General SEO

Como Fazer uma Auditoria de Conteúdo em 2024 (Template Incluído)

Avatar
Diretor de conteúdo da Ahrefs (ou, de forma simplificada, sou o responsável por garantir que cada artigo no blog que aqui publicamos é ÉPICO).
Nem todos os blogs que você pub­licar serão um sucesso.

Mes­mo que se dedique de cor­po e alma ao seu con­teú­do, muitas vezes ele não con­seguirá clas­si­ficar-se, con­vert­er ou faz­er qual­quer coisa pelo seu negó­cio. É frustrante.

Quan­do isso acon­te­cer, você não deve sim­ples­mente deixar a pági­na e o con­teú­do terem uma morte lenta e dolorosa. Você deve revis­itá-lo, desco­brir o que deu erra­do e tomar medi­das para mel­ho­rar o seu desem­pen­ho. Em suma, este é o proces­so de uma audi­to­ria de con­teú­do — e é essen­cial numa estraté­gia de con­teú­do bem sucedida.

Vamos apren­der como fazê-lo usan­do o nos­so tem­plate de audi­to­ria de con­teú­do e o proces­so inter­a­ti­vo.

Usar Word­Press

Nos­so SEO Word­Press plu­g­in autom­a­ti­za e gere vários dos pas­sos da audi­to­ria de con­teú­do men­ciona­dos abaixo. 

Todo proces­so de audi­to­ria de con­teú­do é prati­ca­mente semel­hante. Você faz per­gun­tas para desco­brir o que está blo­que­an­do seu con­teú­do, se hou­ver algo, para então faz­er mel­ho­rias nes­sas áreas.

Para faz­er isso, você pre­cisa de três coisas:

  1. Uma lista de pági­nas web/URLs para rastrear
  2. Uma lista de ver­i­fi­cação robus­ta* de audi­to­ria de conteúdo
  3. As fer­ra­men­tas cer­tas de audi­to­ria de conteúdo
Nota adi­cional.
*Não pos­so deixar de enfa­ti­zar o quão impor­tante isso é. A maio­r­ia dos proces­sos de audi­to­ria de con­teú­do são bási­cos demais, pois não cole­tam dados sufi­cientes de audi­to­ria de con­teú­do, o que pode levar a recomen­dações prejudiciais.

Você pode cole­tar URLs de for­ma gra­tui­ta e fácil com uma con­ta de Fer­ra­men­tas Web­mas­ter da Ahrefs. Bas­ta ras­trear seu site com a Audi­to­ria de Sites, ir para a guia “Bulk export” e expor­tar “URLs HTML inter­nos, códi­go de sta­tus 200”.

How to export internal HTML URLs in Ahrefs' Site Audit

Depois dis­so pode copi­ar e colar os URLs (col­u­na “URL”) no nos­so tem­plate de audi­to­ria de con­teú­do:

Importing URLs into the content audit template

Dito isso, se você tiv­er mil­hares de pági­nas, pode levar muito tem­po a exe­cutá-las numa audi­to­ria de con­teú­do. Eu recomen­do seguir a regra 80/20 e ras­trear 20% das prin­ci­pais pági­nas com maior tráfego orgâni­co ou back­links. Você provavel­mente obterá 80% dos resul­ta­dos fazen­do isso.

Você tam­bém encon­trará col­u­nas para back­links e tráfego orgâni­co esti­ma­do na expor­tação da Audi­to­ria de Sites. Bas­ta copiá-los e colá-los no mod­e­lo de audi­to­ria de con­teú­do e, em segui­da, fil­trar as pági­nas que aten­dem aos req­ui­si­tos mín­i­mos de tráfego orgâni­co e backlink.

Filtering the URLs by organic traffic
Recomen­dação

Exporte os dados do Google Search Con­sole (Per­for­mance > Resul­ta­dos da pesquisa) e insira-os no tem­plate de audi­to­ria de conteúdo.

How to export traffic data from Google Search Console

Em segui­da, bas­ta ras­trear suas pági­nas com nos­so proces­so de audi­to­ria de con­teú­do inter­a­ti­vo.

Apren­da como usá-lo:

1. Abra o proces­so na visu­al­iza­ção do apre­sen­ta­dor. (Você pode fechar a janela ded­i­ca­da à visu­al­iza­ção do apresentador.)

