O Modelo de Plano de Marketing de Uma Página (Muito Simples)

O Modelo de Plano de Marketing de Uma Página (Muito Simples)

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
    Todas as empre­sas pre­cisam de um plano de mar­ket­ing. Um plano aju­da a ori­en­tar os seus esforços de mar­ket­ing e man­tém você no cam­in­ho cer­to para atin­gir os obje­tivos propostos. 

    O prob­le­ma é que cri­ar um plano pode tornar-se com­pli­ca­do, bas­tante complicado.

    Não é tão com­pli­ca­do se você estiv­er famil­iar­iza­do com o jargão de mar­ket­ing e siglas como SWOT e KPI. Con­tu­do, se você nun­ca criou um plano ante­ri­or­mente e quer começar bem, pode achar que é pre­ciso con­quis­tar um MBA em mar­ket­ing ape­nas para começar.

    Foi por isso que nós cri­amos o mod­e­lo de plano de mar­ket­ing de uma só pági­na.

    Você apren­derá como preenchê-lo em breve, mas vamos primeiro garan­tir que percebe o básico…

    Um plano de mar­ket­ing é um roteiro para exe­cu­tar a sua estraté­gia durante um deter­mi­na­do perío­do de tem­po, geral­mente durante um ano.

    Ape­sar de muitas pes­soas usarem estes ter­mos inter­cam­bi­avel­mente, eles rep­re­sen­tam coisas muito diferentes.

    Aqui fica a for­ma mais sim­ples de os explicar:

    • Obje­ti­vo: O que você quer atingir.
    • Estraté­gia: Como você vai fazê-lo.
    • Táti­cas: Os metó­dos que usará.
    • Plano: Tudo mapea­do para que você pos­sa agir em conformidade.

    Por exem­p­lo, imag­ine que você dese­ja ir de Lon­dres a Paris com um orça­men­to lim­i­ta­do. O seu obje­ti­vo, estraté­gia, táti­ca e plano podem ser algo assim:

    • Obje­ti­vo: Via­jar de Lon­dres até Paris por menos de $100.
    • Estraté­gia: Use trans­portes públicos.
    • Táti­cas: Ônibus, Metro e Eurostar.
    • Plano: Apan­he o ônibus até à estação de metro, depois vá até à estação cen­tral de St Pan­cras (em Lon­dres) e desloque-se de Eurostar até Paris.

    Você pode ver o quão difi­cil seria exe­cu­tar a sua estraté­gia sem um plano, uma vez que não saberia onde apan­har o trem, o tram ou o metro, em primeiro lugar. O plano expli­ca como tudo se encaixa para que pos­sa agir eficazmente.

    O mes­mo acon­tece no mar­ket­ing. O seu plano de mar­ket­ing expli­ca como as suas táti­cas de mar­ket­ing se encaix­am entre elas, de for­ma a poder exe­cu­tar a sua estraté­gia e a alcan­car os seus obje­tivos.

    Comece por faz­er uma cópia deste mod­e­lo de plano de mar­ket­ing. Você irá ver que esse mod­e­lo se con­cen­tra em respon­der a qua­tro per­gun­tas sim­ples, por isso vamos ver como respon­der a elas eficazmente.

    Pergunta 1. Quem você está a segmentar?

    Se você estiv­er crian­do um plano de mar­ket­ing, já deve ter feito a sua pesquisa de mer­ca­do e desen­volvi­do a sua estraté­gia de mar­ket­ing. E isso sig­nifi­ca que você já deve ter uma boa ideia de quem está a quer­er segmentar/alcançar. No entan­to, é útil reit­er­ar isso através do seu plano para man­tê-lo foca­do e no cam­in­ho certo.

    Por exem­p­lo, se estiver­mos a com­pi­lar um plano de mar­ket­ing para a Ahrefs, nós colocaríamos:

    Profis­sion­ais de SEO e ger­entes de web­sites que querem obter mais tráfego para o seu negócio. 

