Subdomínio vs. Subdiretório, é um Melhor que o Outro para SEO?

Subdomínio vs. Subdiretório, é um Melhor que o Outro para SEO?

Patrick Stox
Patrick Stox é o Consultor de Produto, SEO técnico e Embaixador da Marca na Ahrefs. Ele é o organizador da Raleigh SEO Meetup, da Raleigh SEO Conference, da Beer & SEO Meetup, da Findability Conference e moderador no /r/TechSEO.
    Um sub­domínio está à esquer­da do domínio prin­ci­pal (sub­do­minio.dominio.com, enquan­to que um sub­di­retório está à dire­i­ta do domínio prin­ci­pal (dominio.com/subdiretorio).

    Vamos ver o porquê de os SEOs dis­cu­tirem sobre este tópi­co e como é que real­mente funciona.

    1. Qual é mel­hor para SEO?
    2. Estu­dos de caso de SEO
    3. Razões para difer­ença de tráfego

    Os SEOs têm dis­cu­ti­do sobre isto des­de que me lem­bro. Muitos SEOs dizem que os sub­di­retórios são mel­hores para SEO e insis­tem em os usar. Isto é um mito que tem per­sis­ti­do basea­do em alguns estu­dos antigos.

    O Google tem dito repeti­da­mente que qual­quer um dos dois fun­cionará bem.

    O Matt Cutts disse em 2012:

    Eles são aprox­i­mada­mente equiv­a­lentes. Eu basi­ca­mente escol­he­ria a opção que for mais fácil para si em ter­mos de con­fig­u­ração, o seu sis­tema de gestão de con­teú­do (CMS) e esse tipo de coisas. Ambos per­tencem ao mes­mo domínio prin­ci­pal e por isso é uma questão de qual das duas opções é mais fácil para si. A que deixá-lo mais feliz, eu seguiria em frente com essa opção.

    Matt Cutts
    Matt Cutts, For­mer Head of Web­spam Google

    John Mueller disse em 2017:

    Na pesquisa web do Google não impor­ta se usa sub­domínios ou sub­di­retórios. Mudanças na estru­tu­ra do URL do web­site ten­dem a demor­ar um boca­do de tem­po a ficar estáv­el na pesquisa, por isso eu recomen­daria escol­her uma con­fig­u­ração que pos­sa man­ter por mais tempo.

    John Mueller
    John Mueller, Search Advo­cate Google

    Não acho que eles pode­ri­am ter sido mais claros, mas alguns SEOs con­tin­u­am a dis­cu­tir com a Google. Eu adoro a respos­ta sar­cás­ti­ca do John a estes argumentos.

    Que razão pode­ria o Google ter para enga­nar aqui? Nós esta­mos a ficar sem quo­ta para os servi­dores de sub­di­retórios? Eu sabia que isto iria irri­tar algu­mas pes­soas, por isso eu pas­sei algum tem­po a ques­tionar cole­gas inter­nos sobre a real­i­dade e não há nada a escon­der aqui.

    É uma par­voíce dis­cu­tir se um cam­in­ho é mel­hor na esquer­da ou na dire­i­ta. Sem entrar demasi­a­do em detal­h­es téc­ni­cos, estes cam­in­hos são vir­tu­ais na maio­r­ia dos sis­temas mod­er­nos, o que sig­nifi­ca que eles nem sequer apon­tam para local­iza­ções reais no servi­dor. Pode mudar o seu nome e local­iza­ção na estru­tu­ra do URL numa questão de minutos.

    Pense nis­to durante um segun­do; pode mudar o sub­domínio a ser servi­do como um sub­di­retório rap­i­da­mente e sem mudar nada mais, por isso porque é que as pes­soas pen­sam que é impor­tante onde é que o cam­in­ho está local­iza­do no URL?

    Muitos SEOs acred­i­tam que os sub­domínios são trata­dos como domínios sep­a­ra­dos, mas a ver­dade é mais com­pli­ca­da. Qual­quer web­site que incor­pore sub­domínios como a parte prin­ci­pal do seu web­site vai provavel­mente tê-los trata­dos exac­ta­mente da mes­ma for­ma que um sub­di­retório seria trata­do. No entan­to, se não está a tratar os sub­domínios como parte do seu web­site prin­ci­pal (leia-se não conec­ta­dos por lig­ações inter­nas), então eles podem ser trata­dos como separados.

    Uma peque­na aula de história. A dada altura, os sub­domínios pode­ri­am ter lista­gens adi­cionais nos resul­ta­dos das pesquisas. Como muitas coisas, os SEOs abusaram dis­to. A Google fechou esta brecha numa das anti­gas atu­al­iza­ções de agru­pa­men­to do domínio e alojamento

    Hoje em dia, os sub­domínios são provavel­mente trata­dos como parte do mes­mo web­site se aparentarem faz­er parte do mes­mo web­site. Até as lig­ações para out­ras pági­nas que apare­cem nos resul­ta­dos do Google, os chama­dos sitelinks, incluem lig­ações para subdomínios.

    Vários sub­domínios da Dis­ney que já apare­ce­r­am como sitelinks. Dados do Explo­rador de Sites da Ahrefs.