How to open the content audit process in presenter view

2. Per­cor­ra o proces­so em cada pági­na respon­den­do às per­gun­tas de sim/não. Este lhe dirá quais ações tomar com base nas suas respostas. (Se não tiv­er certeza de como respon­der, clique no link “Como ver­i­ficar?” para instruções.)

Example of the content audit process in action

3. Reg­iste as ações recomen­dadas para cada pági­na mar­can­do as caixas de seleção em sua spread­sheet de audi­to­ria de con­teú­do. Por exem­p­lo, se o proces­so recomen­dar adi­cionar links inter­nos e con­stru­ir mais back­links, mar­que essas caixas.

Logging content audit recommendations in the template

Quan­do ter­mi­nar, você pode imple­men­tar as alter­ações por si mes­mo ou pas­sar a audi­to­ria de con­teú­do com­ple­ta para out­ro mem­bro de sua equipe ou um free­lancer. Cada um dos itens de ação está vin­cu­la­do a um SOP ou guia para facil­i­tar sua vida.

Where to find links to SOPs and guides in the content audit template

Abaixo estão as questões que nos­so proces­so de audi­to­ria de con­teú­do irá perguntar.

Como audi­tar seu con­teú­do de uma só vez?

Se você usa o Word­Press, nos­so plu­g­in de SEO autom­a­ti­za muitas (mas não todas) das eta­pas abaixo. Caso con­trário, você pre­cis­ará reunir todos os dados numa spread­sheet e cri­ar uma lóg­i­ca para as recomen­dações, usan­do o fluxo de tra­bal­ho de audi­to­ria de con­teú­do.

Se você está per­gun­tan­do por que não cri­amos este mod­e­lo de audi­to­ria de con­teú­do, é porque é prati­ca­mente impos­sív­el fazê-lo fun­cionar para todos, já que cada pes­soa usa uma con­fig­u­ração ligeira­mente diferente.

Além dis­so, extrair dados de várias fontes fica muito con­fu­so bem rápi­do, e peque­nas alter­ações nas expor­tações ou na for­matação geral­mente fazem com que as coisas quebrem.

A página recebe tráfego orgânico?

Vá para o relatório de resul­ta­dos de pesquisa no Google Search Con­sole e fil­tre essa pági­na. Você verá quan­tos cliques rece­beu de pesquisa orgâni­ca nos últi­mos três meses.

Viewing page-level organic traffic in Google Search Console

Se você não tiv­er o Search Con­sole con­fig­u­ra­do (dica: dev­e­ria, pois é grátis), você pode conec­tar a pági­na ao Explo­rador Sites da Ahrefs ou ao nos­so Ver­i­fi­cador de Tráfego de Web­sites para obter uma esti­ma­ti­va aproximada.

Checking estimated organic traffic in Ahrefs' Site Explorer

A página recebe tráfego de outra origem?

Isso é algo que ape­nas sua análise de dados pode responder.

Se você estiv­er usan­do o Google Ana­lyt­ics, na sua con­ta vá para Relatórios > Ciclo de Vida > Inter­ação > Pági­nas e ecrãs. A par­tir daqui, você pode fil­trar uma pági­na especí­fi­ca adi­cio­nan­do um fil­tro “Cam­in­ho da pági­na e classe do ecrã” e colan­do o slug do URL.

Checking page traffic in Google Analytics 4

Isso dirá para você se sua pági­na obtém tráfego orgâni­co ou de out­ra origem.

Nota adi­cional.
Se você não usa o Google Ana­lyt­ics, não há prob­le­ma em extrair dados de out­ras fer­ra­men­tas de análise. 

A página é principalmente para pesquisa orgânica?

Essa questão é bem dire­ta. Se o obje­ti­vo prin­ci­pal da pági­na é ser clas­si­fi­ca­da nos motores de bus­ca, a respos­ta a esta per­gun­ta é “sim”. Se não foi por isso que criou a pági­na, a respos­ta é “não”.

A página é útil para outro propósito?

Nem todas as pági­nas pre­cisam de tráfego para jus­ti­ficar sua existên­cia. Aqui estão alguns exem­p­los de pági­nas de sites que você provavel­mente pre­cis­ará man­ter, inde­pen­den­te­mente de atraírem ou não tráfego:

  • Pági­nas de ter­mos e condições (T&C)
  • Políti­ca de privacidade
  • Dis­claimer
  • Pági­nas de cat­e­go­ria ou tags
  • Pági­nas squeeze/landing pages para anún­cios pagos
  • Qual­quer pági­na que ajude nas con­ver­sões ou nave­g­ação de out­ra for­ma (teste­munhos, histórias de usuários, etc.)