    Isto é uma ver­são sim­pli­fi­ca­da de quem nós esta­mos seg­men­tan­do, mas é mais que sufi­ciente para nos man­ter no cam­in­ho correto.

    Pergunta 2. Quais são os seus objetivos?

    Você não está a cri­ar um plano de mar­ket­ing para se diver­tir. Você está desen­han­do um plano para mapear como espera alcançar alguns dos obje­tivos. Dessa for­ma, você pre­cisa de definir bem quais são ess­es mes­mos objetivos.

    Estes podem ser prati­ca­mente o que você quis­er, mas ideal­mente devem ser do tipo SMART.

    Infe­liz­mente, este é um jargão de mar­ket­ing que temos que enfrentar, mas é bas­tante dire­to e sig­nifi­ca ape­nas que os seus obje­tivos devem ser:

    • Especí­fi­cos. Eles devem clara­mente diz­er o resul­ta­do desejado.
    • Men­su­ráveis. Eles devem ser algo que per­mi­ta você mon­i­tor­izar o suces­so com regularidade.
    • Alcançáveis. Eles devem ser realísticos.
    • Rel­e­vantes. Eles devem estar alin­hados com os seus obje­tivos gerais de negócio.
    • Opor­tunos. Eles devem ter um perío­do temporal.

    Por exem­p­lo, aqui fica um obje­ti­vo de mar­ket­ing ruim:

    Aumen­tar tráfego orgânico.

    E um bom objetivo:

    Aumen­tar pesquisa orgâni­ca nos EUA de 3 para 6% nos próx­i­mos 12 meses.

    Ape­nas o últi­mo exem­p­lo é SMART. O primeiro é muito vago, não tem um pra­zo vin­cu­la­do a ele e não é men­su­ráv­el. O últi­mo, por out­ro lado, é especí­fi­co, ten­do um pra­zo de 12 meses e é facil­mente men­su­ráv­el no Rank Track­er do Ahrefs:

    Visibilidade de pesquisa no Rank Tracker da Ahrefs

    De um modo ger­al, é mel­hor ter alguns obje­tivos, mas não mais do que um par deles. Menos do que isso, e você não vai con­seguir muitos resul­ta­dos. Mais, e você perderá o foco e a consistência.

    Se você está com difi­cul­dades para pen­sar em obje­tivos de mar­ket­ing rel­e­vantes para a sua empre­sa, talvez queira se inspi­rar nos exem­p­los pre­sentes no nos­so guia para definir obje­tivos de mar­ket­ing.

    Pergunta 3. Como atingirá os seus objetivos?

    Colo­car obstácu­los é fácil, mas mar­car um gol é difí­cil. É por isso que ago­ra você pre­cisa de ser especí­fi­co e pen­sar nas táti­cas que usará para atin­gir os seus obje­tivos de mar­ket­ing e quan­to ess­es obje­tivos cus­tarão, no final de contas.

    Lem­bre-se de que as suas táti­cas devem estar dev­i­da­mente alin­hadas com a sua estraté­gia e obje­tivos de mar­ket­ing. Não bas­ta arrancá-los do nada ou optar por táti­cas novas e bril­hantes. Con­sidere quais as táti­cas que se alin­ham com a sua estraté­gia de mar­ket­ing e par­ta daí.

    Por exem­p­lo, a nos­sa estraté­gia de mar­ket­ing é bas­tante sim­ples em toda a sua essência:

    Aju­dar o nos­so públi­co alvo resolver os seus prob­le­mas de SEO e de mar­ket­ing com a aju­da das nos­sas fer­ra­men­tas, crian­do con­teú­do útil e infor­ma­ti­vo acer­ca de tópi­cos que eles estão à procura.

    Como a sua estraté­gia deve sem­pre guiar as táti­cas que você usa, fica claro que todas as táti­cas que usar­mos serão rela­cionadas ao con­teú­do. Isso tam­bém fica claro a par­tir do obje­ti­vo que nos pro­puse­mos na secção anterior:

    Aumen­tar vis­i­bil­i­dade de pesquisa orgâni­ca nos EUA de 3 a 6% nos próx­i­mos 12 meses. 

