Como Escrever um Título Irresistível em 3 Passos Fáceis

Como Escrever um Título Irresistível em 3 Passos Fáceis

Avatar
Criativo baseado em dados, amante de chá, nerd de palavras, e dono de BrettGFriedman.com, o endereço de internet que eu chamo de casa.
    Mes­mo que ten­ha escrito a mel­hor pub­li­cação de blog do mun­do, ninguém vai lê-lo sem um títu­lo vencedor.

    Porquê?

    Porque tem que gan­har o clique. E essa é a função do título.

    Nes­ta pub­li­cação, apren­derá a escr­ev­er um títu­lo irre­sistív­el que atrai cliques sem ser isco de cliques.

    Mas primeiro…

    Um títu­lo é uma des­ig­nação, um nome.

    Um bom títu­lo faz três coisas:

    • Chama a atenção do leitor
    • Deixa o leitor curioso o sufi­ciente para clicar
    • Descreve o con­teú­do com precisão

    Se con­seguir faz­er os três numa úni­ca frase, vai gan­har todos os leitores que quiser.

    Um bom títu­lo leva as pes­soas ao seu arti­go. Na ver­dade, o seu títu­lo será, na maio­r­ia dos casos, o úni­co fator que as pes­soas usam para decidir se vale a pena ler o seu artigo.

    E os títu­los com­petem pela atenção de for­mas difer­entes, depen­den­do da platafor­ma em que aparecem.

    Nas redes sociais

    O seu arti­go está cober­to por um rolo infini­to de notí­cias alar­mantes, pub­li­cações de pes­soas favoritas do seu públi­co e anún­cios per­son­al­iza­dos para levar os seus cére­bros da nave­g­ação à com­pra. Ago­ra lem­bre-se de que as pes­soas têm uma capaci­dade de atenção cada vez mais lim­i­ta­da. O seu títu­lo pre­cisa com­pe­tir e vencer todos ess­es con­cor­rentes alta­mente treinados.

    Nas linhas de assunto do email

    O tra­bal­hador de escritório padrão recebe 121 e‑mails por dia. Mes­mo que ape­nas 10% dess­es sejam boletins infor­ma­tivos com lig­ações para pub­li­cações de blogs, a maio­r­ia das pes­soas não lê 12 pub­li­cações por dia. Elas escol­herão os mais atraentes com base nos seus títulos.

    Dos resultados da pesquisa

    O web­site médio obtém quase 2/3 do seu tráfego do Google. Um bom títu­lo aumen­tará a prob­a­bil­i­dade de os uti­lizadores cli­carem na sua pági­na sobre os out­ros resultados.

    Escr­ev­er um títu­lo não é assim tão difí­cil. Pode obter o bási­co com um sis­tema sim­ples de três pas­sos. Bas­ta man­ter algu­mas coisas em mente enquan­to tra­bal­ha nisso:

    • Deve escr­ev­er os seus títu­los para os uti­lizadores do Google, já que, provavel­mente, como men­ciona­do ante­ri­or­mente, a maior parte do seu tráfego vem de pesquisas.
    • Nor­mal­mente, é mel­hor escr­ev­er o seu títu­lo antes de escr­ev­er a sua pub­li­cação do blog, então este sis­tema ado­ta essa abor­dagem. Dito isso, ain­da pode usar cada pas­so para refi­nar um títu­lo ad hoc.
    • Deve evi­tar iscos de cliques ten­do o ver­dadeiro con­teú­do dos arti­gos em mente enquan­to segue os pas­sos. Fre­quente­mente, escr­ev­er um títu­lo depois de escr­ev­er o arti­go faz com que prometa em dema­sia o que os leitores obterão do arti­go. Se o arti­go não fun­cionar, bem, isso é isco de cliques.

    Mas vai cumprir. Porque tem o guia para espe­cial­is­tas de Rebekah Bek 😉

    Ago­ra vamos escr­ev­er aque­le título!

    1. Escol­ha um formato
    2. Adi­cione um ângu­lo vence­dor
    3. Torne‑o humano

    1. Escolha um formato

    Dig­amos que está a escr­ev­er uma pub­li­cação sobre as mel­hores pro­teí­nas em pó. Qual­quer um destes for­matos de títu­lo pode funcionar:

    • Lis­ti­cle: 10 Mel­hores Pro­teí­nas em Pó para Cri­ar Mús­cu­los em 2021
    • Como faz­er: Como Escol­her a Mel­hor Pro­teí­na em Pó para Si
    • Tuto­r­i­al: Mel­hor Pro­teí­na em Pó: Escol­her a Mel­hor em 6 Passos
    • Arti­go de Opinião: Existe Real­mente a Mel­hor Pro­teí­na em Pó? A Ciên­cia Diz Que Não
    • Análise: Revisão do Opti­mum Nutri­tion Gold Stan­dard: A Mel­hor Pro­teí­na em Pó
    • Com­para­ção: Opti­mum Nutri­tion vs. MyPro­tein: Qual a Mel­hor Pro­teí­na em Pó?

