Este modelo inclui 13 seções vitais necessárias para se proteger e definir expectativas claras com os seus clientes. Também é totalmente personalizável — pode facilmente trocar os nomes, editar os preços e serviços e ajustar os termos e condições de amostra.
Como o criamos?
Pesquisámos mais de 40 agências de SEO e freelancers, analisámos os seus contratos de SEO e extraímos as melhores partes.
Aqui está tudo o que vamos cobrir abaixo:
- Porque preciso de um contrato de SEO?
- Quais são os perigos de não ter um contrato de SEO?
- Como personalizar o modelo de contrato de SEO
Isenção de responsabilidade: lembre-se de que eu, Gary, não sou advogado; nada apresentado aqui deve ser considerado um substituto para aconselhamento jurídico. Nem a Ahrefs, nem eu assumimos qualquer responsabilidade pela maneira como usa essas informações. Embora seja livre para reaproveitar o nosso exemplo de contrato de SEO a seu exclusivo critério, deve sempre consultar um profissional jurídico qualificado.
Ter um bom contrato para os seus serviços de SEO irá:
- Estabelecer mais confiança
- Ajudar a protegê-lo legalmente
- Definir expectativas claras para os seus clientes
Mas espere, não pode apenas ter um contrato verbal?
Eu não posso responder a isto. O que posso fazer é partilhar algumas estatísticas sobre os seus colegas que pesquisamos.
- Dos mais de 40 profissionais em todo o mundo que entrevistamos, 86% usam um contrato por escrito para os seus serviços de SEO.
- Entre os pesquisados estão agências, freelancers e contratados que trabalham em SEO há uma média de 9,5 anos.
- Em média, estes têm 22 pessoas a trabalhar para eles como funcionários ou subcontratados.
Então, um acordo verbal pode funcionar para uma pequena minoria. Mas, de acordo com as pessoas que pesquisámos e a minha experiência pessoal de trabalho em SEO durante mais de uma década, um contrato por escrito é a melhor maneira de fazer negócios.
A meu ver, ter um contrato sólido para o seu negócio é como ter o cartão de embarque pronto antes de voar. Isto tornará a integração de novos clientes muito mais fácil. O seu contrato escrito informa o cliente para onde está a ir e como chegar lá.
Aqui estão algumas idéias adicionais daqueles que pesquisamos:
Chris Anderson sobre como o seu contrato de SEO ajudará a estabelecer confiança:
“O nosso contrato salvou-nos muitas vezes porque nos certificamos de que era estanque. Mais do que tudo, inspira a confiança para cumprir o acordo e não apenas desistir quando a pressão está alta. Trabalhamos com clientes de todo o mundo, portanto, ter um profissional jurídico para rever a parte que garante que o contrato está de acordo com a nossa legislação local é importante. ”
Samuel Hurley sobre como o seu contrato de SEO ajudará a protegê-lo:
“Durante os nossos primeiros dias como uma nova agência, trabalhávamos com empresas muito pequenas, onde o nosso ponto de contato costumava ser o proprietário da empresa. Aconteceu mais do que uma vez o proprietário querer reduzir repentinamente o nosso orçamento ou realocar ad hoc mensalmente sem aviso prévio.Foi quando o contrato realmente nos protegeu. Além disso, achamos particularmente importante ter um ponto de referência a dizer “isto é o que combinamos”. Na nossa indústria, muitas vezes pode ser esquecido, especialmente se a contenção estiver em uso por um longo período de tempo. ”
Brian Craig sobre como o seu contrato de SEO ajuda a definir expectativas claras:
“O principal benefício do contrato de SEO é que define as expectativas antecipadamente. Mesmo quando surgem problemas, acredito que as pessoas geralmente tentam fazer a coisa certa. A maioria dos conflitos vem de expectativas não atendidas ou não expressas. Se houver alguma dúvida sobre como certas situações são tratadas, podemos consultar este documento que assinamos sobre como lidar com isto da maneira certa. Acho que é sempre importante ter um advogado que analise contratos como este, embora economize muito dinheiro se já tiver um esboço e um modelo do que deseja fazer. ”
Sem um acordo por escrito, algumas coisas que diz verbalmente ou em e‑mails podem ser mal aplicadas ou mal interpretadas, resultando em:
- Argumentos dolorosamente longos que destroem a confiança (mesmo que não seja o culpado).