Ape­sar de não ser uma lista exaus­ti­va, dá para ficar com uma ideia.

A página tem backlinks?

Insira o URL no Explo­rador Sites da Ahrefs e ver­i­fique quan­tos domínios de refer­ên­cia (links de sites) ele possui:

Checking backlinks in Ahrefs' Site Explorer

Caso o número seja supe­ri­or a zero, a pági­na tem backlinks.

Nota adi­cional.
Você pode tam­bém usar nos­so Ver­i­fi­cador de Back­links gra­tu­ito.

A página é rastreável e indexável?

O Google não pode indexar pági­nas que não sejam indexáveis, e pági­nas que não sejam ras­treáveis rara­mente são index­adas. A maneira mais fácil de ver­i­ficar essas duas coisas é com a fer­ra­men­ta de inspeção de URL no Google Search Console.

Aqui está o que você procu­ra ver na guia “Index­ação de páginas”:

  • Ras­trea­men­to per­mi­ti­do? Sim
  • Index­ação per­mi­ti­da? Yes
  • Canôni­co declar­a­do pelo usuário: [igual ao URL da pági­na ou vazio]
Checking a page's crawl and indexing status in Google Search Console

Se for isso que você vê e a pági­na não for redi­re­ciona­da (o Google infor­ma se esse tam­bém for o caso, veja aci­ma), então ela é indexáv­el e rastreável.

A página teve tempo para ser bem sucedida?

As pági­nas rara­mente se clas­si­fi­cam de um dia para o out­ro. Leva tem­po. Se pas­saram menos de seis meses des­de que você pub­li­cou ou atu­al­i­zou sig­ni­fica­ti­va­mente uma pági­na, é pos­sív­el que pre­cise de um pouco mais de tem­po para ter suces­so na pesquisa orgânica.

A classificação da página é uma prioridade?

Ninguém tem recur­sos infini­tos, então não faz sen­ti­do se esforçar ten­tan­do clas­si­ficar pági­nas que não impor­tam muito. Você pre­cisa priorizar.

Não há uma fór­mu­la exa­ta para o que deve ou não ser pri­or­i­dade. Depende do seu negó­cio. Nor­mal­mente avaliamos as pági­nas pelo seu poten­cial de negó­cio e poten­cial de tráfego de pesquisa.

O poten­cial de negó­cio avalia a facil­i­dade de lançar seu pro­du­to ou serviço numa página.

Aqui está a escala que usamos:

How to judge the business potential of a topic

Poten­cial de tráfego é a quan­ti­dade de tráfego de pesquisa orgâni­ca que a pági­na pode­ria obter se ocu­passe o primeiro lugar. Você encon­trará essa métri­ca (e muitas out­ras métri­c­as de SEO) no Explo­rador de Palavras Chave da Ahrefs. Para a cal­cu­lar, esti­mamos a quan­ti­dade total de tráfego de pesquisa orgâni­ca para a pági­na atu­al com mel­hor classificação.

Checking a topic's Traffic Potential in Ahrefs' Keywords Explorer

A página poderia ter mais tráfego orgânico?

Insira a prin­ci­pal palavra-chave para a sua pági­na no Explo­rador de Palavras Chave da Ahrefs e ver­i­fique a métri­ca de Poten­cial de tráfego (TP). Este é o tráfego de pesquisa orgâni­ca esti­ma­do da pági­na com mel­hor clas­si­fi­cação de todas as palavras-chave que ela clas­si­fi­ca, o que geral­mente é um bom indica­ti­vo para o TP do tópico.

Checking a topic's Traffic Potential in Ahrefs' Keywords Explorer

Se esse número for maior do que o tráfego de pesquisa esti­ma­do para sua pági­na (no país escol­hi­do), provavel­mente ela poderá obter mais tráfego. Você pode ver­i­ficar isso inserindo o URL da sua pági­na no Explo­rador Sites da Ahrefs.

Checking a page's estimated search traffic in Ahrefs' Site Explorer
Ten­ha cuida­do com estas estimativas

Para algu­mas palavras-chave, a pági­na com mel­hor clas­si­fi­cação não é a mel­hor para obter poten­cial de tráfego.

Por exem­p­lo, o poten­cial de tráfego para “google search con­sole” é 33K. Mas se você obser­var de que pági­na a esti­ma­ti­va foi deriva­da, verá que é da pági­na ofi­cial do Google sobre a Search Console.