    Mas lem­bre-se que, para a maio­r­ia dos web­sites, a fonte mais impor­tante de tráfego é o Google. Por­tan­to, não deve ape­nas escol­her o for­ma­to do títu­lo que soa mel­hor para si. Deve escol­her aque­le que os uti­lizadores estão real­mente à procu­ra para ter a mel­hor hipótese de posicionamento.

    Como pode fazê-lo?

    Olhe para as pági­nas atu­ais mais bem posi­cionadas para a sua palavra-chave alvo no Google e ver­i­fique se há um ângu­lo dom­i­nante. Pode ver que os três prin­ci­pais arti­gos sobre a “mel­hor pro­teí­na em pó” são todos listicles.

    Este­ja ciente de que os resul­ta­dos de pesquisa do Google são per­son­al­iza­dos com base em fatores como sua local­iza­ção e históri­co de pesquisa. Para com­bat­er isso, use a Bar­ra de Fer­ra­men­tas de SEO da Ahrefs num sep­a­rador anón­i­mo para sim­u­lar uma pesquisa no país- e idioma-alvo.

    Lem­bre-se de que o tipo de títu­lo que fun­ciona mel­hor varia de acor­do com o seu tópi­co. Emb­o­ra um lis­ti­cle seja mel­hor para uma pub­li­cação sobre as mel­hores pro­teí­nas em pó, um títu­lo de como faz­er é mel­hor para a pub­li­cação que está a ler ago­ra. E o seu tópi­co pode pre­cis­ar de um arti­go de opinião. Tudo depende dos dados de pesquisa.

    PRO TIP

    Se estiv­er a escr­ev­er um títu­lo para uma pub­li­cação exis­tente que não cor­re­spon­da ao ângu­lo dom­i­nante nos resul­ta­dos da pesquisa, con­sidere se pode alter­ar o ângu­lo com peque­nas edições. Por exem­p­lo, pode trans­for­mar rap­i­da­mente um tuto­r­i­al em um lis­ti­cle alteran­do algu­mas palavras:

    Escre­va o Seu Mel­hor Títu­lo: Um Sis­tema de Seis Passos

    6 For­mas de Escr­ev­er um Bom Título

    2. Adicione um ângulo vencedor

    Ago­ra que definiu o for­ma­to, pre­cisa encon­trar o ângu­lo de posi­ciona­men­to no topo.

    Uti­lizan­do os mes­mos arti­gos do últi­mo pas­so, pro­cure palavras difer­en­ci­ado­ras. Ao olhar para lis­ti­cles, por exem­p­lo, a maio­r­ia dos arti­gos começa com “# Mel­hores Pro­teí­nas em Pó para…”

    O que vem depois deste “para” é o ângu­lo. No caso da “mel­hor pro­teí­na em pó”, o ângu­lo dom­i­nante é o gênero, ou seja, “Para Home­ns” ou “Para Mulheres”.

    Mas tam­bém exis­tem out­ras opções na SERP, como:

    • Para uma mel­hor nutrição”
    • Para cada dieta”
    • Para si”

    Ao escol­her o seu ângu­lo, pre­cisa equi­li­brar o que os uti­lizadores dese­jam com o que pode escr­ev­er de for­ma ade­qua­da. Se é um espe­cial­ista e sabe que um ângu­lo especí­fi­co faz mais sen­ti­do do que out­ro, deve ado­tar esse ângulo.

    Se não hou­ver um ângu­lo dom­i­nante óbvio, con­cen­tre-se em um bene­fí­cio claro, um fator de difer­en­ci­ação do seu produto/serviço ou sim­ples­mente algo que ain­da não foi foca­do, des­de que seja algo que os seus leitores dese­jam alcançar.

    Por exem­p­lo:

    • Para per­da de peso”
    • Para cri­ar músculos”
    • Para aumen­tar volume”

    Depois de ter as partes bási­cas do títu­lo, ou seja, for­ma­to e ângu­lo, só pre­cisa faz­er mais uma coisa …

    3. Torne‑o humano

    Para real­mente acer­tar em cheio com os leitores, pre­cisa tornar o seu títu­lo humano.

    Se você é humano, isso deve ser fácil. Use adje­tivos ou fig­uras de lin­guagem que usaria para descr­ev­er casual­mente o arti­go ao seu mel­hor amigo.

    Então, em vez de “10 mel­hores pro­teí­nas em pó para per­da de peso”, pode ter:

    • 10 mel­hores pro­teí­nas em pó para per­da de peso sem esforço
    • 10 mel­hores pro­teí­nas em pó para elim­i­nar aque­le peso a mais
    • 10 mel­hores pro­teí­nas em pó para ficar definido

    Para tornar este proces­so mais fácil, uti­lize a lin­guagem dos seus leitores. Em todos os setores, existe um jargão, uma gíria e uma for­ma pes­soal com que as pes­soas “por den­tro” falam sobre as suas coisas favoritas. Se tiv­er tem­po livre, leia o máx­i­mo de arti­gos sobre o assun­to que puder.