- Ser forçado a fazer um trabalho que não queria ou não tinha que fazer.
- Um cliente insatisfeito a escrever críticas negativas em todos os lugares.
- Na pior das hipóteses, entrar numa batalha judicial.
Algumas pessoas acreditam erroneamente que, se não tiverem um contrato escrito, não podem ser responsabilizadas por nada e não podem ser processadas. Dizer que esse pensamento é arriscado é um eufemismo.
Os países e as leis variam, mas sei que nos Estados Unidos, em alguns casos que envolvem trabalho contratado, não é necessário um contrato por escrito para processar e ser processado. Portanto, embora ter um contrato por escrito para os serviços de SEO não negue completamente a possibilidade de uma disputa, estes são provavelmente menos prováveis de acontecer, uma vez que as expectativas e os resultados são definidos e acordados no seu contrato.
Resumindo: mesmo que decida usar o nosso modelo, deve sempre consultar um profissional jurídico antes de enviar um contrato para os seus serviços de SEO aos seus clientes.
“O documento legal que usamos faz referência a todas as nossas conversas anteriores com clientes e, portanto, nos referimos a este, não como um contrato, mas como um acordo que temos em vigor para o trabalho para o qual os nossos clientes nos contratam. Os nossos acordos são todos preparados por representantes legais. Isto é para garantir que não apenas façamos a coisa certa pelos nossos clientes, mas também que, quando chegar a hora, saibamos com o que estamos a lidar e como as leis locais nos protegem. Este acordo tem nos ajudado todos os dias. ”
O nosso modelo de contrato de SEO inclui 13 componentes principais extraídos de pesquisas com mais de 40 profissionais de SEO e revisão manual de mais de uma dúzia de contratos de SEO reais. Mas cada modelo é um modelo, o que significa que precisa de o personalizar.
Portanto, antes de enviar este contrato para os seus clientes, deixe-me guiá-lo por cada um dos 13 componentes e como pode personalizá-los.
- Definições de contrato
- Suas responsabilidades
- As responsabilidades do cliente
- Duração
- Pagamento
- Terminação
- Garantias
- Responsabilidade
- Indemnização
- Força maior
- Jurisdição e Interpretação
- Confidencialidade
- Assinatura
1. Definiçoes de contrato
Esta seção inclui uma definição do que significam os principais termos do seu contrato. Pode parecer tolo, mas é super importante.
Por exemplo, quando se refere a “SEO” ou “trabalho de SEO”, a que está exatamente a referir-se? O seu cliente pode ter uma definição em mente, mas pode ter um conceito completamente diferente desta frase. Este é um lugar excelente para remover todas as dúvidas sobre frases, termos ou conceitos e permitir que siga em frente sem se preocupar com interpretações errôneas.
2. Suas responsabilidades
Esta seção deve descrever o que fará como contratado de SEO, quando e como. É onde deseja definir até onde o seu objetivo de serviços irá para o cliente.
Uma vez que os serviços de SEO que fornece variam naturalmente ao longo do tempo devido às atualizações do algoritmo do mecanismo de pesquisa e às necessidades do cliente, não seja muito específico sobre os processos que usará. Dessa forma, não se prende a nenhuma tática ou fluxo de trabalho.
Em vez disso, concentre-se em descrever cada entrega que será benéfica para o SEO geral do cliente. Portanto, conforme personalizar esta seção, relacione as coisas básicas que faz para que o SEO alcance cada entrega, como SEO no local ou na página.
E pelo amor de tudo o que é bom em SEO, não seja uma daquelas pessoas que promete uma métrica específica, como uma Posição de Domínio (DR) específica ou posição# 1 no Google!