Example of a misleading Traffic Potential estimation

Dado que é improváv­el que você supere isso, é mel­hor procu­rar uma pági­na semel­hante à sua nos resul­ta­dos dos mecan­is­mos de pesquisa e obter poten­cial de tráfego a par­tir dela. Nesse caso, os dois primeiros resul­ta­dos são todas pági­nas ofi­ci­ais do Google, então o guia na posição 3 é provavel­mente uma esti­ma­ti­va mais ver­dadeira do poten­cial de tráfego do tópico.

Dig deeper into a topic's true traffic potential by looking at the SERP

Outra página do seu site está classificada para o(s) mesmo(s) termo(s) alvo(s)?

Conecte seu site ao Explo­rador Sites da Ahrefs, vá para o Relatório de palavras-chave orgâni­cas e fil­tre por “Ape­nas múlti­p­los URLs” e a palavra-chave que você está alme­jan­do. Se a palavra-chave apare­cer no relatório, várias pági­nas serão clas­si­fi­cadas para ela.

How to find keywords with multiple URLs ranking in Ahrefs' Site Explorer

A página é exclusiva o suficiente para segmentar também outros termos?

Ter várias pági­nas clas­si­fi­cadas para a mes­ma palavra-chave nem sem­pre é uma coisa ruim. Se cada pági­na for muito difer­ente e clas­si­fi­ca­da de acor­do com seus próprios sub­tópi­cos, geral­mente ela poderá coex­i­s­tir bas­tante bem com outras.

Para ter uma ideia aprox­i­ma­da de como as pági­nas são difer­entes, observe seus títu­los. Você pode vê-los cli­can­do no menu sus­pen­so “SERP” e alter­nan­do para “Tar­get only”.

How to see which URLs are ranking for a keyword

Nesse caso, você pode ver que ambas as pági­nas de clas­si­fi­cação são bas­tante semel­hantes. Elas são definições da nos­sa métri­ca de clas­si­fi­cação de URL (UR). Com base nis­so, a respos­ta para “é exclu­si­va o sufi­ciente para seg­men­tar out­ros ter­mos?” provavel­mente é “não”.

No entan­to, no caso de “palavras-chave de cau­da cur­ta”, as pági­nas clas­si­fi­cadas são bas­tante difer­entes umas das out­ras. Uma é uma pági­na de definição, enquan­to a out­ra é uma com­para­ção de palavras-chave de cau­da lon­ga e curta.

Example of very different pages ranking for the same keyword

Com base nis­so, a respos­ta para “é exclu­si­va o sufi­ciente para seg­men­tar out­ros ter­mos?” provavel­mente é “sim”.

A sua página é melhor do que a da concorrência?

OK. Defin­i­ti­va­mente esta­mos chegan­do às questões difí­ceis, porque obvi­a­mente há aqui algum nív­el de sub­je­tivi­dade. Há um mil­hão de coisas que pode­ri­am tornar o con­teú­do do seu site “mel­hor”, mas um bom pon­to de par­ti­da é faz­er estas duas perguntas:

  • Abor­da bem o tópico?
  • Há algo úni­co aqui?

Para respon­der à primeira per­gun­ta, você pode usar a fer­ra­men­ta de Com­pet­i­tive Analy­sis da Ahrefs. Bas­ta inserir sua pági­na jun­to com duas ou três pági­nas no topo da clas­si­fi­cação que ten­ham a mes­ma intenção de pesquisa e clicar em “Com­pare”.

Using the Competitive Analysis tool in Ahrefs

A par­tir daqui, vá para o relatório de Con­tent Gap e pro­cure sub­tópi­cos que você não abor­dou entre as palavras-chave.

Por exem­p­lo, a palavra-chave “exem­p­los de mar­ket­ing de afil­i­a­dos” se desta­cou para mim ao faz­er isto para nos­so guia de mar­ket­ing de afil­i­a­dos, pois sei que não incluí­mos exem­p­los em nos­so blog. Por­tan­to, está claro que poderíamos abor­dar mel­hor o assunto.

Finding missing topics using the Content Gap report
Nota adi­cional.
Fer­ra­men­tas de escri­ta de con­teú­do e fer­ra­men­tas de SEO na pági­na tam­bém podem aju­dar. Lem­bre-se de que você está procu­ran­do tópi­cos em fal­ta. Não se pre­ocupe com peque­nas coisas como con­tagem de palavras ou meta descrição de uma pági­na. Uma audi­to­ria de con­teú­do bem suce­di­da não sig­nifi­ca focar em todas as coisas. É uma questão de focar nas coisas certas.

