­men­tos de SEO (análise e avali­ações de SEO), dis­cutin­do ain­da os aspec­tos téc­ni­cos da otimiza­ção do orça­men­to e do desen­volvi­men­to de con­tratos de SEO.

    Pode, em para­le­lo, faz­er uma cópia (par­til­háv­el) da fol­ha de tra­bal­ho ajus­ta­da a SEO, que vem com­ple­ta com uma lista de itens numa planil­ha orga­ni­za­da por cores.

    Considerações finais

    Com­ple­tar um cur­so requer com­pro­mis­so (eu dev­e­ria sabê-lo!). Por isso, caso se sin­ta sat­u­ra­do men­tal­mente, primeiro con­sidere o que o deixa mais moti­va­do. Se for mar­ket­ing de con­teú­do, então comece por aí. Depois, avance para áreas mais téc­ni­cas que gostaria de mel­ho­rar, tais como desen­volver e anal­is­ar cam­pan­has de anúncios.

    Todos os cur­sos que aqui estão lis­ta­dos neste arti­go podem ser feitos ao seu próprio rit­mo, por isso tire todo o tem­po necessário para apro­fun­darem cada tópi­co. Ter uma fun­dação sól­i­da é, real­mente, a chave para mel­ho­rar o seu dia-a-dia no mar­ket­ing digital.

    Tem dúvi­das? Envie-me uma men­sagem no Twit­ter.

    Article Performance
    • Websites com ligações
      3

    The number of websites linking to this post.

    This post's estimated monthly organic search traffic.