    Por isso, que táti­cas você deve uti­lizar para atin­gir esse objetivo?

    Dado o obje­ti­vo em si, há real­mente ape­nas uma coisa que podemos faz­er aqui: SEO. No entan­to, se real­mente quer­e­mos cri­ar um plano de mar­ket­ing acionáv­el para nós mes­mos, pre­cisamos de ser mais específicos.

    Isto é quan­do um pouco de pesquisa é necessária…

    Se arras­tar­mos para baixo até às nos­sas palavras-chave ras­treadas no Rank Track­er e clas­si­fi­car­mos por “tráfego esti­ma­do”, podemos ver as palavras-chave nas quais a nos­sa vis­i­bil­i­dade de pesquisa é baixa ou prati­ca­mente inexistente:

    Palavras-chave de baixa visibilidade de pesquisa no Rank Tracker da Ahrefs

    Para mel­ho­rar a nos­sa vis­i­bil­i­dade de pesquisa orgâni­ca para essas palavras-chave, exis­tem algu­mas táti­cas que podemos usar. No entan­to, para man­ter as coisas sim­ples, dig­amos que ree­scr­ev­er os posts que os dire­cionam parece ser a táti­ca mais viável.

    Vamos supor, tam­bém, que não temos mão de obra necessária para ree­scr­ev­er todos ess­es posts, então vamos nos con­cen­trar nas opor­tu­nidades mais fáceis. Essas provavel­mente seri­am as pub­li­cações que seg­men­tam palavras-chave de alto vol­ume e que, atual­mente, clas­si­fi­cam bem. Porém, a ver­dade é que não são ótimas.

    Veja como podemos fil­trar essas palavras-chave através do Rank Track­er:

    Filtrando por palavras-chave de baixo nível no Rastreador de classificação do Ahrefs

    Ago­ra, parece que algu­mas dessas palavras-chave (“tags no youtube”, “o que é https” etc.) não se alin­ham par­tic­u­lar­mente bem com o nos­so públi­co-alvo de pro­pri­etários de web­sites, então vamos excluí-las.

    Isso nos deixa, assim, com cer­ca de 80 palavras-chave — e esse número equiv­ale a 80 posts para reescrever.

    Em segui­da, pre­cisamos de esti­mar quan­to tudo isso nos vai custar.

    Este é um pas­so cru­cial que não deve ser neg­li­gen­ci­a­do, pois não faz sen­ti­do cri­ar um plano de mar­ket­ing sem fun­da­men­to. Ele pre­cisa de ser real­ista, fac­tu­al e qual­quer número deve real­mente ser basea­do em algo (isto é, não arran­ca­do do nada).

    Dado que ree­screve­mos con­teú­do inter­na­mente, faz mais sen­ti­do basear as nos­sas esti­ma­ti­vas de cus­to em quan­to tem­po achamos que tudo isso cus­tará com a nos­sa equipa (e quan­to ire­mos pagar às pessoas).

    Para sim­pli­ficar, dig­amos que os números são assim:

    Tem­po por cada ree­scrição: 20 horas.
    Cus­to por hora: $20
    Número de ree­scrições: 80

    Com base ness­es números, con­cluí­mos que nos cus­tará cer­ca de $32 mil e 1.600 horas de mão-de-obra humana para exe­cu­tar essa táti­ca. Isso pode pare­cer muito, mas é menos do que as horas de tra­bal­ho anu­al de um fun­cionário em tem­po integral.

    Repi­ta este proces­so quan­tas vezes forem necessárias para con­stru­ir uma lista de táti­cas que irá usar para atin­gir os seus obje­tivos de marketing.