Quan­to à questão da exclu­sivi­dade, não vejo mui­ta difer­ença do nos­so post para o restante depois de uma ráp­i­da olha­da. Há muito poucos dados ou pon­tos de vista úni­cos, então defin­i­ti­va­mente há espaço para mel­ho­rias nesse aspecto.

A sua página está bem otimizada para SEO on-page?

Tra­ta-se de ver­i­ficar otimiza­ções bási­cas na pági­na, como uma atra­ti­va tag title e meta descrição, um URL SEO-friend­ly, ima­gens otimizadas, mar­cação de esque­ma, etc. Para tornar sua vida mais fácil, use a lista de ver­i­fi­cação do nos­so guia para SEO on-page.

A página está conectada internamente quando relevante?

Os links inter­nos são conexões de uma pági­na do seu site para out­ra. Eles aju­dam a clas­si­ficar as pági­nas envian­do PageR­ank para elas, por isso faz sen­ti­do garan­tir que suas pági­nas ten­ham todos os links inter­nos rel­e­vantes que pud­erem obter.

Se sua pági­na já recebe uma quan­ti­dade razoáv­el de tráfego de pesquisa orgâni­ca, você pode usar a fer­ra­men­ta de Inter­nal link oppor­tu­ni­ties na Audi­to­ria de Sites para ver­i­ficar opor­tu­nidades per­di­das. Bas­ta definir o fil­tro “Tar­get page” para o URL da sua pági­na para pesquis­ar menções de palavras-chave clas­si­fi­cadas em seu site.

Por exem­p­lo, se fiz­er­mos isso para nos­sa lista de exem­p­los de mar­ket­ing de con­teú­do, a fer­ra­men­ta sug­ere links inter­nos a par­tir de uma menção de “con­teú­do inspi­rador” em nos­sa lista de obje­tivos de mar­ket­ing de conteúdo:

Example of an internal linking opportunity, via Ahrefs' Site Audit

Se sua pági­na não recebe muito tráfego, use o Page Explor­er para faz­er uma pesquisa man­u­al por menções de palavras-chave rel­e­vantes. Veja como:

  1. Vá para Page Explorer
  2. Clique no fil­tro “Advanced”
  3. Adi­cione um fil­tro para “Page text” > “Con­tains” > [palavra-chave relevante]
  4. Adi­cione um fil­tro para “Inter­nal out­links” > “Not con­tains” > [url da pági­na que está rastreando]
How to find more internal linking opportunities in Ahrefs' Site Audit

Se algum dess­es relatórios mostrar resul­ta­dos, provavel­mente há lugares onde você pode adi­cionar links inter­nos rel­e­vantes. Por­tan­to, a respos­ta a esta per­gun­ta é “não”.

O perfil dos links da página é mais forte do que a concorrência?

Back­links são um dos prin­ci­pais fatores de clas­si­fi­cação do Google, por­tan­to, ter um per­fil de back­link mais fra­co do que o de seus con­cor­rentes pode prej­u­dicar sua clas­si­fi­cação de palavras-chave.

Para ver­i­ficar a força rel­a­ti­va dos seus per­fis, insira o URL da sua pági­na no Explo­rador Sites da Ahrefs, clique no per­fil “Back­links” e, em segui­da, clique na opção para adi­cionar con­cor­rentes e inserir algu­mas pági­nas com a mel­hor classificação.

Você pode então com­parar os domínios de refer­ên­cia de cada pági­na (sites com links) e a clas­si­fi­cação de URL (UR):

Checking the relative strength of link profiles in Ahrefs' Site Explorer

Nesse caso, não parece que nos­so per­fil do link nos este­ja impedin­do. Nos­sa pági­na tem mais domínios de refer­ên­cia e uma pon­tu­ação UR mais alta do que nos­sos concorrentes.

Existem páginas antigas eliminadas que podem ser redirecionadas?

Se você tiv­er pági­nas anti­gas elim­i­nadas que pos­suem back­links sobre um assun­to semel­hante, vale a pena redi­re­cioná-las, pois elas podem aju­dar a impul­sion­ar sua página.