3. As responsabilidades do cliente
Agora vamos atirar a moeda para descrever o objetivo da responsabilidade dos seus clientes — o que eles farão, quando e como.
Ao rever esta seção, pense noutras coisas com as quais deseja que o seu cliente se comprometa além de pagar pelos seus serviços. Por exemplo, pode querer descrever como deve ser contatado para solicitações. Também pode explicar quais os recursos que precisam de fornecer para que faça o seu trabalho adequadamente.
4. Duração
Como o SEO é um processo contínuo, esta seção define quanto tempo este acordo vai durar.
Cada profissional é diferente, então precisa de ajustar esta seção para definir com precisão a duração do contrato.
Tem um prazo obrigatório de seis meses em que precisa que o seu cliente se comprometa com os seus serviços para que possa entregar bons resultados? Os seus serviços são mensais? Quando o contrato expira? Este é um bom lugar para definir isso.
5. Pagamento
A seção de pagamento deste contrato descreve mais do que apenas quanto vai cobrar pelo trabalho de SEO. Notará que há seções de espaço reservado que descrevem penalidades específicas para pagamentos atrasados e, em seguida, há cláusulas que descrevem como insolvências e disputas devem ser tratadas. Reveja-os e use-os como um guia para determinar as cláusulas de pagamento do seu contrato.
>
6. Terminação
A sua cláusula de rescisão é muito importante porque lhe dará ou ao cliente a base legal para rescindir o contrato amigavelmente. Portanto, nesta seção, deve definir o que constitui uma violação de contrato e como essas instâncias serão tratadas.
Se não houver violação do contrato, o seu cliente pode rescindir o contrato quando quiser? E se você ou seu cliente fecharem as portas ou simplesmente não quiserem mais trabalhar juntos? Edite as cláusulas para definir precisamente quando e como o contrato pode ser rescindido.
7. Garantias
A seção de garantias é basicamente uma promessa formal de ambas as partes de cumprir a sua parte do acordo e seguir algumas regras básicas. Também pode protegê-lo de práticas antiéticas, como caça furtiva.
Dê uma olhada no nosso exemplo de contrato de SEO e adicione quaisquer outras “promessas” com as quais você ou seu cliente deveriam concordar. Cada região e país são diferentes, portanto, o nosso inclui o básico que será necessário na maioria das situações.
8. Responsabilidade
A responsabilidade é uma grande preocupação como provedor de serviços. Embora não haja nenhum dano material que possa ser causado, a reputação da sua empresa e o dinheiro estão em jogo.
Portanto, esta seção do nosso exemplo de contrato de SEO basicamente diz aos seus clientes que não tem controlo sobre como o Google escolhe posicionar os seus websites. Este explica astutamente que não pode ser responsabilizado por resultados indesejáveis, como posicionamentos baixos, leads que não se convertem em clientes ou qualquer outra métrica de vaidade além do seu controlo. Claro, deve responsabilizar-se pelas entregas acima com as quais concordou.
Definir limites claros de responsabilidade ajudará tremendamente a definir expectativas razoáveis e evitar reclamações. Portanto, ao rever esta seção, preste atenção extra à seção de responsabilidade do seu contrato e certifique-se de que funciona! Isto pode evitar muito stress mais tarde!
9. Indemnização
Indemnizar significa “proteger (alguém) contra a responsabilidade legal pelas suas ações” e, potencialmente, “compensar a perda” se forem arrastados para uma disputa legal.
Por outras palavras, a seção de indemnização do nosso contrato é basicamente onde dois concordam em não se atirarem para baixo do autocarro. Isto protege‑o de ser processado.
Por exemplo, se o seu cliente disser para colocar algo no seu website e for mais tarde processado por isto, não gostaria que ele lhe apontasse a culpa. Esta seção existe para evitar isso e definir que tipo de compensação deve receber no raro evento de ser arrastado para uma disputa legal.
Consulte o seu advogado para se certificar de que está totalmente protegido antes de enviar um contrato para ser assinado.
