Mas como se faz exatamente pesquisas de palavras-chave locais?
Neste guia, aprenderá:
- Porque é que a pesquisa de palavras-chave locais é importante
- Como fazer pesquisa de palavras-chave locais
- Como lidar com vários locais
- O que fazer com as publicações do blog
- Como rastrear o posicionamento de palavras-chave locais
A pesquisa de palavras-chave locais é importante porque precisa entender o que as pessoas escrevem nos motores de pesquisa como o Google quando procuram os produtos ou serviços da sua empresa.
Isto pode parecer óbvio, mas este costuma ser o problema.
A maioria das pessoas simplesmente adivinha estas palavras-chave e presume que sabe como as pessoas estão a pesquisar pela sua empresa. Isto geralmente leva-as a apontar às palavras-chave erradas ou negligenciar completamente as palavras-chave que poderiam impactar positivamente os seus resultados financeiros.
Por exemplo, se é um canalizador em Londres, provavelmente já descobriu que deseja posicionar-se para palavras-chave como “canalizador em Londres”. Mas e os outros serviços que oferece? Tem uma página dedicada a desentupimento de esgotos? Sabe como as pessoas procuram estes serviços?
Estas são todas as coisas que a pesquisa de palavras-chave locais visa responder.
Siga estes cinco simples passos.
- Liste os serviços que oferece
- Verifique a intenção local
- Verifique o volume de pesquisa
- Agrupe e mapeie as palavras-chave
- Procure “coisas para mencionar”
Passo 1. Liste os serviços que oferece
Antes mesmo de começar a procurar por palavras-chave, primeiro precisa de entender os serviços oferecidos pela empresa. Deve fazê-lo se estiver a conduzir uma pesquisa de palavras-chave locais para um cliente ou para a sua própria empresa.
Este é o processo que eu recomendaria:
a) Pergunte ou faça um brainstorm
Se está a fazê-lo para a sua própria empresa, provavelmente já tem uma boa ideia dos serviços que oferece. Anote-os num documento de texto e vá para a próxima etapa.
Se está a fazê-lo para um cliente, peça-lhe que liste os serviços que oferece.
Este exercício é super importante porque muitas pessoas nunca pensam conscientemente sobre todos os diferentes serviços que oferecem.
Por exemplo, um canalizador pode oferecer todos esses serviços …
- Desentupimento de esgotos
- Reparação de caldeiras
- Instalação de caldeira
- Manutenção de caldeiras
- Instalação de radiadores
- Reparação de tubos rotos
.… mas nas suas ideias, provavelmente só pensam no título do trabalho: canalizador.
As pessoas estão realmente à procura de “canalizador”, mas muitas também procuram serviços mais específicos. É por isso que é fundamental entender tudo o que é oferecido como ponto de partida.
b) Expanda ideias
O brainstorming raramente descobrirá todos os serviços relevantes que as pessoas estão à procura. Portanto, vale a pena reservar um minuto para verificar os serviços que pode ter perdido.
Esta é a forma mais fácil de fazer isso:
- Insira as suas ideias debatidas no Explorador de Palavras-chave
- Selecione o seu país no menu suspenso
- Vá para o relatório “Ter os mesmos termos”
Isto mostrará todas as consultas da nossa base de dados que contêm todas as palavras das suas palavras-chave (em qualquer ordem). É apenas um caso de folhear os serviços que pode ter perdido.
Por exemplo, se fizermos isto para serviços relacionados com canalização, veremos coisas que perdemos, como “instalação da caldeira combi,” instalação da caldeira a gás” e “instalação do radiador”.
Lembre-se de que está a procurar serviços que perdeu aqui, não palavras-chave que perdeu. Noutras palavras, não está a procurar encontrar todas as maneiras possíveis de alguém pesquisar exatamente a mesma coisa, como:
- Canalizador
- Empresa de canalização
- Serviço de canalização
Basicamente está à procura apenas palavras-chave que mapeiam para serviços.