    Eu pos­so dar-lhe inúmeros exem­p­los onde vários sub­domínios apare­cem como sitelinks para a marca—Github, LinkedIn, Google, Ama­zon, Microsoft, Yahoo, Net­flix, Wal­mart, etc. 

    Muitos estu­dos de caso mostram que sub­di­retórios são mel­hor que sub­domínios, mas eu ain­da não vi nen­hum que não fos­se com­pli­ca­do dev­i­do a out­ras mudanças como lig­ações inter­nas adi­cionais ou migração de múlti­plas pro­priedades numa só.

    Vamos ver um destes estu­dos de caso e o que eu vejo. Usan­do Pági­nas de Topo 2.0 no Explo­rador de Sites, pode clicar e arras­tar no grá­fi­co históri­co para ver a difer­ença entre quais­quer duas datas. No caso de mention.com, eles migraram de um sub­domínio para um sub­di­retório em Janeiro de 2016. Eu não vejo qual­quer difer­ença durante este perío­do. É ape­nas depois dis­so, quan­do eles começaram a adi­cionar con­teú­do, que eu vejo o tráfego deles a crescer.

    E repare que uma pági­na equiv­a­lente a cada pági­na que perdeu tráfego gan­hou de vol­ta cer­ca do mes­mo mon­tante de tráfego. O tráfego sim­ples­mente mudou para uma nova local­iza­ção, mas não hou­ve nen­hum ver­dadeiro aumento.

    Eis mais um engraça­do. Github migrou de um sub­di­retório (github.com/blog) para um sub­domínio (blog.github.com) e depois para um domínio com­ple­ta­mente difer­ente (github.blog). Hou­ve um fluxo durante o perío­do de migração, e hou­ve out­ras mudanças durante esta tran­sição, mas seria difer­ente argu­men­tar que qual­quer uma destas foi mel­hor que as out­ras por causa do URL.

    Vários prob­le­mas difer­entes podem causar que as pes­soas acred­item que as migrações tiver­am mais ou menos impacto do que na ver­dade tiveram.

    Mudanças temporárias de sinal

    Quan­do as pági­nas são novas ou são movi­das, o Google pode faz­er com que elas her­dem alguns sinais tem­porários ao nív­el de um sub­di­retório ou ao nív­el do site, porque eles não têm bem a certeza o quan­to as ras­trear ou como as posi­cionar ain­da. Isto pode causar flu­tu­ações tem­porárias enquan­to eles desco­brem as alter­ações que foram feitas.

    Rastreando ou medindo problemas

    Isto pode apare­cer de muitas for­mas difer­entes. Pode ser prob­le­mas de con­fig­u­ração no pro­gra­ma de análise de tráfego, como por exem­p­lo o ras­trea­men­to do sub­domínio não ter sido con­fig­u­ra­do cor­re­ta­mente. Pode ser questões de tem­po, como medir o cresci­men­to durante uma tem­po­ra­da extra­ordinária, como com­pras em feri­ados vs. um perío­do de tráfego medi­ano, ou em torno de uma atu­al­iza­ção do Google. Pode estar a ver o cresci­men­to só no novo sub­di­retório. O prin­ci­pal é cer­ti­ficar-se que está a com­parar maçãs com maçãs.

    Páginas bloqueadas ou marcadas como não indexáveis

    Se impedir que as pági­nas sejam ras­treadas ou as mar­car como não indexáveis, os sinais não vão se con­sol­i­dar cor­re­ta­mente, o que sig­nifi­ca que provavel­mente vai ver uma per­da durante a migração. Eu recomen­daria ler o nos­so guia sobre robots.txt para perce­ber isto melhor.

    Redesenho ou mudança de plataforma

    Muitas coisas difer­entes podem mudar quan­do redesen­ha um web­site ou muda a platafor­ma. Tec­nolo­gia, veloci­dade, cabeçal­hos, mudanças no URL, entre out­ros, podem ser todos diferentes.

    Mudanças de ligações internas

    Eu vejo isto fre­quente­mente em estu­dos sobre sub­domínios vs sub­di­retórios: Ir de um sub­domínio que não esta­va lig­a­do inter­na­mente para um sub­di­retório que está lig­a­do em todas as pági­nas. Claro que vai haver uma melhoria.

    Conteúdo removido ou atualizado

    Mudar con­teú­do sig­nifi­ca que as posições na pági­na de resul­ta­do das pesquisas e o tráfego vão provavel­mente mudar. Se removeu con­teú­do que rece­bia tráfego, então o tráfego vai diminuir.

    Pensamentos finais

    As mudanças intro­duzem risco. Pode quer­er pen­sar duas vezes antes de mudar de um sub­domínio para um sub­di­retório se a úni­ca razão pelo qual está a fazê-lo for para SEO.

    Se tiv­er um caso em que migrou e viu uma mel­ho­ria sem qual­quer uma das mudanças aci­ma, eu ado­raria ver. Envie-me uma men­sagem no Twit­ter, e eu vou inves­ti­gar, mas estou dis­pos­to a apos­tar que há uma mudança que expli­ca a diferença.