    Tam­bém pode nave­g­ar nas redes soci­ais sobre o seu tópi­co. Red­dit, Twit­ter e LinkedIn são óti­mos lugares para encon­trar fras­es de nicho e lin­guagem especí­fi­ca da comu­nidade. Alguns sub­red­dits até vêm com um Wiki e um Glossário que definem palavras-chave.

    Wiki do r/fitness

    Usan­do estas infor­mações, pode escol­her um títu­lo como “17 Pro­teí­nas em Pó que o Aju­dam a Alcançar as Suas Metas de Macronu­tri­entes” ou “14 Pro­teí­nas em Pó para Trans­porte Rápi­do e Fácil, Preparação e Consumo”.

    Escol­her um for­ma­to, ângu­lo e “human­izá-lo” é sufi­ciente para o proces­so pas­so-a-pas­so “bási­co” de como escr­ev­er um títu­lo vencedor.

    Dito isso, depois de anos escreven­do títu­los, temos qua­tro dicas para si.

    1. Adicionar solidez

    Quan­to mais con­cre­to for o títu­lo, mais fácil será de ler. Quan­to mais fácil de ler, mais as pes­soas vão gostar. Quan­to mais as pes­soas gostarem, maior será a prob­a­bil­i­dade de cli­carem nele.

    É assim tão sim­ples. E a solidez vem de itens tangíveis do mun­do real.

    Por exem­p­lo, em vez de “Pro­teí­na Em Pó Para Gan­ho De Peso”, exper­i­mente “15 Pro­teí­nas Em Pó Saborosas Para Ajudá-lo A Gan­har 1 Qui­lo Por Sem­ana Em Músculos”.

    2. Surpreenda e deleite

    Se a sua meta é obter tráfego de lugares difer­entes da pesquisa orgâni­ca, como redes soci­ais, a intenção de pesquisa cor­re­spon­dente pode não ser tão impor­tante. Pode causar mais impacto dizen­do algo inter­es­sante e inco­mum para faz­er as pes­soas pararem e clicarem.

    Não existe uma fór­mu­la real para isto; depende de con­hecer o seu públi­co-alvo, a lin­guagem que eles usam e o que pode ecoar neles.

    3. Crie lacunas de curiosidade

    Dê as suas infor­mações a todos, exce­to a aque­le que dese­ja deixar curioso, por exem­p­lo, “Todos estão a faz­er x, menos você!”. Cer­ti­fique-se de sub­stan­ciar essa afir­mação no seu arti­go para que não seja ape­nas mais uma peça de isco de cliques.

    4. Teste variantes de título

    Ao pub­licar o seu arti­go em platafor­mas de redes soci­ais, pode escol­her um títu­lo difer­ente. Teste as vari­antes do tema prin­ci­pal para ver se um títu­lo recebe mais cliques, gos­tos, comen­tários e par­til­has. Em segui­da, use‑o como o títu­lo prin­ci­pal da sua publicação.

    Pensamentos finais

    Elab­o­rar um títu­lo vence­dor não é ciên­cia de foguetões. É ciên­cia de mar­ket­ing. E isso é sig­ni­fica­ti­va­mente mais fácil. Na ver­dade, se usar o sis­tema de três pas­sos detal­ha­do aci­ma, poderá acom­pan­har os mel­hores escritores do seu setor.

    Quan­do estiv­er pron­to para se tornar o mel­hor escritor de títu­los, con­fi­ra os clás­si­cos do copy­writ­ing. Todos eles têm as suas próprias fór­mu­las de títu­los baseadas em evidên­cias com a teo­ria para apoiá-los.

    Estes são os cin­co livros que mais me ensinaram:

    1. Sci­en­tif­ic Adver­tis­ing de Claude Hop­kins. Intro­duz­iu o con­ceito de “teste de copy” detal­han­do os títu­los mais efi­cazes usa­dos ​​no mar­ket­ing de respos­ta dire­ta por vol­ta de 1923.
    2. Test­ed Adver­tis­ing Meth­ods de John Caples. Os méto­dos de Claude Hop­kins foram refi­na­dos por mais de uma déca­da. Inclui as fór­mu­las de títu­lo de maior suces­so que ain­da recebem cliques quase um sécu­lo depois.
    3. Break­through Adver­tis­ing de Eugene Schwartz. Intro­duz­iu a ideia de ‘Con­scien­cial­iza­ção de Mar­ca’ e como com­er­cializar para cada nív­el de consumidor.
    4. The Wiz­ard of Ads de Roy Williams. Este é um favorito pes­soal mais mod­er­no que tem uma das abor­da­gens mais exclu­si­vas para dire­itos de autor que existe.
    5. Great Leads de Michael Mas­ter­son. Con­cen­tra­do exclu­si­va­mente em como escr­ev­er a primeira lin­ha de tex­to para causar o maior impacto no seu público.

    E quan­do for um espe­cial­ista em redação de títu­los total­mente atu­al­iza­do, otimize o resto do seu arti­go com o mági­co guia para copy­writ­ing de SEO de Si Quan Ong .

    Sin­ta-se à von­tade para entrar em con­ta­to no Twit­ter e me pedir um título!