Outra maneira de encontrar serviços “perdidos” é conectar um site concorrente ao Explorador de Websites da Ahrefs e, em seguida, procurar URLs que mapeiam para serviços no relatório de Páginas Principais.
Como alternativa, verifique a navegação no site, pois os serviços geralmente estarão listados lá.
c) Refine a sua lista
Se estiver a trabalhar com um cliente, envie as ideias que encontrou e pergunte se eles oferecem esses serviços. Adicione quaisquer serviços confirmados à sua lista inicial.
Passo 2. Verifique a intenção local
O SEO local é sobre a classificação de palavras-chave com intenção local, o que significa que as pessoas que as procuram estão à procura explicitamente de serviços locais.
Portanto, o próximo passo é verificar se as pessoas que procuram esses serviços realmente desejam comprar localmente.
Se mora na mesma área que a empresa para a qual está a fazer pesquisas de palavras-chave locais, a forma mais fácil de fazer isso é pesquisar os seus serviços no Google. O Google usará a sua localização para personalizar os resultados, assim pode saber se há intenção local verificando o SERP para duas coisas:
- Um ‘pacote de mapas’
- Posicionamento das empresas locais nos resultados orgânicos.
Por exemplo, se pesquisarmos “instalação de caldeira”, veremos um pacote de mapa e algumas empresas locais nos resultados de pesquisa porque esta palavra-chave tem intenção local.
Se pesquisarmos por “caldeira worcester” (a propósito, estamos a falar da marca Worcester, não da localização de Worcester), não há pacote de mapa e nenhum dos resultados é de empresas locais. Parece que esta palavra-chave não tem intenção local e que quem a procura apenas quer comprar uma caldeira Worcester para a instalar sozinho.
Para palavras-chave sem intenção local, coloque-as de lado para o próximo passo.
Se não mora na mesma área que a empresa para a qual trabalha, aqui está uma solução alternativa para verificar a intenção local:
- Vá à Ferramenta de pré-visualização de anúncios da Google
- Insira um termo de pesquisa (por ex., “instalação de caldeira”)
- Defina uma localização local (por ex., Nottingham)
- Clique em Pesquisar
Deve ver um SERP local, onde pode verificar os posicionamentos de empresas locais e a presença de um pacote de mapa:
Passo 3. Verifique o volume de pesquisa
Obter volumes de pesquisa locais precisos para palavras-chave locais é difícil porque quase todas as principais ferramentas de SEO mostram apenas volumes nacionais e globais.
Mas o problema é o seguinte: as pessoas preocupam-se muito com os volumes de pesquisa com o SEO local.
Nove em cada dez vezes, mesmo que o volume de pesquisa dos seus serviços seja muito baixo, deverá criar uma página sobre isso para os seus visitantes.
Por exemplo, considere um serviço como a instalação de uma caldeira.
Provavelmente, muito poucas pessoas estão à procura disso numa cidade pequena. Mas se for um serviço oferecido por si, provavelmente deve criar uma página sobre o serviço, porque é útil para os visitantes — incluindo aqueles que o encontraram pesquisando no Google algo amplo como “canalizador”.
Tendo em conta este facto, pode perguntar: porquê preocupar-se em verificar os volumes de pesquisa?
A resposta é simples: para que saiba que páginas priorizar nos seus esforços de SEO local.
Como encontra volumes de pesquisa local?
Depende se deseja verificar os volumes de palavras-chave implícitas ou explícitas — um conceito que Will Critchlow e Tom Anthony do Distilled explicam neste vídeo de 2013:
Encontrar volume de pesquisa para palavras-chave implícitas
Palavras-chave locais implícitas são aquelas em que o utilizador procura um resultado local, apesar de não mencionar a sua localização na consulta de pesquisa.