    Apren­da mais: 16 Táti­cas de Mar­ket­ing que Fun­cionam em 2021

    IMPORTANTE

    Se você estiv­er a tra­bal­har com um orça­men­to de mar­ket­ing bas­tante especí­fi­co, não fique a “faz­er tudo para as coisas se encaixarem”, alo­can­do e realo­can­do aleato­ri­a­mente o orça­men­to entre as vari­adas táti­cas. O orça­men­to para cada táti­ca pre­cisa de faz­er sen­ti­do. Se as suas táti­cas pro­postas acabarem por cus­tar mais do que o seu orça­men­to alo­ca­do, isso sig­nifi­ca que você sim­ples­mente não tem din­heiro sufi­ciente para atin­gir todos os seus obje­tivos. Nesse caso, você deve cor­tar os obje­tivos menos impor­tantes até que as suas táti­cas pro­postas e orça­men­to se alin­hem, em per­fei­ta sintonia.

    Pergunta 4. Quando irá executar tudo?

    Os planos de mar­ket­ing cobrem um perío­do de tem­po especí­fi­co, por­tan­to, pode pare­cer que a respos­ta a essa per­gun­ta é óbvia. Se você estiv­er crian­do um plano de mar­ket­ing para 12 meses, as táti­cas descritas na eta­pa ante­ri­or pre­cisam de ser feitas durante esse período.

    Emb­o­ra isso seja ver­dade, sim­ples­mente ter uma lista de coisas para faz­er ao lon­go de um ano não é muito real­ista. É mel­hor dividir as coisas em partes menores (e facil­mente geri­das) para que pos­sa acom­pan­har o pro­gres­so ao lon­go do ano.

    O quan­to você divide as coisas depende de você, mas um plano trimes­tral é um bom pon­to de partida.

    Veja abaixo como isso pode pare­cer, de acor­do com a nos­sa táti­ca de ree­scr­ev­er 80 posts de blog de baixo desempenho:

    Q1Q2Q3Q4
    Ree­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenhoRee­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenhoRee­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenhoRee­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenho

    Isso pode pare­cer uma mudança peque­na e insignif­i­cante, mas sig­nifi­ca que podemos rev­er o nos­so pro­gres­so a cada trimestre para man­ter as coisas no bom cam­in­ho. Por exem­p­lo, se desco­brir­mos que ape­nas 10 posts foram ree­scritos após o primeiro trimestre, talvez pre­cise­mos de inter­vir e otimizar os nos­sos flux­os de tra­bal­ho para garan­tir que alcançamos os nos­sos obje­tivos até ao final do ano.

    As táti­cas de planea­men­to trimes­tral­mente tam­bém aju­dam a alo­car recur­sos com mais eficiência.

    Por exem­p­lo, dig­amos que uma das nos­sas táti­cas de mar­ket­ing foi atu­alizar várias ações no blog no quar­to trimestre para max­i­mizar o tráfego de con­sul­tas “2022” para o ano novo. A nos­sa equipa de con­teú­do ficaria bas­tante sobre­car­rega­da se eles tam­bém ree­screvessem 20 pub­li­cações de baixo desem­pen­ho no mes­mo trimestre, então esse provavel­mente seria um plano mais adequado:

    Q1Q2Q3Q4
    Ree­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenhoRee­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenhoRee­scre­va 20 arti­gos de blog de baixo desempenhoRee­scre­va 5 arti­gos de blog de baixo desempenho
    Atu­al­ize 10 arti­gos de blog em 2022

    Você pode até mes­mo con­sid­er­ar cod­i­ficar por cores o seu plano trimes­tral para mostrar qual a equipa que será respon­sáv­el por cada tare­fa. Isso tornará mais fácil iden­ti­ficar quan­do as equipas provavel­mente estarão sobre­car­regadas e plan­ear em con­formi­dade com este fator.

    Considerações finais

    Como a maio­r­ia dos planos de mar­ket­ing têm dezenas ou até mes­mo cen­te­nas de pági­nas, o nos­so plano de uma pági­na é muito sim­pli­fi­ca­do — mas o pon­to é esse mes­mo. O nos­so mod­e­lo aju­dará você a colo­car os pon­tos mais bási­cos no papel, o mais rap­i­da­mente pos­sív­el, sem ter que lidar com jargões e siglas de mar­ket­ing sem fim.

    Tem per­gun­tas adi­cionais? Entre em con­ta­to comi­go no Twit­ter.