Aqui está como pode encon­trar pági­nas para redirecionar:

  1. Insira seu domínio no Explo­rador Sites da Ahrefs
  2. Vá para o relatório O mel­hor por links
  3. Fil­tre por pági­nas com o códi­go HTTP “404 not found”
  4. Fil­tre por pági­nas com pelo menos um domínio de referência
Finding 404 pages with backlinks using the Best by links report in Ahrefs' Site Explorer

Por exem­p­lo, se estivésse­mos ras­tre­an­do nos­so blog sobre Clas­si­fi­cação de Domínio, faria sen­ti­do redi­re­cionar esta pági­na anti­ga elim­i­na­da que era sobre autori­dade de domínio:

Example of a broken page with backlinks

É a pági­na mais forte de todas? Não. Pos­sui ape­nas qua­tro domínios de refer­ên­cia. Mas é uma peque­na aju­da e uma vitória fácil.

Você acha que a página poderia obter mais conversões?

Se sua pági­na atingiu o poten­cial de tráfego máx­i­mo, pense se há algo que você pos­sa faz­er para torná-la mais valiosa para o seu negó­cio. Pode­ria obter mais con­ver­sões, con­ver­sões assis­ti­das ou, de cer­ta for­ma, desem­pen­har um papel mel­hor na jor­na­da do usuário?

Esta não é min­ha área de espe­cial­iza­ção, por isso ten­ho a certeza que há muitas maneiras de mel­ho­rar. Mas eu começaria me per­gun­tan­do estas duas perguntas:

  • Pos­so adi­cionar calls to action (CTAs) relevantes?
  • Eu pode­ria vender mel­hor o pro­du­to ou serviço através do conteúdo?

Por exem­p­lo, ree­screvi recen­te­mente meu guia para index­ação no Google (escrito orig­i­nal­mente em 2019). O prin­ci­pal moti­vo foi porque nos­so pro­du­to já per­cor­reu um lon­go cam­in­ho des­de então e há mais maneiras de aju­dar a resolver o prob­le­ma em questão.

Tam­bém adi­cionamos CTAs a algu­mas de nos­sas fer­ra­men­tas gra­tu­itas, como esta em nos­so ver­i­fi­cador de back­link gra­tu­ito:

Example CTA from our free backlink checker

Caso você ten­ha o per­di­do aci­ma, aqui estão os tem­plates de que você precisa:

O que é uma auditoria de conteúdo?

Uma audi­to­ria de con­teú­do é onde você anal­isa o desem­pen­ho do con­teú­do do seu site para encon­trar opor­tu­nidades de mel­ho­ria. Muitas audi­to­rias de con­teú­do con­cen­tram-se no desem­pen­ho de SEO, mas uma audi­to­ria com­ple­ta tam­bém con­sid­era o desem­pen­ho e a util­i­dade com­er­cial do conteúdo.

Porque é que uma auditoria de conteúdo é importante?

Uma audi­to­ria de con­teú­do é impor­tante para enten­der o que você pre­cisa faz­er para mel­ho­rar o desem­pen­ho do mar­ket­ing de con­teú­do do seu site. Ele aju­da você a iden­ti­ficar pági­nas que não apre­sen­tam bom desem­pen­ho, por que não apre­sen­tam e como cor­ri­gir isso. É uma parte fun­da­men­tal de qual­quer estraté­gia de mar­ket­ing de conteúdo.

Uma auditoria de conteúdo serve apenas para blogs?

Não. Você tam­bém pode ras­trear pági­nas de des­ti­no e out­ros tipos de pági­nas da web. Lem­bre-se de que algu­mas pági­nas de des­ti­no são necessárias inde­pen­den­te­mente de seu desem­pen­ho (por exem­p­lo, pági­na “sobre”).

Considerações finais

As audi­to­rias de con­teú­do devem ser feitas reg­u­lar­mente. Eles rev­e­lam como mel­ho­rar o desem­pen­ho do seu site (SEO entre out­ros fatores) e aju­dam você a atin­gir seus obje­tivos de negócio.

Lem­bre-se ape­nas de nun­ca excluir ou redi­re­cionar o con­teú­do do site, a menos que ten­ha certeza de que essa é a mel­hor ação. As audi­to­rias de con­teú­do mais bem-suce­di­das pre­cisam de equi­líbrio. Se não tiv­er a certeza, con­trate um profis­sion­al de SEO ou mar­ket­ing de con­teú­do para faz­er a audi­to­ria de con­teú­do por você.

Questões? Mande men­sagem no X (Twit­ter).