Mesmo que se dedique de corpo e alma ao seu conteúdo, muitas vezes ele não conseguirá classificar-se, converter ou fazer qualquer coisa pelo seu negócio. É frustrante.
Quando isso acontecer, você não deve simplesmente deixar a página e o conteúdo terem uma morte lenta e dolorosa. Você deve revisitá-lo, descobrir o que deu errado e tomar medidas para melhorar o seu desempenho. Em suma, este é o processo de uma auditoria de conteúdo — e é essencial numa estratégia de conteúdo bem sucedida.
Vamos aprender como fazê-lo usando o nosso template de auditoria de conteúdo e o processo interativo.
Nosso SEO WordPress plugin automatiza e gere vários dos passos da auditoria de conteúdo mencionados abaixo.
Todo processo de auditoria de conteúdo é praticamente semelhante. Você faz perguntas para descobrir o que está bloqueando seu conteúdo, se houver algo, para então fazer melhorias nessas áreas.
Para fazer isso, você precisa de três coisas:
- Uma lista de páginas web/URLs para rastrear
- Uma lista de verificação robusta* de auditoria de conteúdo
- As ferramentas certas de auditoria de conteúdo
Você pode coletar URLs de forma gratuita e fácil com uma conta de Ferramentas Webmaster da Ahrefs. Basta rastrear seu site com a Auditoria de Sites, ir para a guia “Bulk export” e exportar “URLs HTML internos, código de status 200”.
Depois disso pode copiar e colar os URLs (coluna “URL”) no nosso template de auditoria de conteúdo:
Dito isso, se você tiver milhares de páginas, pode levar muito tempo a executá-las numa auditoria de conteúdo. Eu recomendo seguir a regra 80/20 e rastrear 20% das principais páginas com maior tráfego orgânico ou backlinks. Você provavelmente obterá 80% dos resultados fazendo isso.
Você também encontrará colunas para backlinks e tráfego orgânico estimado na exportação da Auditoria de Sites. Basta copiá-los e colá-los no modelo de auditoria de conteúdo e, em seguida, filtrar as páginas que atendem aos requisitos mínimos de tráfego orgânico e backlink.
Exporte os dados do Google Search Console (Performance > Resultados da pesquisa) e insira-os no template de auditoria de conteúdo.
Em seguida, basta rastrear suas páginas com nosso processo de auditoria de conteúdo interativo.
Aprenda como usá-lo:
1. Abra o processo na visualização do apresentador. (Você pode fechar a janela dedicada à visualização do apresentador.)
2. Percorra o processo em cada página respondendo às perguntas de sim/não. Este lhe dirá quais ações tomar com base nas suas respostas. (Se não tiver certeza de como responder, clique no link “Como verificar?” para instruções.)
3. Registe as ações recomendadas para cada página marcando as caixas de seleção em sua spreadsheet de auditoria de conteúdo. Por exemplo, se o processo recomendar adicionar links internos e construir mais backlinks, marque essas caixas.
Quando terminar, você pode implementar as alterações por si mesmo ou passar a auditoria de conteúdo completa para outro membro de sua equipe ou um freelancer. Cada um dos itens de ação está vinculado a um SOP ou guia para facilitar sua vida.
Abaixo estão as questões que nosso processo de auditoria de conteúdo irá perguntar.
Se você usa o WordPress, nosso plugin de SEO automatiza muitas (mas não todas) das etapas abaixo. Caso contrário, você precisará reunir todos os dados numa spreadsheet e criar uma lógica para as recomendações, usando o fluxo de trabalho de auditoria de conteúdo.
Se você está perguntando por que não criamos este modelo de auditoria de conteúdo, é porque é praticamente impossível fazê-lo funcionar para todos, já que cada pessoa usa uma configuração ligeiramente diferente.
Além disso, extrair dados de várias fontes fica muito confuso bem rápido, e pequenas alterações nas exportações ou na formatação geralmente fazem com que as coisas quebrem.
A página recebe tráfego orgânico?
Vá para o relatório de resultados de pesquisa no Google Search Console e filtre essa página. Você verá quantos cliques recebeu de pesquisa orgânica nos últimos três meses.
Se você não tiver o Search Console configurado (dica: deveria, pois é grátis), você pode conectar a página ao Explorador Sites da Ahrefs ou ao nosso Verificador de Tráfego de Websites para obter uma estimativa aproximada.