Exemplos:
- canalizador
- substituição de caldeira
- instalação do radiador
Sem dúvida, é assim que a maioria das pessoas procura empresas locais. Afinal, para quê se dar ao trabalho de escrever “canalizador na cidade de nova york” se obterá os mesmos resultados simplesmente escrevendo “canalizador”?
Mas há um problema:
Se verificar os volumes de pesquisa para palavras-chave implícitas no Explorador de Palavras-chave (ou qualquer ferramenta de pesquisa de palavras-chave de terceiros), as estimativas são para todo o país.
Isso não é muito útil para SEO local porque precisamos saber quantas pessoas estão à procura por estas palavras-chave implícitas na área que cobrimos.
Como poderemos encontrar esta informação?
O Planeador de Palavras-chaves da Google é indiscutivelmente a melhor ferramenta para isto.
Aqui está o processo:
- Vá ao Planeador de Palavras-chave da Google
- Escolha a opção “Obter volume de pesquisa e previsões”
- Cole as suas palavras-chave/serviços implícitos
- Mude o local para a sua área de serviço
Agora verá intervalos de volume médio de pesquisa mensal para palavras-chave locais implícitas na sua área.
Encontrar volume de pesquisa para palavras-chave explícitas
Palavras-chave locais explícitas são palavras-chave em que o utilizador referencia explicitamente a sua localização.
Examples:
- canalizador em nottingham
- substituição de caldeira nottingham
- nottingham instalação do radiador
Se descobriu que as pesquisas implícitas para alguns dos seus serviços não tinham intenção local, é aqui que pode adicionar um modificador de localização para transformá-las em pesquisas explícitas.
Por exemplo, a pesquisa implícita “caldeira worcester” não tinha intenção local, mas a pesquisa explícita (“ caldeira worcester nottingham”) tem:
Com palavras-chave explícitas, não precisa depender do planeador de palavras-chave da Google porque a própria consulta informa a localização do utilizador. Portanto, pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como o Explorador de Palavras-chave para obter estimativas de volume de pesquisa mais precisas para essas palavras-chave.
Passo 4. Agrupe e mapeie as palavras-chave
A pesquisa de palavras-chave locais não trata apenas de encontrar o que as pessoas estão à procura. É também sobre como segmentará essas palavras-chave.
Na maioria das vezes, a sua página inicial não se vai posicionar para todos os serviços que oferece.
É por isso que a maioria das empresas locais cria páginas dedicadas a cada serviço.
É aqui que as coisas podem ficar um pouco confusas, porque nem sempre é óbvio quais os serviços que precisam e quais os que não precisam de páginas dedicadas.
Por exemplo, considere estes serviços:
- instalação de caldeira
- instalação de caldeira combi
- instalação de caldeira a óleo
Não está claro se precisamos de páginas dedicadas para “instalação de caldeira combi” e “instalação de caldeira a óleo” ou se podemos nos posicionar para todos estes termos e outros com uma página sobre “instalação de caldeira”.
A melhor forma de verificar é analisar os resultados de posicionamento atual das palavras-chave.
Por exemplo, observando os resultados da pesquisa por “instalação de caldeira a óleo”, a página da lista de empresas locais na posição nº 4 é especificamente sobre a instalação de caldeira a óleo — não apenas a instalação de caldeira em geral.
Portanto, na minha opinião, o nosso website deveria ter uma página dedicada a este serviço.
Se fizermos a mesma coisa para “instalação de caldeira a gás”, veremos esta página entre os 10 principais:
Como não se trata especificamente da instalação de caldeiras a gás, provavelmente não precisamos de uma página dedicada a este serviço. Podemos tentar nos posicionar para este e para termos relacionados com uma página mais ampla sobre instalação/substituição de caldeiras.
Dito isso, é importante notar que há algumas nuances neste processo e não é uma ciência exata. Se não tiver a certeza em algum momento, pense se os visitantes do website achariam útil uma página dedicada a um serviço específico. Se parecer que poderia facilmente dizer-lhes tudo o que precisam saber sobre esse serviço específico numa página mais ampla, provavelmente não vale a pena criar uma página dedicada.