10. Força Maior
Num contrato comercial, “força maior” refere-se a eventos incontroláveis ou imprevisíveis que tornam impossível o cumprimento do acordo. Isto inclui eventos raros, como um tornado atingindo a sua área, tornando‑o incapaz de se conectar à Internet. Também pode incluir outras coisas, como uma pandemia global (já não é tão rara!), uma guerra ou um incêndio.
Se outros eventos de “força maior” são comuns na sua área, este é um ótimo lugar para definir quais são.
11. Jurisdição e Interpretação
O objetivo de um contrato é ser juridicamente vinculativo, certo? A cláusula de jurisdição num contrato estabelece qual o tribunal local que terá jurisdição sobre quaisquer disputas. E a cláusula de interpretação não dá espaço para outra parte contradizer o significado claro dos termos usados no seu contrato.
Normalmente, deseja adicionar a sua jurisdição local, para não ter que viajar muito para resolver as coisas em caso de disputa. Verifique com o seu advogado ao personalizar esta seção.
12. Confidencialidade
A cláusula de confidencialidade ajudará a protegê-lo e ao seu cliente do uso indevido de informações pessoais. Ao rever esta seção, tente listar as informações privadas que solicitará ao seu cliente. Isto ajudá-lo‑à a confiar-lhe essas informações.
Ao concordar solenemente em proteger-se mutuamente nesta cláusula, ambas as partes terão mais incentivos para implementar medidas preventivas para que informações confidenciais, como números de segurança social, números de telefone pessoal, entre outros, sejam mantidas em sigilo.
13. Assinatura
Eu não acho que isto precisa de ser explicado. É bom senso ter uma seção onde ambas as partes irão assinar e datar o documento.
No entanto, tenho uma recomendação sobre a seção de assinaturas.
Os seus clientes provavelmente esperam que seja algum génio da Internet, certo? Portanto, pode parecer um pouco amador se lhes enviar o seu contrato de SEO em PDF e esperar que eles encontrem tempo na sua agenda lotada para imprimi-lo, assiná-lo, digitalizá-lo e enviá-lo de volta. Que pesadelo.
Além disso, os clientes muitas vezes adiam ou esquecem, se acharem que muitas etapas serão necessárias.
Então, para aumentar o ‘fator uau’, sugiro que envie o contrato para ser assinado digitalmente! Existem muitas aplicações de assinatura eletrónica, mas algumas são desnecessariamente complicadas e podem ficar caras. Eu gosto de usar esta porque é super simples, os seus atalhos de auditoria certificam a assinatura do seu cliente como juridicamente vinculativa e eu mencionei que é gratuito?
Vou até dar 12 licenças no meu plano de negócios pago da aplicação para aqueles que obtiverem o maior número de partilhas deste artigo no Twitter e LinkedIn.
É super simples: carregue o seu PDF, clique onde deseja que eles adicionem o seu nome e assinatura — e voilà! Basta enviá-lo ao seu cliente e fazer o login em menos de um minuto.
Pensamentos finais
Se não tem usado um contrato para os seus serviços de SEO, esperamos que este modelo lhe dê essa vantagem competitiva e inspire mais confiança ao fechar novos clientes.
Ao editar o modelo, lembre-se destes dois pontos principais:
- Defina expectativas claras. Não tenha medo de ser detalhado no seu contrato. Definir claramente, desde o início, o que será feito, por quem e quando, evitará mal-entendidos e preparará o terreno para um relacionamento comercial tranquilo.
- Consulte o seu advogado. Dei-lhe algumas dicas práticas e exemplos, mas não estou qualificado para lhe dar conselhos jurídicos. Antes de enviar um contrato, consulte o seu advogado.
Avise-me via LinkedIn se tiver alguma dúvida ao personalizar o nosso modelo.
Agradecimentos adicionais vão para estas pessoas pela sua contribuição para a nossa pesquisa:
Jonathan Gorham, enginescout.com.au
Markelle Harden, knowmad.com
Gareth Hoyle, marketingsignals.com