A página recebe tráfego de outra origem?
Isso é algo que apenas sua análise de dados pode responder.
Se você estiver usando o Google Analytics, na sua conta vá para Relatórios > Ciclo de Vida > Interação > Páginas e ecrãs. A partir daqui, você pode filtrar uma página específica adicionando um filtro “Caminho da página e classe do ecrã” e colando o slug do URL.
Isso dirá para você se sua página obtém tráfego orgânico ou de outra origem.
A página é principalmente para pesquisa orgânica?
Essa questão é bem direta. Se o objetivo principal da página é ser classificada nos motores de busca, a resposta a esta pergunta é “sim”. Se não foi por isso que criou a página, a resposta é “não”.
A página é útil para outro propósito?
Nem todas as páginas precisam de tráfego para justificar sua existência. Aqui estão alguns exemplos de páginas de sites que você provavelmente precisará manter, independentemente de atraírem ou não tráfego:
- Páginas de termos e condições (T&C)
- Política de privacidade
- Disclaimer
- Páginas de categoria ou tags
- Páginas squeeze/landing pages para anúncios pagos
- Qualquer página que ajude nas conversões ou navegação de outra forma (testemunhos, histórias de usuários, etc.)
Apesar de não ser uma lista exaustiva, dá para ficar com uma ideia.
A página tem backlinks?
Insira o URL no Explorador Sites da Ahrefs e verifique quantos domínios de referência (links de sites) ele possui:
Caso o número seja superior a zero, a página tem backlinks.
A página é rastreável e indexável?
O Google não pode indexar páginas que não sejam indexáveis, e páginas que não sejam rastreáveis raramente são indexadas. A maneira mais fácil de verificar essas duas coisas é com a ferramenta de inspeção de URL no Google Search Console.
Aqui está o que você procura ver na guia “Indexação de páginas”:
- Rastreamento permitido? Sim
- Indexação permitida? Yes
- Canônico declarado pelo usuário: [igual ao URL da página ou vazio]
Se for isso que você vê e a página não for redirecionada (o Google informa se esse também for o caso, veja acima), então ela é indexável e rastreável.
A página teve tempo para ser bem sucedida?
As páginas raramente se classificam de um dia para o outro. Leva tempo. Se passaram menos de seis meses desde que você publicou ou atualizou significativamente uma página, é possível que precise de um pouco mais de tempo para ter sucesso na pesquisa orgânica.
A classificação da página é uma prioridade?
Ninguém tem recursos infinitos, então não faz sentido se esforçar tentando classificar páginas que não importam muito. Você precisa priorizar.
Não há uma fórmula exata para o que deve ou não ser prioridade. Depende do seu negócio. Normalmente avaliamos as páginas pelo seu potencial de negócio e potencial de tráfego de pesquisa.
O potencial de negócio avalia a facilidade de lançar seu produto ou serviço numa página.
Aqui está a escala que usamos:
Potencial de tráfego é a quantidade de tráfego de pesquisa orgânica que a página poderia obter se ocupasse o primeiro lugar. Você encontrará essa métrica (e muitas outras métricas de SEO) no Explorador de Palavras Chave da Ahrefs. Para a calcular, estimamos a quantidade total de tráfego de pesquisa orgânica para a página atual com melhor classificação.
A página poderia ter mais tráfego orgânico?
Insira a principal palavra-chave para a sua página no Explorador de Palavras Chave da Ahrefs e verifique a métrica de Potencial de tráfego (TP). Este é o tráfego de pesquisa orgânica estimado da página com melhor classificação de todas as palavras-chave que ela classifica, o que geralmente é um bom indicativo para o TP do tópico.
Se esse número for maior do que o tráfego de pesquisa estimado para sua página (no país escolhido), provavelmente ela poderá obter mais tráfego. Você pode verificar isso inserindo o URL da sua página no Explorador Sites da Ahrefs.
Para algumas palavras-chave, a página com melhor classificação não é a melhor para obter potencial de tráfego.
Por exemplo, o potencial de tráfego para “google search console” é 33K. Mas se você observar de que página a estimativa foi derivada, verá que é da página oficial do Google sobre a Search Console.
Dado que é improvável que você supere isso, é melhor procurar uma página semelhante à sua nos resultados dos mecanismos de pesquisa e obter potencial de tráfego a partir dela. Nesse caso, os dois primeiros resultados são todas páginas oficiais do Google, então o guia na posição 3 é provavelmente uma estimativa mais verdadeira do potencial de tráfego do tópico.
