Porquê?
Porque tem que ganhar o clique. E essa é a função do título.
Nesta publicação, aprenderá a escrever um título irresistível que atrai cliques sem ser isco de cliques.
Mas primeiro…
- O que é um título?
- Porque é que os títulos são importantes?
- Como escrever um título em 3 passos
- 4 dicas para escrever títulos
Um título é uma designação, um nome.
Um bom título faz três coisas:
- Chama a atenção do leitor
- Deixa o leitor curioso o suficiente para clicar
- Descreve o conteúdo com precisão
Se conseguir fazer os três numa única frase, vai ganhar todos os leitores que quiser.
Um bom título leva as pessoas ao seu artigo. Na verdade, o seu título será, na maioria dos casos, o único fator que as pessoas usam para decidir se vale a pena ler o seu artigo.
E os títulos competem pela atenção de formas diferentes, dependendo da plataforma em que aparecem.
Nas redes sociais
O seu artigo está coberto por um rolo infinito de notícias alarmantes, publicações de pessoas favoritas do seu público e anúncios personalizados para levar os seus cérebros da navegação à compra. Agora lembre-se de que as pessoas têm uma capacidade de atenção cada vez mais limitada. O seu título precisa competir e vencer todos esses concorrentes altamente treinados.
Nas linhas de assunto do email
O trabalhador de escritório padrão recebe 121 e‑mails por dia. Mesmo que apenas 10% desses sejam boletins informativos com ligações para publicações de blogs, a maioria das pessoas não lê 12 publicações por dia. Elas escolherão os mais atraentes com base nos seus títulos.
Dos resultados da pesquisa
O website médio obtém quase 2/3 do seu tráfego do Google. Um bom título aumentará a probabilidade de os utilizadores clicarem na sua página sobre os outros resultados.
Escrever um título não é assim tão difícil. Pode obter o básico com um sistema simples de três passos. Basta manter algumas coisas em mente enquanto trabalha nisso:
- Deve escrever os seus títulos para os utilizadores do Google, já que, provavelmente, como mencionado anteriormente, a maior parte do seu tráfego vem de pesquisas.
- Normalmente, é melhor escrever o seu título antes de escrever a sua publicação do blog, então este sistema adota essa abordagem. Dito isso, ainda pode usar cada passo para refinar um título ad hoc.
- Deve evitar iscos de cliques tendo o verdadeiro conteúdo dos artigos em mente enquanto segue os passos. Frequentemente, escrever um título depois de escrever o artigo faz com que prometa em demasia o que os leitores obterão do artigo. Se o artigo não funcionar, bem, isso é isco de cliques.
Mas vai cumprir. Porque tem o guia para especialistas de Rebekah Bek 😉
Agora vamos escrever aquele título!
1. Escolha um formato
Digamos que está a escrever uma publicação sobre as melhores proteínas em pó. Qualquer um destes formatos de título pode funcionar:
- Listicle: 10 Melhores Proteínas em Pó para Criar Músculos em 2021
- Como fazer: Como Escolher a Melhor Proteína em Pó para Si
- Tutorial: Melhor Proteína em Pó: Escolher a Melhor em 6 Passos
- Artigo de Opinião: Existe Realmente a Melhor Proteína em Pó? A Ciência Diz Que Não
- Análise: Revisão do Optimum Nutrition Gold Standard: A Melhor Proteína em Pó
- Comparação: Optimum Nutrition vs. MyProtein: Qual a Melhor Proteína em Pó?
Mas lembre-se que, para a maioria dos websites, a fonte mais importante de tráfego é o Google. Portanto, não deve apenas escolher o formato do título que soa melhor para si. Deve escolher aquele que os utilizadores estão realmente à procura para ter a melhor hipótese de posicionamento.
Como pode fazê-lo?
Olhe para as páginas atuais mais bem posicionadas para a sua palavra-chave alvo no Google e verifique se há um ângulo dominante. Pode ver que os três principais artigos sobre a “melhor proteína em pó” são todos listicles.
Esteja ciente de que os resultados de pesquisa do Google são personalizados com base em fatores como sua localização e histórico de pesquisa. Para combater isso, use a Barra de Ferramentas de SEO da Ahrefs num separador anónimo para simular uma pesquisa no país- e idioma-alvo.
Lembre-se de que o tipo de título que funciona melhor varia de acordo com o seu tópico. Embora um listicle seja melhor para uma publicação sobre as melhores proteínas em pó, um título de como fazer é melhor para a publicação que está a ler agora. E o seu tópico pode precisar de um artigo de opinião. Tudo depende dos dados de pesquisa.
Se estiver a escrever um título para uma publicação existente que não corresponda ao ângulo dominante nos resultados da pesquisa, considere se pode alterar o ângulo com pequenas edições. Por exemplo, pode transformar rapidamente um tutorial em um listicle alterando algumas palavras:
Escreva o Seu Melhor Título: Um Sistema de Seis Passos
→
6 Formas de Escrever um Bom Título
2. Adicione um ângulo vencedor
Agora que definiu o formato, precisa encontrar o ângulo de posicionamento no topo.
Utilizando os mesmos artigos do último passo, procure palavras diferenciadoras. Ao olhar para listicles, por exemplo, a maioria dos artigos começa com “# Melhores Proteínas em Pó para…”
O que vem depois deste “para” é o ângulo. No caso da “melhor proteína em pó”, o ângulo dominante é o gênero, ou seja, “Para Homens” ou “Para Mulheres”.