Passo 5. Procure ‘coisas para mencionar’
Digamos que um dos serviços que oferece é a reparação de caldeiras.
Como cria uma página que se posiciona localmente para “reparação de caldeira” e termos relacionados?
Infelizmente, a abordagem que muitas pessoas utilizam é o uso exagerado de palavras-chave. É aqui que eles encontram todas as maneiras mais populares de alguém pesquisar um serviço e repetir essas frases exatas no seu texto.
Aqui está um exemplo:
Esta é a abordagem errada. Tudo o que faz é tornar a página ilegível.
Mas embora não deva usar exageradamente as palavras-chave, vale a pena procurar “coisas relevantes para mencionar” por alguns motivos:
- Pode melhorar a ‘relevância do tópico’. Se uma página sobre a instalação de caldeiras falar sobre os tipos de caldeiras que oferece, preços e locais que serve, isto provavelmente ajudará o Google a entender o tópico geral da sua página e ter confiança ao posicioná-la melhor.
- Pode ajudar a posicionar-se para palavras-chave de cauda longa. Não é toda a gente que procura algo da mesma maneira. Para cada 100 pessoas à procura de reparação de caldeiras em Londres, provavelmente há um punhado à procura de reparações de caldeiras no norte de Londres.
- Ajuda os visitantes. As pessoas que procuram serviços de instalação de caldeiras provavelmente querem saber o que oferece e quanto custará.
Vejamos algumas formas de fazer isto.
Verifique as palavras-chave que posicionam páginas semelhantes
Vá ao Google, pesquise um dos seus serviços e procure a página de melhor classificação de uma empresa local.
Insira esse URL no Explorador de Websites, vá para o relatório de Palavras-chave Orgânicas e filtre pelas 10 primeiras posições.
Observar estas palavras-chave geralmente revelará coisas que pode querer mencionar na sua página.
Por exemplo, uma das páginas de serviço de reparação de caldeiras melhor posicionadas em Londres também se posiciona para:
- reparação de caldeira norte de londres
- reparação de caldeira este de londres
Embora não queiramos colocar estas frases exatas no conteúdo da nossa página, provavelmente faz sentido listar as áreas que servimos na página. Isso pode ajudar-nos a nos posicionar para palavras-chave de caudas longas e também dá aos potenciais clientes a confiança de que atendemos a sua área.
Outras coisas com que podemos posicionar a página incluem:
- preço fixo para reparação de caldeira
- reparação de caldeira a gasolina
- reparação de caldeira em londres emergência
- reparação de caldeiras combi
Portanto, parece que provavelmente vale a pena mencionar os tipos de caldeiras que reparamos (gasolina, combi), se oferecemos preço fixo e se estamos disponíveis para chamadas de emergência.
Vale a pena repetir este processo para todas as páginas relevantes para posicionamento de forma a construir uma visão abrangente do que os clientes estão à procura.
Verifique as páginas melhor posicionadas manualmente
Embora as ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Explorador de Palavras-chave, sejam executadas em bases de dados enormes (o nosso tem mais de 11 mil milhões de palavras-chave), algumas palavras-chave locais raramente são pesquisadas para que as ferramentas as descobrirem.
Por este motivo, vale a pena examinar as páginas mais importantes de empresas locais para ver coisas a serem mencionadas.
Por exemplo, aqui estão algumas coisas mencionadas numa página de alto nível sobre serviços de reparação de caldeiras:
- registo de segurança para gasolina
- credenciação municipal & associações
- vaillant, worcester bosch, baxi (isto é, marcas de caldeiras populares que podem ser reparadas)
Mesmo que apenas algumas pessoas estejam à procura especificamente de serviços de reparação de caldeiras com registo de segurança para gasolina em Londres a cada mês, mencionar estes termos na nossa página ajudará a informar potenciais clientes, construir confiança e provavelmente levar a mais negócios — que é o ponto principal do SEO local.