Outra página do seu site está classificada para o(s) mesmo(s) termo(s) alvo(s)?
Conecte seu site ao Explorador Sites da Ahrefs, vá para o Relatório de palavras-chave orgânicas e filtre por “Apenas múltiplos URLs” e a palavra-chave que você está almejando. Se a palavra-chave aparecer no relatório, várias páginas serão classificadas para ela.
A página é exclusiva o suficiente para segmentar também outros termos?
Ter várias páginas classificadas para a mesma palavra-chave nem sempre é uma coisa ruim. Se cada página for muito diferente e classificada de acordo com seus próprios subtópicos, geralmente ela poderá coexistir bastante bem com outras.
Para ter uma ideia aproximada de como as páginas são diferentes, observe seus títulos. Você pode vê-los clicando no menu suspenso “SERP” e alternando para “Target only”.
Nesse caso, você pode ver que ambas as páginas de classificação são bastante semelhantes. Elas são definições da nossa métrica de classificação de URL (UR). Com base nisso, a resposta para “é exclusiva o suficiente para segmentar outros termos?” provavelmente é “não”.
No entanto, no caso de “palavras-chave de cauda curta”, as páginas classificadas são bastante diferentes umas das outras. Uma é uma página de definição, enquanto a outra é uma comparação de palavras-chave de cauda longa e curta.
Com base nisso, a resposta para “é exclusiva o suficiente para segmentar outros termos?” provavelmente é “sim”.
A sua página é melhor do que a da concorrência?
OK. Definitivamente estamos chegando às questões difíceis, porque obviamente há aqui algum nível de subjetividade. Há um milhão de coisas que poderiam tornar o conteúdo do seu site “melhor”, mas um bom ponto de partida é fazer estas duas perguntas:
- Aborda bem o tópico?
- Há algo único aqui?
Para responder à primeira pergunta, você pode usar a ferramenta de Competitive Analysis da Ahrefs. Basta inserir sua página junto com duas ou três páginas no topo da classificação que tenham a mesma intenção de pesquisa e clicar em “Compare”.
A partir daqui, vá para o relatório de Content Gap e procure subtópicos que você não abordou entre as palavras-chave.
Por exemplo, a palavra-chave “exemplos de marketing de afiliados” se destacou para mim ao fazer isto para nosso guia de marketing de afiliados, pois sei que não incluímos exemplos em nosso blog. Portanto, está claro que poderíamos abordar melhor o assunto.
Quanto à questão da exclusividade, não vejo muita diferença do nosso post para o restante depois de uma rápida olhada. Há muito poucos dados ou pontos de vista únicos, então definitivamente há espaço para melhorias nesse aspecto.
A sua página está bem otimizada para SEO on-page?
Trata-se de verificar otimizações básicas na página, como uma atrativa tag title e meta descrição, um URL SEO-friendly, imagens otimizadas, marcação de esquema, etc. Para tornar sua vida mais fácil, use a lista de verificação do nosso guia para SEO on-page.
A página está conectada internamente quando relevante?
Os links internos são conexões de uma página do seu site para outra. Eles ajudam a classificar as páginas enviando PageRank para elas, por isso faz sentido garantir que suas páginas tenham todos os links internos relevantes que puderem obter.
Se sua página já recebe uma quantidade razoável de tráfego de pesquisa orgânica, você pode usar a ferramenta de Internal link opportunities na Auditoria de Sites para verificar oportunidades perdidas. Basta definir o filtro “Target page” para o URL da sua página para pesquisar menções de palavras-chave classificadas em seu site.
Por exemplo, se fizermos isso para nossa lista de exemplos de marketing de conteúdo, a ferramenta sugere links internos a partir de uma menção de “conteúdo inspirador” em nossa lista de objetivos de marketing de conteúdo:
Se sua página não recebe muito tráfego, use o Page Explorer para fazer uma pesquisa manual por menções de palavras-chave relevantes. Veja como:
- Vá para Page Explorer
- Clique no filtro “Advanced”
- Adicione um filtro para “Page text” > “Contains” > [palavra-chave relevante]
- Adicione um filtro para “Internal outlinks” > “Not contains” > [url da página que está rastreando]
Se algum desses relatórios mostrar resultados, provavelmente há lugares onde você pode adicionar links internos relevantes. Portanto, a resposta a esta pergunta é “não”.