Mas também existem outras opções na SERP, como:
- “Para uma melhor nutrição”
- “Para cada dieta”
- “Para si”
Ao escolher o seu ângulo, precisa equilibrar o que os utilizadores desejam com o que pode escrever de forma adequada. Se é um especialista e sabe que um ângulo específico faz mais sentido do que outro, deve adotar esse ângulo.
Se não houver um ângulo dominante óbvio, concentre-se em um benefício claro, um fator de diferenciação do seu produto/serviço ou simplesmente algo que ainda não foi focado, desde que seja algo que os seus leitores desejam alcançar.
Por exemplo:
- “Para perda de peso”
- “Para criar músculos”
- “Para aumentar volume”
Depois de ter as partes básicas do título, ou seja, formato e ângulo, só precisa fazer mais uma coisa …
3. Torne‑o humano
Para realmente acertar em cheio com os leitores, precisa tornar o seu título humano.
Se você é humano, isso deve ser fácil. Use adjetivos ou figuras de linguagem que usaria para descrever casualmente o artigo ao seu melhor amigo.
Então, em vez de “10 melhores proteínas em pó para perda de peso”, pode ter:
- “10 melhores proteínas em pó para perda de peso sem esforço”
- “10 melhores proteínas em pó para eliminar aquele peso a mais”
- “10 melhores proteínas em pó para ficar definido”
Para tornar este processo mais fácil, utilize a linguagem dos seus leitores. Em todos os setores, existe um jargão, uma gíria e uma forma pessoal com que as pessoas “por dentro” falam sobre as suas coisas favoritas. Se tiver tempo livre, leia o máximo de artigos sobre o assunto que puder.
Também pode navegar nas redes sociais sobre o seu tópico. Reddit, Twitter e LinkedIn são ótimos lugares para encontrar frases de nicho e linguagem específica da comunidade. Alguns subreddits até vêm com um Wiki e um Glossário que definem palavras-chave.
Usando estas informações, pode escolher um título como “17 Proteínas em Pó que o Ajudam a Alcançar as Suas Metas de Macronutrientes” ou “14 Proteínas em Pó para Transporte Rápido e Fácil, Preparação e Consumo”.
Escolher um formato, ângulo e “humanizá-lo” é suficiente para o processo passo-a-passo “básico” de como escrever um título vencedor.
Dito isso, depois de anos escrevendo títulos, temos quatro dicas para si.
1. Adicionar solidez
Quanto mais concreto for o título, mais fácil será de ler. Quanto mais fácil de ler, mais as pessoas vão gostar. Quanto mais as pessoas gostarem, maior será a probabilidade de clicarem nele.
É assim tão simples. E a solidez vem de itens tangíveis do mundo real.
Por exemplo, em vez de “Proteína Em Pó Para Ganho De Peso”, experimente “15 Proteínas Em Pó Saborosas Para Ajudá-lo A Ganhar 1 Quilo Por Semana Em Músculos”.
2. Surpreenda e deleite
Se a sua meta é obter tráfego de lugares diferentes da pesquisa orgânica, como redes sociais, a intenção de pesquisa correspondente pode não ser tão importante. Pode causar mais impacto dizendo algo interessante e incomum para fazer as pessoas pararem e clicarem.
Não existe uma fórmula real para isto; depende de conhecer o seu público-alvo, a linguagem que eles usam e o que pode ecoar neles.
3. Crie lacunas de curiosidade
Dê as suas informações a todos, exceto a aquele que deseja deixar curioso, por exemplo, “Todos estão a fazer x, menos você!”. Certifique-se de substanciar essa afirmação no seu artigo para que não seja apenas mais uma peça de isco de cliques.
4. Teste variantes de título
Ao publicar o seu artigo em plataformas de redes sociais, pode escolher um título diferente. Teste as variantes do tema principal para ver se um título recebe mais cliques, gostos, comentários e partilhas. Em seguida, use‑o como o título principal da sua publicação.
Pensamentos finais
Elaborar um título vencedor não é ciência de foguetões. É ciência de marketing. E isso é significativamente mais fácil. Na verdade, se usar o sistema de três passos detalhado acima, poderá acompanhar os melhores escritores do seu setor.
Quando estiver pronto para se tornar o melhor escritor de títulos, confira os clássicos do copywriting. Todos eles têm as suas próprias fórmulas de títulos baseadas em evidências com a teoria para apoiá-los.
Estes são os cinco livros que mais me ensinaram:
- Scientific Advertising de Claude Hopkins. Introduziu o conceito de “teste de copy” detalhando os títulos mais eficazes usados no marketing de resposta direta por volta de 1923.
- Tested Advertising Methods de John Caples. Os métodos de Claude Hopkins foram refinados por mais de uma década. Inclui as fórmulas de título de maior sucesso que ainda recebem cliques quase um século depois.
- Breakthrough Advertising de Eugene Schwartz. Introduziu a ideia de ‘Consciencialização de Marca’ e como comercializar para cada nível de consumidor.
- The Wizard of Ads de Roy Williams. Este é um favorito pessoal mais moderno que tem uma das abordagens mais exclusivas para direitos de autor que existe.
- Great Leads de Michael Masterson. Concentrado exclusivamente em como escrever a primeira linha de texto para causar o maior impacto no seu público.
E quando for um especialista em redação de títulos totalmente atualizado, otimize o resto do seu artigo com o mágico guia para copywriting de SEO de Si Quan Ong .
Sinta-se à vontade para entrar em contato no Twitter e me pedir um título!