Se preferir não adivinhar, também pode usar o relatório Também fala sobre no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs. Isto mostra que outras palavras-chave e frases as páginas de posições superiores para a sua palavra-chave-alvo mencionam com frequência.
Verifique se há perguntas comuns
As pessoas que procuram os seus serviços provavelmente querem que algumas perguntas sejam respondidas antes de o contratar. Portanto, vale a pena procurar essas perguntas e respondê-las na sua página.
Há algumas formas de o fazer.
O primeiro método é pesquisar o seu serviço e procurar a caixa ‘As pessoas também perguntam’ nos resultados da pesquisa. Isto mostra perguntas relacionadas que os utilizadores também fazem no Google.
O segundo método é inserir o serviço no Explorador de Palavras-chave da Ahrefs e verificar o relatório de Perguntas. Isto mostra perguntas populares contendo o nome do serviço.
Se alguma destas perguntas parecer algo que os potenciais clientes podem querer saber antes de fazer negócios consigo, considere respondê-las na sua página.
Se tiver escritórios ou lojas em vários locais, geralmente não há necessidade de repetir todo o processo acima para cada local. Só precisa de apresentar os locais no seu website.
Se tiver apenas alguns locais, a solução mais fácil é listá-los todos na sua página de contato.
Isto é o que esta casa de sandes local faz:
O Google então posiciona a sua página inicial para pesquisas locais explícitas relevantes.
Se preferir, pode criar páginas de conversão para cada local físico.
É o que este contabilista faz:
Se inserirmos o seu website ao Explorador de Websites da Ahrefs, veremos que o Google posiciona as suas páginas de conversão locais para pesquisas locais explícitas relevantes:
Dado que as empresas locais cobrem apenas a sua área local, normalmente não será capaz de escrever e posicionar publicações de blog no Google que realmente tragam muitos negócios para si.
Por exemplo, digamos que é um canalizador…
Se pesquisar “canalizador” no Explorador de Palavras-chave e verificar o relatório de Perguntas, verá muitas coisas que os seus clientes podem estar à procura, como:
- quanto custa um canalizador para instalar uma casa de banho
- como encontrar um canalizador em quem pode confiar
- quanto custa um canalizador de emergência
O problema é que estas pesquisas raramente têm uma intenção local. Portanto, mesmo que consiga se posicionar para elas, 99% dos visitantes que atrai não estarão na sua área local — e nunca se tornarão clientes.
Isso significa que não deve escrever conteúdo focado em palavras-chave para o blog do seu negócio local?
Não necessariamente. As palavras-chave são, na verdade, apenas um indicador do que as pessoas procuram. Se muitas pessoas estão a pesquisar “quanto custa um canalizador para instalar uma casa de banho”, é claro que isso é algo que os potenciais clientes podem querer saber. Portanto, pode querer escrever uma publicação no blog sobre esse tópico para os visitantes do website que chegam por outros meios.
Com a pesquisa de palavras-chave locais em mãos e as suas páginas criadas, precisará de encontrar uma forma de rastrear o posicionamento de palavras-chave locais. Veja como fazê-lo utilizando o Monitor de Posições da Ahrefs:
- Vá para o seu projeto
- Clique em “+ Adicionar palavras-chave”
- Escolha o seu país no menu suspenso
- Comece a escrever a sua localidade (cidade/estado/Código Postal) no campo de texto
- Escolha um local no menu suspenso
- Adicione as suas palavras-chave
Pensamentos finais
A pesquisa de palavras-chave locais é bastante direta. Mas lembre-se, este é apenas um aspecto do SEO local. Também deve criar e otimizar o seu perfil do Google My Business, criar citações locais, otimizar suas páginas, obter avaliações e muito mais.
Aprenda mais no nosso guia completo de SEO local.
Tem questões? Diga-me no Twitter.