O perfil dos links da página é mais forte do que a concorrência?
Backlinks são um dos principais fatores de classificação do Google, portanto, ter um perfil de backlink mais fraco do que o de seus concorrentes pode prejudicar sua classificação de palavras-chave.
Para verificar a força relativa dos seus perfis, insira o URL da sua página no Explorador Sites da Ahrefs, clique no perfil “Backlinks” e, em seguida, clique na opção para adicionar concorrentes e inserir algumas páginas com a melhor classificação.
Você pode então comparar os domínios de referência de cada página (sites com links) e a classificação de URL (UR):
Nesse caso, não parece que nosso perfil do link nos esteja impedindo. Nossa página tem mais domínios de referência e uma pontuação UR mais alta do que nossos concorrentes.
Existem páginas antigas eliminadas que podem ser redirecionadas?
Se você tiver páginas antigas eliminadas que possuem backlinks sobre um assunto semelhante, vale a pena redirecioná-las, pois elas podem ajudar a impulsionar sua página.
Aqui está como pode encontrar páginas para redirecionar:
- Insira seu domínio no Explorador Sites da Ahrefs
- Vá para o relatório O melhor por links
- Filtre por páginas com o código HTTP “404 not found”
- Filtre por páginas com pelo menos um domínio de referência
Por exemplo, se estivéssemos rastreando nosso blog sobre Classificação de Domínio, faria sentido redirecionar esta página antiga eliminada que era sobre autoridade de domínio:
É a página mais forte de todas? Não. Possui apenas quatro domínios de referência. Mas é uma pequena ajuda e uma vitória fácil.
Você acha que a página poderia obter mais conversões?
Se sua página atingiu o potencial de tráfego máximo, pense se há algo que você possa fazer para torná-la mais valiosa para o seu negócio. Poderia obter mais conversões, conversões assistidas ou, de certa forma, desempenhar um papel melhor na jornada do usuário?
Esta não é minha área de especialização, por isso tenho a certeza que há muitas maneiras de melhorar. Mas eu começaria me perguntando estas duas perguntas:
- Posso adicionar calls to action (CTAs) relevantes?
- Eu poderia vender melhor o produto ou serviço através do conteúdo?
Por exemplo, reescrevi recentemente meu guia para indexação no Google (escrito originalmente em 2019). O principal motivo foi porque nosso produto já percorreu um longo caminho desde então e há mais maneiras de ajudar a resolver o problema em questão.
Também adicionamos CTAs a algumas de nossas ferramentas gratuitas, como esta em nosso verificador de backlink gratuito:
Caso você tenha o perdido acima, aqui estão os templates de que você precisa:
O que é uma auditoria de conteúdo?
Uma auditoria de conteúdo é onde você analisa o desempenho do conteúdo do seu site para encontrar oportunidades de melhoria. Muitas auditorias de conteúdo concentram-se no desempenho de SEO, mas uma auditoria completa também considera o desempenho e a utilidade comercial do conteúdo.
Porque é que uma auditoria de conteúdo é importante?
Uma auditoria de conteúdo é importante para entender o que você precisa fazer para melhorar o desempenho do marketing de conteúdo do seu site. Ele ajuda você a identificar páginas que não apresentam bom desempenho, por que não apresentam e como corrigir isso. É uma parte fundamental de qualquer estratégia de marketing de conteúdo.
Uma auditoria de conteúdo serve apenas para blogs?
Não. Você também pode rastrear páginas de destino e outros tipos de páginas da web. Lembre-se de que algumas páginas de destino são necessárias independentemente de seu desempenho (por exemplo, página “sobre”).
Considerações finais
As auditorias de conteúdo devem ser feitas regularmente. Eles revelam como melhorar o desempenho do seu site (SEO entre outros fatores) e ajudam você a atingir seus objetivos de negócio.
Lembre-se apenas de nunca excluir ou redirecionar o conteúdo do site, a menos que tenha certeza de que essa é a melhor ação. As auditorias de conteúdo mais bem-sucedidas precisam de equilíbrio. Se não tiver a certeza, contrate um profissional de SEO ou marketing de conteúdo para fazer a auditoria de conteúdo por você.
Questões? Mande mensagem no X (Twitter).